Problemas de audição e surdez

Como Saber se Estou Perdendo a Audição

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 6 fevereiro 2023
Como Saber se Estou Perdendo a Audição

Apenas três em cada dez pessoas com problemas de audição usam aparelhos auditivos. É o surpreendente dado fornecido pela rede de centros auditivos Aural, pioneiros em tecnologia de audição na Espanha, para tentar dar visibilidade à perda auditiva e alertar sobre as consequências da perda auditiva não tratada.

Segundo o alerta de Jaume Forner, gerente de formação da Aural, ainda não há na nossa sociedade uma conscientização clara sobre os danos de não tratar a perda auditiva. Como não existe essa consciência, as pessoas que começam a perceber que não ouvem bem tendem a negar o problema e a culpar o interlocutor. Acreditam ser algo normal, associado à idade, e por isso é imprescindível o papel do entorno para alertar sobre o problema. Isso porque se a perda auditiva não for tratada, a situação vai piorando e, ao longo dos anos, a pessoa deixa de ouvir mais sons em determinadas frequências, aumentando a dificuldade de compreensão e, gradualmente, ela vai ficando fora das conversas, tendendo a se isolar.

Para evitar essa situação, confira este artigo do ONsalus sobre como saber se você está perdendo a audição.

Também lhe pode interessar: Otosclerose: sintomas e tratamento

Como saber se estou perdendo a audição

O isolamento, portanto, é uma consequência comum da perda auditiva não tratada e também um indicador que deve alertar as pessoas ao redor. Uma pessoa que está se isolando pode ser uma pessoa que não ouve bem e, por esse motivo, evita o contato com os outros.

Existem outros indícios que podem nos indicar que estamos perdendo a audição:

  • Uma pessoa que está perdendo a audição sempre aumenta o volume da televisão;
  • Pede aos seus interlocutores para repetirem o que acabaram de dizer;
  • Sente-se desconfortável em ambientes barulhentos, como restaurantes, ou em conversas em grupo, como numa refeição familiar;
  • Não ouve bem caso se falam por trás dela.

Você tem a sensação de água no ouvido? Descubra o que pode ser neste outro artigo do ONsalus.

O que fazer quando se desconfia que alguém próximo está perdendo a audição

Muitas vezes, são outras pessoas (como esposo/a ou filhos) os primeiros a notar que uma pessoa está perdendo a audição. Os indícios mencionados anteriormente começam a se tornar evidentes e, enquanto para todos ao redor a situação está clara, a pessoa afetada ainda nega o problema.

É muito importante tratar a perda auditiva da mesma forma que se trata a presbiopia (vista cansada) ou a miopia. De fato, uma pessoa com perda auditiva que usa aparelhos auditivos pode manter sua qualidade de vida intacta e se relacionar de forma ideal com os demais, o que não ocorre com aqueles que não buscam solução para sua perda auditiva.

Os especialistas em saúde auditiva recomendam fazer revisões periódicas da audição a partir dos 60 anos. Se em alguma revisão se detectar a perda auditiva, é importante confiar em profissionais especializados que saibam escolher o melhor aparelho auditivo para a pessoa e, além disso, extrair o máximo rendimento dele. É importante considerar que os aparelhos auditivos de hoje são mini-computadores modernos com recursos avançados e alta complexidade técnica; por isso, é fundamental que o profissional seja altamente capacitado e conhecedor do produto.

Também é importante que a pessoa que está perdendo a audição que vai usar os aparelhos auditivos possa testá-los em casa, sem pressão, antes de comprá-los. De acordo com Jaume Forner, “nos centros auditivos Aural, entregamos a cada pessoa aparelhos auditivos de alta tecnologia para que os leve para casa e vivam normalmente por 15 dias com eles. Pensamos que esta é a melhor maneira de garantir que estamos ajudando essa pessoa a melhorar sua audição e qualidade de vida”.

Agora que você já sabe como saber se está perdendo a audição, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre pontadas no ouvido, suas causas e tratamentos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como Saber se Estou Perdendo a Audição, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como Saber se Estou Perdendo a Audição