Partilhar

HPV no homem: sintomas e tratamento

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 16 julho 2018
HPV no homem: sintomas e tratamento

O vírus do papiloma humano ou HPV é a doença sexualmente transmissível mais estendida a nível mundial. Atualmente, são reconhecidos até 100 tipos de HPV, sendo que cerca de 40 são exclusivamente transmitidos por via sexual. Embora o contágio desse vírus muitas vezes não produza sintomas e desapareça em, no máximo, 2 anos, algumas cepas provocam o aparecimento de verrugas genitais enquanto outras promovem a formação de células anormais que podem dar origem a diferentes tipos de câncer no homem e na mulher. Nesse artigo do ONsalus, explicamos detalhadamente os sintomas e tratamento do hpv em homens.

O que é HPV?

O HPV é uma doença sexualmente transmissível muito comum atualmente. Existem cerca de 40 tipos de vírus do papiloma humano que se transmitem por contato sexual desprotegido, incluindo penetração vaginal, anal e sexo oral. Na maioria dos casos, esta condição não apresenta nenhum tipo de sintoma, razão pela qual muitas pessoas continuam tendo relação sem proteção, o que fomenta o contágio da doença a mais pessoas.

HPV no homem: sintomas e tratamento - O que é HPV?

HPV em homem: riscos

Na maioria dos casos, o vírus desaparece por ele mesmo do organismo num prazo que, geralmente, varia entre 8 meses e 2 anos. Apesar disso, durante esse período é possível contagiar qualquer pessoa com quem você tenha contato sexual desprotegido, sendo essencial usar preservativos e quadrados de látex para o sexo oral para evitar contagiar e ser contagiado pela condição, especialmente quando se tem mais do que um parceiro sexual.

Quando a condição se manifesta através de sintomas, ocorre o aparecimento de verrugas genitais que devem ser tratadas clinicamente para serem eliminadas. Uma pequena porcentagem dos pacientes que contraem a doença podem desenvolver vários tipos de câncer, dependendo do tipo de HPV com que foram contagiados.

Embora nos homens a possibilidade de desenvolver câncer pelo contágio de HPV seja reduzida, sendo menor que no caso das mulheres, existe o risco de apresentar mudanças hormonais nas células que provocam:

  • Câncer de pênis, pouco comum e apenas uma porcentagem dos acometidos desenvolve esta doença como consequência do HPV.
  • Câncer anal, mais comum em homens bissexuais ou homossexuais do que em homens heterossexuais.
  • Câncer de orofaringe, se produz pelo contágio do HPV tipo 16 através do sexo oral desprotegido. Este vírus pode alterar as células em zonas como a parte traseira da garganta, a base da língua ou das amígdalas, provocando essa condição. É importante deixar claro que a maior parte desses cânceres é provocada pelo consumo de tabaco e álcool e não pelo HPV.

Sintomas de HPV no homem

Como explicado anteriormente, na maioria dos casos o vírus do papiloma humano não apresenta sintomas. Caso existam sinais do seu contágio, será exclusivamente o aparecimento de verrugas no pênis ou outras zonas com as seguintes características:

  • Aparecimento de verrugas individuais ou de um conjunto de verrugas.
  • Podem ter formato de couve-flor.
  • Podem ter relevo ou ser completamente planas.
  • Podem surgir em torno do pênis, do ânus, no escroto, na virilha, nos glúteos ou nas coxas.
HPV no homem: sintomas e tratamento - Sintomas de HPV no homem

Como detectar HPV masculino?

Atualmente, não existe um exame para detectar o HPV em homens, e apenas quando surgem sintomas conclusivos como verrugas genitais são realizados exames pertinentes para confirmar que se trata do papilomavírus humano.

Os especialistas não recomendam exames de diagnóstico de câncer de pênis, anal ou de orofaringe se não existem sintomas relacionados com essa doença. Existem exames de Papanicolau anal para detectar a presença de irregularidades nessa zona, sendo recomendados especialmente para homens com atividade sexual anal do tipo receptor ou com sistema imunológico comprometido.

Caso você suspeite da presença de algum desses tipos de câncer, consulte um especialista de imediato.

HPV no homem: sintomas e tratamento - Como detectar HPV masculino?

Tratamento de HPV em homem

Devido à falta de sintomas e de um exame eficaz para descartar a presença de HPV, esta condição não tem tratamento. No entanto, as verrugas genitais podem ser tratadas de forma tópica assim que o urologista confirmar a presença de HPV. O tratamento é individual e é realizado sob supervisão médica rigorosa.

Caso seja detectado algum dos tipos de câncer mencionados anteriormente, o tratamento depende do caso e da etapa em que o câncer foi detectado.

Como prevenir HPV no homem

O contágio do vírus do papiloma humano pode ser prevenido através de dois aspectos principais:

Uso de preservativo

Usar o preservativo em todos os atos sexuais vaginais e anais desde o início até ao final é essencial para prevenir o contágio do HPV e qualquer outra doença de transmissão sexual, incluindo o HIV. Além disso, é importante que você se proteja durante o sexo oral também, usando quadrados de látex que se aplicam na língua e reduzem o contágio de HPV por essa via. Caso você não encontre esse produto numa farmácia próxima, pode optar por usar um preservativo normal cortado e ajustado à sua língua.

Vacina HPV

Atualmente, existem 2 vacinas contra o HPV masculino disponíveis no mercado: Gardasil e Gardasil 9, que podem ser administradas em pacientes com idades entre 9 aos 26 anos de idade. Atualmente, os especialistas de saúde de todo o mundo recomendam a vacinação contra esta condição para prevenir os tipos de HPV de baixo risco mais comuns, o 6 e o 11, que provocam a maioria dos casos de verrugas genitais, e 16 e 18, causadores da maioria dos tipos de câncer associados a essa condição.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a HPV no homem: sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre HPV no homem: sintomas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edilson Neves
Como surgiu HPV no homem?

HPV no homem: sintomas e tratamento
1 de 4
HPV no homem: sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página