Doenças musculares

Características do mosquito Aedes aegypti e como combatê-lo

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista. 7 fevereiro 2023
Características do mosquito Aedes aegypti e como combatê-lo

Quais são as principais características do mosquito Aedes aegypti? Todos os anos, no verão, é a mesma coisa: a união de altas temperaturas com chuvas intensas é uma grande aliada para a propagação deste mosquito oportunista e que, infelizmente, é bem conhecido em países tropicais.

Popularmente chamado de mosquito-da-dengue, a verdade é que ele também é transmissor de outras doenças e, por isso, é alvo de tantas campanhas do governo e ações preventivas de combate à sua reprodução. Neste artigo do ONsalus, vamos falar sobre curiosidades, ciclo de vida e apresentar fotos do Aedes aegypti, para que você possa reconhecê-lo. Boa leitura!

Índice

  1. Características do mosquito Aedes aegypti
  2. Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti
  3. Doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti
  4. Como combater o mosquito Aedes aegypti

Características do mosquito Aedes aegypti

Proveniente do continente africano, especificamente do Egito, por isso seu nome, o mosquisto Aedes aegypti pode ser encontrado em todo o mundo, mas principalmente em países tropicais e regiões subtropicais.

Entre as características do mosquito Aedes aegypti, podemos citar que eles têm hábitos preferencialmente diurnos, mas também atuam com menor atividade à noite. É um mosquito oportunista que habita lugares frequentados por humanos, sejam casas, apartamentos ou estabelecimentos comerciais, onde pode se alimentar e pôr seus ovos com facilidade em pequenas quantidades de água, como as que ficam paradas em baldes, garrafas e pneus.

As fêmeas do mosquisto se alimentam de sangue humano e, para isso, geralmente picam os pés, os tornozelos e as pernas das vítimas, porque voam baixo. Como sua saliva possui uma substância anestésica, isso faz com que não sintamos praticamente nenhuma dor com a picada.

As chuvas e as altas temperaturas favorecem a reprodução do mosquito. Neste artigo veremos em detalhe o ciclo de vida do Aedes aegypti mas, antes, confira algumas características deste inseto:

Principais características do mosquito Aedes aegypti

  • Mede menos de 1 centímetro
  • É preto ou marrom e possui manchas brancas no corpo e nas pernas
  • Seu horário de maior atividade é pela manhã e no fim da tarde
  • O mosquito evita o sol direto
  • Não costuma emitir zumbidos que possamos escutar
  • Sua picada normalmente não dói e causa pouca ou nenhuma coceira
  • Se alimenta de seiva de plantas e sangue
  • Apenas as fêmeas picam pois precisam de sangue para a produção dos ovos após a fecundação
  • O mosquito já foi erradicado do Brasil, em 1958. Anos depois, foi reintroduzido no país
  • O ovo do Aedes aegypti é muito pequeno, menor que um grão de areia
  • As fêmeas podem botar até 500 ovos e picar 300 pessoas em sua vida
  • Assim, elas postam ovos durante vários dias, em diversos recipientes para garantir a sobrevivência deles, que podem resistir um ano à dessecação.
  • O tempo médio de vida é de 30 dias, podendo chegar aos 45
  • As mulheres são mais vulneráveis às picadas por causa das roupas que expõem mais o corpo, como vestidos
  • As larvas do Aedes aegypti são sensíveis à luz, por isso ambientes úmidos, escuros e sombreados são seus preferidos

Você também pode se interessar neste outro artigo sobre coceira no corpo a noite toda: causas e soluções.

Características do mosquito Aedes aegypti e como combatê-lo - Características do mosquito Aedes aegypti

Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti

O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti varia bastante e depende de fatores como a temperatura, a quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro e, claro, da disponibilidade de alimento. Uma de suas principais características é que o mosquito vive em média 30 dias, podendo alcançar 45 dias de vida.

A fêmea usualmente deposita seus ovos nas partes internas de objetos, perto de superfícies de água limpa, como latas, pneus, calhas e caixas d'água descobertas, mas também podem fazê-lo em pratos sob vasos de plantas e em criadouros naturais como em buracos em árvores, bromélias e bambus.

Num primeiro momento os ovos são brancos e logo se tornam negros e brilhantes. Cabe destacar que os ovos não são colocados na água, mas sim milímetros acima de sua superfície, principalmente em recipientes. Aí então, quando chove e o nível da água deste local sobe, ela entra em contato com os ovos que acabam eclodindo em poucos minutos. Antes de chegar à forma de mosquito, o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti passa por quatro etapas:

  • Ovo
  • Larva
  • Pupa
  • Forma adulta

De acordo com a Fundação Fiocruz, instituição de ciência e tecnologia em saúde vinculada ao Ministério da Saúde, entre as fases de ovo à forma adulta são necessários de 7 a 10 dias em condições ambientais favoráveis ao mosquito. Por isso que, para se prevenir contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, deve-se atuar na eliminação dos criadouros semanalmente, com o objetivo de interromper o ciclo de vida do mosquito.

Características do mosquito Aedes aegypti e como combatê-lo - Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti

Doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Você já viu as principais características do mosquito Aedes aegypti. Agora detalharemos um pouco melhor as doenças transmitidas por ele, como a dengue, a chikungunya, a zika e a febre amarela. Se a fêmea contrai, por exemplo, o vírus da dengue (por meio de picadas a pessoas infectadas), há uma grande possibilidade de suas larvas nascerem com o vírus, o que amplia a ploriferação de doenças. E quando um mosquito está infectado, ele sempre será um vetor para transmissão do vírus. Por isso é importante atuar no combate ao Aedes aegypti. Apresentamos agora cada uma dessas doenças que citamos:

1. Dengue

A dengue é a principal e mais conhecida entre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os sintomas característicos da dengue clássica estão a febre por dois a sete dias, vômito, dores musculares e articulares, fotofobia, coceira na pele, inflamação na garganta, dor de cabeça e manchas avermelhadas.

Já na dengue hemorrágica, que pode levar à morte, ocorre o aumento do tamanho do fígado, hemorragias especialmente na gengiva e intestino, além de provocar a queda da pressão arterial. O período de incubação é de 5 a 6 dias e a dengue pode ser diagnosticada com exames laboratoriais (sorologia NS1, IGG e IGM).

2. Chikungunya

A chikunguya, assim como a dengue, também causa febres, normalmente acima dos 38,5 graus, e provoca dor de cabeça, dores nos músculos e lombar, pode causar conjuntivite, vômito e calafrios. Facilmente confundida com a dengue, o que usualmente diferencia a chikungunya são as fortes dores nas articulações, que podem durar semanas ou até meses. O período de incubação é de 2 a 12 dias.

3. Zika

Dentre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a zika é a que causa os sintomas mais leves. Entre eles são febre baixa, dor de cabeça, vômito, dores abdominais, diarreia e dor e inflamação nas articulações. A zika está relacionada a casos de microcefalia em recém-nascidos e com outras complicações neurológicas, por isso é preciso prestar atenção à ela, apesar dos sintomas mais leves. Os sintomas podem durar de 3 a 7 dias e seu período de incubação é de 3 a 12 dias. Não há exames laboratoriais para o diagnóstico tanto em relação à zika quanto a chikungunya. Assim, ele é feito a partir da observação dos sintomas clínicos e no histórico do paciente, se ele viajou para áreas endêmicas ou se teve contato com pessoas que apresentavam sintomas.

4. Febre amarela

Os principais sintomas da febre amarela são a febre, dor no estômago, indisposição, dor no estômago e lesões no fígado, o que acaba tornando a pele amarelada. Há casos, ainda, assintomáticos da febre amarela. O tratamento para esta enfermidade consiste, geralmente, em repouso, hidratação e uso de medicamentos para aliviar os sintomas.

Características do mosquito Aedes aegypti e como combatê-lo - Doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Como combater o mosquito Aedes aegypti

Segundo o Ministério da Saúde, 754 pessoas morreram por causa da dengue no Brasil em 2019, e mais de 1,5 milhão contraíram a doença. O combate ao mosquito Aedes aegypti depende de ações de todos nós.

Aqui estão algumas medidas que podem ser adotadas, todas indicadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS):

  • Use telas em janelas e portas quando possível
  • Tampe os tonéis e caixas d'água
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
  • Deixe ralos limpos
  • Limpe semanalmente ou preencha com areia os pratos de vasos de plantas
  • Retire água acumuluada na área de serviço
  • Mantenha lixeiras bem tampadas
  • Preste atenção em bromélias, babosas e outras plantas que acumulam água
  • Deixe lonas usadas para cobrir objetivos bem esticadas para que não formem poças d'água
  • Denuncie focos do mosquito às autoridades de saúde

Agora que você conheceu as principais características do mosquito Aedes aegypti, além de entender como funciona todo o seu ciclo de vida, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre manchas vermelhas no pescoço, o que pode ser?

Características do mosquito Aedes aegypti e como combatê-lo - Como combater o mosquito Aedes aegypti

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Características do mosquito Aedes aegypti e como combatê-lo, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Blog da Saúde: 9 curiosidades que você precisa saber sobre o Aedes aegypti. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=53658&catid=579&Itemid=50218>. Acesso em 07 de fevereiro de 2023.
  • ANS. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Combate ao mosquito Aedes aegypti. Disponível em: <https://www.ans.gov.br/prevencao-e-combate/combate-ao-mosquito-aedes-aegypti>. >. Acesso em 07 de fevereiro de 2023.
  • FIOCRUZ. Conheça o comportamento do mosquito Aedes aegypti e entenda a razão que leva este pequeno inseto a ser taxado desta forma. Disponível em: <http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/oportunista.html>. Acesso em 16 de novembro de 2020.
  • GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO. Aedes Aedypti. Disponível em: <https://mosquito.saude.es.gov.br/o-mosquito>. A>. Acesso em 07 de fevereiro de 2023.
  • UOL. Drauzio Varella: Doenças transmitidas por Aedes aegypti e Aedes albopictus. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/infectologia/doencas-transmitidas-por-aedes-aegypti-e-aedes-albopictus/>. >. Acesso em 07 de fevereiro de 2023.
  • GOVERNO DE SÃO PAULO. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/podcast-via-sp-proliferacao-do-aedes-aegypti-pode-ser-evitada-com-medidas-simples/>. Acesso em 07 de fevereiro de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Características do mosquito Aedes aegypti e como combatê-lo