Partilhar

Dor na virilha do lado direito: o que pode ser

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 14 maio 2019
Dor na virilha do lado direito: o que pode ser

Muitas pessoas podem ter sofrido, em algum momento da vida, de dor na virilha, uma dor localizada especificamente na área que une a coxa e a parte de baixo do abdômen. É um sintoma comum em grávidas e atletas, especialmente aqueles que praticam esportes de alto impacto como, por exemplo, o tênis, o futebol ou o atletismo.

Embora a dor na virilha não seja um problema grave, vale a pena fazer uma avaliação médica para avaliar sua causa específica. Na verdade, é um motivo de consulta médica comum, no sentido de que muitas pessoas a sentem por causas como distensões musculares, hérnia inguinal ou artrose. Neste artigo do ONsalus te esclareceremos todas as dúvidas em relação a este tema, te explicando tudo sobre dor na virilha do lado direito: o que pode ser.

Também lhe pode interessar: Dor no braço direito, o que pode ser?

Dor na virilha: características

A área da virilha está localizada especificamente na região onde há a união da coxa com a parte de baixo do abdômen. As dores nesta área representam um motivo de consulta médica frequente. Esta região conta com muitos nervos, o ilioinguinal, crural, obturador ilioipogástrico e genitofemoral, e 2 músculos, o psoas e o direito femoral, portanto, as causas de seu aparecimento podem ser diversas.

Esta dor é um sintoma normal em algumas doenças cujo diagnóstico é feito com a localização precisa da dor e a avaliação médica especializada.

A dor na virilha do lado direito ou simplesmente dor na virilha também pode ser secundária a uma dor que irradia de algum órgão localizado no abdômen ou de uma perna. Este incômodo pode variar dependendo da causa relacionada, podendo ir desde caráter opressivo até pulsante, e de leve a forte intensidade. Dependendo das características da dor, o médico pode optar por um diagnóstico ou outro.

A seguir te explicamos quais são as causas da dor na virilha no lado direito.

Dor na virilha no lado direito: o que pode ser

As principais causas da dor na virilha no lado direito são:

Gravidez

A primeira causa relacionada com o aparecimento da dor na virilha no lado direito é a gravidez. A dor na virilha na gravidez é comum, sobretudo nas últimas semanas de gestação, devido ao aumento de volume e peso na barriga. Isto pode trazer consigo a tensão muscular no lado direito da virilha e, às vezes, bilateral, causando dor de intensidade moderada.

Tendinite

A inflamação dos tendões localizados nesta área pode gerar dor, isto é comum, especialmente em atletas de alto desempenho. Mas não são apenas os atletas que podem sofrer de tendinite, qualquer outra pessoa também pode sofrê-la devido a um alongamento ou mau jeito.

Osteoartrite

Outra causa relacionada com a dor na virilha no lado direito é que o padecimento de doenças que afetam as articulações, especialmente o quadril. A osteoartrite é uma doença crônica e degenerativa onde existe uma deterioração da cartilagem da articulação do quadril.

Sobrecarga muscular

Muitas vezes, depois de fazer um esforço físico, um movimento não comum, caminhar rápido ou caminhar por áreas irregulares pode haver uma sobrecarga no músculo abdutor, causando dor na região da virilha. Esta é uma das causas mais comuns da dor na virilha direita.

Cistite

Esta é outra razão pela qual pode haver dor intensa e incômoda na virilha. A cistite, ou infecção urinária, é muito mais comum em mulheres do que em homens. Se você quer ter mais informações sobre a cistite: causas, sintomas e tratamento, no seguinte artigo do ONsalus te explicamos.

Hérnia inguinal

Esta é uma causa comum da dor na virilha, pode aumentar em intensidade ao realizar esforços físicos, como caminhar, correr e malhar com pesos. Pode ser unilateral ou bilateral, sendo esta última a mais comum. A Revista de Ciências Médicas de Pinar del Río descreveu em um estudo em relação à hérnia na virilha, que ela afeta predominante o sexo masculino em uma relação de 82,3% contra 17,7% do sexo feminino, sendo que a idade média do seu aparecimento é em pessoas com 66 anos[1].

Além das possíveis causas, também deve-se levar em consideração alguns fatores de risco que podem favorecer o aparecimento da dor na virilha direita:

  • Idade.
  • Antecedente de traumatismo na região da virilha direita.
  • Práticas de esportes de alta intensidade.

Estes são fatores de risco que estão relacionados com algumas das causas das dores na virilha direita.

Dor na virilha direita: outras causas

Contudo, estas não são as únicas possíveis causas da dor na virilha direita. Outras possíveis causas, embora menos comuns, são as seguintes:

  • Se a dor na virilha vem do testículo direito é provável que estejamos diante da presença de uma torção testicular, epididimite ou orquite.
  • Quando existe dor na virilha direita que irradia para a perna, está relacionada com a dor no nervo ciático, esta pode se agravar ao caminhar ou ao sentar.
  • Por outro lado, a dor nesta área pode estar relacionada com a inflamação dos gânglios linfáticos inguinais no lado direito, resultado de algum processo viral, micótico ou bacteriano contra o qual o corpo está se defendendo.
  • Da mesma forma, descreve-se que a presença de dor na virilha do lado direito está relacionada a cistos no ovário direito.

Outras possíveis causas da dor na virilha incluem:

  • Necrose avascular, uma condição onde ocorre a morte do tecido ósseo devido à falta de fluxo sanguíneo.
  • Fratura por avulsão, onde existe separação de um tendão, ou ligamento, do osso.
  • Bursite, que nada mais é que a inflamação da articulação.
  • Hidrocele.
  • Cálculos renais.
  • Caxumba.
  • Espermatocele.
Dor na virilha do lado direito: o que pode ser - Dor na virilha direita: outras causas

Dor na virilha direita: quando ir ao médico

Dependendo do tipo de dor que você ter e de quanto tempo ela durar, o ideal é visitar o médico para que possa fazer um diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado. Se você está se perguntando "quando ir ao médico devido a dor na virilha direita?" a resposta é que deve ir nas seguintes situações:

  • Quando a dor aparece de forma inexplicável.
  • Quando além da dor na virilha direita existe ardência.
  • Quando há dor e inchaço do escroto.
  • Quando a dor dura mais de 2 dias.
  • Quando há mudanças na cor da pele.
  • Quando há sangue na urina.
  • Quando há dor nas costas ou no peito.
  • Quando há dor no testículo.
  • Quando surgem repentinamente náuseas, vômito, calafrios, febre.

Diante de qualquer condição de saúde, não hesite em ir ao médico para a respectiva avaliação, desta forma você conseguirá evitar complicações médicas difíceis de serem tratadas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na virilha do lado direito: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Referências
  1. Correa Martínez, Luisbel, & Domínguez Rodríguez, Denis Luis. (2018). Epidemiologia de pacientes com hérnia inguinal bilateral. Revista de Ciências Médicas de Pinar del Río, 22(3), 82-89. Acessado em 05 de fevereiro de 2019. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561-31942018000300009&lng=es&tlng=es.

Escrever comentário sobre Dor na virilha do lado direito: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Dor na virilha do lado direito: o que pode ser
1 de 2
Dor na virilha do lado direito: o que pode ser

Voltar ao topo da página