Partilhar

Dor no braço direito, o que pode ser?

Dor no braço direito, o que pode ser?

A dor no braço é uma situação pela qual todo o mundo passa, muitas vezes sem saber o que provoca o sintoma. Excepto em casos de traumatismo em que a origem da dor é clara, muitas doenças que vão de leves a perigosas podem estra provocando a sua dor no braço direito.

Qualquer problema ou lesão nos nervos, ossos, músculos, articulações ou circulação podem provocar esta sensação. Para que tenhas uma ideia do que pode estar provocando esse desconforto, no ONsalus explicamos as causas da dor no braço direito e o que você deve fazer nessa situação. Continue lendo e descubra: dor no braço direito, o que pode ser?

Dor no braço direito: infarto

Muitas vezes já vimos esta situação em filmes: alguém sente dor no braço esquerdo e associamos imediatamente o sintoma a um infarto. Um ataque de coração pode, efetivamente, provocar dor no braço, entre outros sintomas. Contudo, a dor no braço esquerdo nem sempre é provocada por infarto.

Mas porque os infartos provocam dor no braço? Quando a corrente sanguínea que chega ao coração é fraca, quer seja porque existe uma obstrução ou porque ele não bombeia com força suficiente, o corpo é privado de oxigênio e de nutrientes suficientes e o corpo se adapta, aumentando a produção de ácido lático. A acumula´ção desse ácido nos músculos, incluindo o músculo cardíaco, provoca uma grande dor em toda a zona: peito, pescoço, mandíbula e braços. A ardência no estômago também é habitual, assim como a transpiração - tudo sintomas que podem ser confundidos com uma simples indigestão.

Resumindo, uma simples dor no braço não tem porque anunciar um infarto iminente, já que é necessária uma acumulação de sintomas: pressão no peito, respiração deficiente, ardência, rigidez muscular, entre outros que indicam que o sangue que chega ao coração é insuficiente. Confira como reconhecer um infarto, acessando esse artigo do umCOMO: quais são os sintomas de infarto.

Dor no braço direito: infarto

Dor por nervo comprimido

A dor no braço direito, ou esquerdo, pode ter origem em um nervo comprimido na coluna vertebral. Os nervos que atuam no braço partem da coluna vertebral, passando pelas cervicais até chegar aos braços pelos ombros. Se se comprimem em algum ponto do seu caminho, quer seja por inflamação, por hérnia discal ou por alguma alteração na coluna, a dor que sofrem pode irradiar para um ou para os dois braços. Dependendo da causa da compressão do nervo, o tratamento será um ou outro. Em alguns casos leves, parar a atividade que provocou o problema é suficiente. Contudo, alguns casos podem necessitar de intervenção cirúrgica.

A dor do nervo comprimido é como um formigamento, uma dormência com dores agudas que se estendem por todo o braço, podendo variar de localização.

Dor por nervo comprimido

Dor dentro do braço direito

O síndrome do túnel cárpico é uma condição que cada dia acomete mais gente, algo que pode ser explicado pela tecnologia dos celulares. Este síndrome provoca uma estranha sensação de adormecimento e pontadas no braço. O túnel do carpo é provocado por uma pressão excessiva no nervo médio, situado no pulso. Quando esse nervo se comprime, normalmente por movimentos repetitivos - como escrever no computador ou segurar um tablet ou celular - provoca uma dor que se estende pela mão, antebraço e braço, podendo chegar até às cervicais.

Se o síndrome é de uma intensidade moderada, deixar a atividade que provoca a dor é suficiente. No entanto, em casos mais graves é necessário cirurgia para recuperar totalmente.

Dor no braço: fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que provoca dor de larga duração - é crônica - por todo o corpo, acompanhada de grande fadiga, sensação de cansaço e enxaquecas. Até há pouco tempo, se acreditava que a fibromialgia era provocada pela somatização, já que é impossível demonstrar a causa das dores. No entanto, desde 1992 que é uma doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde.

Como mencionado antes, a dor provocada pela fibromialgia pode se manifestar nos braços, assim como em qualquer outra zona do corpo. Além disso, os seus sintomas incluem fadiga, distúrbios de sono e rigidez articular.

Dor no braço: fibromialgia

A artrite e a dor no braço direito

A artrite é outra doença crônica que provoca dor e inflamação articular. Afeta, maioritariamente, mulheres adultas e, progressivamente, vai afetando diferentes articulações. É provocada por uma alteração no sistema imune, sendo por isso considerada uma doença autoimune, e é provocada pela incapacidade do organismo em reconhecer os antígenos que se criam nas articulações, fazendo com que sejam atacados pelo sistema imune.

Os seus sintomas podem ser notados em qualquer articulação do corpo, mas principalmente nos tornozelos, joelhos, pulsos e dedos das mãos. Se afetar o cotovelo ou o pulso, a dor pode irradiar para o braço. Geralmente, a dor é mais severa no início do dia e as articulações afetadas ficam mais sensíveis e quentes.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no braço direito, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Dor no braço direito, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
angelo Marques
dor no braço direito abaixo do cotovelo
A sua avaliação:
sonia
Bom dia, Acordei com muita dor no braco direito, agora permanece meia adormecida. Grata..

Dor no braço direito, o que pode ser?
1 de 4
Dor no braço direito, o que pode ser?
Voltar ao topo da página