Partilhar

Dor embaixo da costela, o que pode ser?

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 2 outubro 2018
Dor embaixo da costela, o que pode ser?

Embora seja desconfortável quando surge, a dor nem sempre é algo mau. Talvez esta afirmação possa surpreender algumas pessoas, mas é através da dor que o corpo nos comunica que algo não está funcionando bem e deve ser visto ou tratado. Saber mais sobre nós mesmos e conhecer o nosso organismo e a raiz destas dores pode revelar-nos a doença subjacente e condições mais graves e difíceis de reverter.

Por esse motivo, recomendamos que você continue lendo este artigo do ONsalus sobre a dor embaixo da costela onde lhe explicamos o que pode originar essa dor, para que você aprenda a descodificar as mensagens que o seu corpo lhe envia e para que você se cuide e descubra o que fazer em cada caso.

Também lhe pode interessar: Dor no braço direito, o que pode ser?

O que fica embaixo da costela?

As costelas são ossos que dão forma e, em simultâneo, protegem o tórax e os órgãos dentro do mesmo. Na base da caixa torácica encontramos o diafragma, um músculo que separa a cavidade torácica da abdominal, e uma das suas principais funções é participar na respiração, quando esta se faz completamente (não só nas respirações profundas, uma vez que o correto é que sempre se faça uma respiração diafragmática).

Mais abaixo das costelas, do lado direito, temos o fígado e a vesícula biliar. Do lado esquerdo, uma parte do estômago e o baço e ao centro o estômago e o pâncreas. Embaixo e atrás dos órgãos mencionados encontramos os intestinos, que se estendem por toda a largura do nosso tronco até abaixo, e ainda mais atrás, os rins. Além disso, os músculos da dorsal e da parede abdominal que recobrem o dito segmento até ao quadril.

Ter uma imagem da localização de cada órgão é o passo inicial para compreender o que dói quando você sente dor embaixo da costela e assim poder conhecer as causas.

No seguinte artigo explicamos o que pode originar dor nas costelas ao respirar.

Dor embaixo da costela, o que pode ser? - O que fica embaixo da costela?

Dor embaixo da costela direita

Muitas da dore embaixo da costela está relacionada com a possível inflamação de algum dos órgãos localizados nas regiões correspondentes. No cado da dor embaixo da costela direita, encontramos em primeiro lugar o fígado que pode inflamar em casos de:

  • Hepatite
  • Fígado gordo
  • Cirrose hepática

Além disso pode se apresentar inflamação da vesícula biliar e possível presença de cálculos biliares. Quando se encontra danificada, pode afetar o apetite e a qualidade da digestão, assim como as fezes do paciente (serem muito esbranquiçadas por exemplo). Os ditos cálculos biliares podem provocar febre, náuseas e vômito e a dor pode estender-se até ao ombro. A dor presente nos problemas de vesícula biliar seria um pouco mais abaixo do fígado e, se a obstrução dos cálculos dor muito forte ou completa, a dor pode ser extremamente aguda.

Por outro lado, a pancreatite pode ser responsável em casos de dor aguda de origem mais central mas que se estende até às costas e daí para todo o abdômen, predominando um pouco o lado direito. Esta condição pode provocar náuseas, vômitos e fezes com grumos e aguadas.

Caso a dor se apresente na zona das costas em qualquer dos lados e com fortes pontadas recorrentes (não estamos falando da coluna), a causa poderá estar nos rins, apresentando assim a possibilidade de estarem inflamados, com cálculos renais, tumor nos rins ou nas glândulas suprarrenais.

Dor embaixo das costelas do lado esquerdo

Entre as causas das dores exclusivas do lado esquerdo, encontramos principalmente a inflamação do baço, uma reação que pode surgir durante um processo infeccioso no qual o sistema imunológico está atuando com bastante força. Ao mesmo tempo, inflamam-se também outros gânglios, sendo que o baço também pode inflamar como parte de uma estratégia de defesa do sistema. Uma condição deste tipo no baço pode originar anemia, falta de apetite e dificuldades para respirar devido à dor provocada ao expandir o diafragma durante a inalação.

 

Dor embaixo da costela, o que pode ser? - Dor embaixo das costelas do lado esquerdo

Dor embaixo da costela: intestinos

Por último, entre os órgãos podemos encontrar o intestino grosso que, nas laterais do abdômen, pode provocar dor ao encontrar-se inflamado, quer seja por comer demasiado, inadequadamente, por constipação e/ou devido ao desenvolvimento de doenças crônicas como a Doença de Crohn, que costuma ser acompanhada de diarreias e flatulências recorrentes. A Doença de Crohn pode, igualmente, provocar dor em toda a extensão do intestino, tanto do lado esquerdo (cólon descendente) como no meio e do lado direito (cólon transversal e ascendente).

Por outro lado, a inflamação do intestino delgado, embora não esteja tão próximo das costela, pode também ser considerada uma vez que pode afetar todo o abdômen e originar desconforto semelhante a uma dor, exigindo ao corpo repouso e mínimo movimento possível. Para saber se o intestino delgado está inflamado, você pode tentar contrair o ponto umbilical o máximo que conseguir. Se doer ao tentar ou se apenas conseguir contrair um pouco, provavelmente está presente uma inflamação.

Dor embaixo da costela ao fazer exercício

Para evitar dores abdominais durante o exercício físico, é importante não beber demasiados líquidos, deixar passar algum tempo depois de ter comido e que a dita comida não seja muito pesada. Se você sente dor embaixo das costelas apesar destas advertências, pode ser que você tenha inflamações no intestino ou que as comidas que consumiu não estejam caindo bem.

Existem alimentos como os lácteos animais e cereais com glúten que inflamam o intestino e muitas pessoas subestimam este efeito. Realizar exercícios com posturas incorretas pode provocar lesão nos músculos abdominais e/ou dorsais ou criar desconforto nos seus órgãos internos.

Também deve tentar lembrar se, em alguma prática anterior, fez algum movimento mau ou se você se manteve em alguma posição inadequada de tal forma que algum dos seus músculos das costas ou abdômen possam ter sido afetados.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor embaixo da costela, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Dor embaixo da costela, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Ana Elisa Almeida
Quais os sintomas de costela inflamada?

Dor embaixo da costela, o que pode ser?
1 de 3
Dor embaixo da costela, o que pode ser?

Voltar ao topo da página