Partilhar

Dor nas costelas ao respirar: causas e soluções

Por Leonardo Simon. Atualizado: 6 agosto 2018
Dor nas costelas ao respirar: causas e soluções

É comum ir ao médico por sentir dor nas costelas, é um problema frequente que torna difícil até o mais simples respirar, tossir ou espirrar. Pode se apresentar como pontadas ou até dor intensa, daí a importância de contar com um diagnóstico médico.

Esta dor afeta seriamente as costelas e pode se estender aos ossos que formam junto com elas a caixa torácica (esterno e vértebras). É importante não ignorar este incômodo! No ONsalus, mostramos tudo o que você deve saber sobre a dor nas costelas ao respirar, suas causas e também como aliviá-la com sucesso.

Também lhe pode interessar: Dor no peito e falta de ar, o que pode ser?

Dores nas costelas ao respirar: causas

Antes de conhecer as causas pelas quais pode aparecer este incômodo, você deve levar em conta que a dor não é própria das costelas, mas que esta acontece na articulação ou nos músculos do tórax. As causas mais frequentes da dor nas costelas ao respirar são:

Sobrecarga muscular: por sobrepeso ou, em alguns casos, por um movimento corporal realizado indevidamente. É normal ou frequente que isto aconteça nas costelas flutuantes, as quais só estão unidas às vértebras. Esta particularidade se transforma, de certa maneira, em sensibilidade vertebral, ocasionando a dor.

Costocondrite: nada mais é que uma doença osteo-muscular, este termo médico define a dor na cartilagem que une as costelas com o esterno. Esta dor pode durar desde algumas semanas até vários meses. Geralmente, não acarreta em um problema permanente, mas a dor pode ser recorrente. Está amplamente relacionada com o estilo de vida (estresse).

Neurologia intercostal: dor frequente de caráter intenso que é produzida entre duas costelas consecutivas, caracterizada pela inflamação e dor nos nervos. Estes 11 nervos intercostais nascem na coluna e se dirigem às costelas, é por isso que a dor pode se estender em todo seu trajeto. Isto, por sua vez, pode ser causado por traumatismos ou ter outras causas.

Angina de peito: causada pela diminuição de oxigênio que chega ao coração. É um sintoma frequente da doença das artérias coronárias.

Fratura nas costelas: também denominada fratura de arco costal. É produto de um impacto, traumatismo ou mau jeito, isto gera, por sua vez, dor nas costelas ao respirar.

Pneumonia: amplamente relacionada com a dor nas costelas ao respirar, esta pode revelar ao esgotamento muscular.

Dor nas costelas ao respirar: causas e soluções - Dores nas costelas ao respirar: causas

Dor na costela: outros sintomas

Os sintomas que acompanham a dor nas costelas ao respirar fundo vão depender da causa desencadeante da dor, e isto, por sua vez, nos orientará para fazer um diagnóstico médico adequado. Alguns destes sintomas incluem:

  • Dor ao se mover.
  • Dor ao tocar o tórax (palpação).
  • Dor de caráter opressivo.
  • Dor que piora ao respirar profundamente.
  • Tosse.
  • Protuberância em algum lugar do tórax.
  • Sensação de falta de ar.
  • Sensação de formigamento no tórax.
  • Dor que é transmitida à mandíbula e às costas.

Como eliminar a dor nas costelas ao respirar

Aliviar a dor nas costelas em casa será apropriado quando consultamos com um médico. Como se pode ver, as causas são diversas e o diagnóstico médico é importante, por isso que não se deve ignorar o fato de ir a um profissional na busca de ajuda. Entre as medidas que podem ser adotadas para aliviar este incômodo, se encontram:

  • Analgésicos que podem aliviar a dor momentaneamente. Recomenda-se somente analgésicos básicos antes da visita ao médico, como por exemplo, ibuprofeno ou paracetamol.
  • O descanso e o repouso são extremamente úteis para as pessoas que têm dor nas costelas ao respirar, na verdade, o médico pode adicionar algumas recomendações ao repouso, como por exemplo, uma bandagem e a imobilização com uma almofada para aliviar a dor.
  • Evitar exercícios intensos para não piorar os sintomas, recomenda-se evitar a prática de esportes.
  • Aplicar água morna na área da dor para aliviar os sintomas.
  • Evitar se expor a mudanças bruscas de temperatura.
  • Evitar cargas pesadas durante 10 dias aproximadamente.
Dor nas costelas ao respirar: causas e soluções - Como eliminar a dor nas costelas ao respirar

Remédios naturais para dor na costela ao respirar

Além do que foi dito anteriormente e das instruções médicas, há uma série de remédios caseiros para dor na costela que podem ajudar mais rapidamente a eliminar a dor nas costelas ao respirar:

  • Alecrim: reduz a dor nas cartilagens, além disso tem propriedades antioxidantes. Pode ser utilizado na alimentação diária ou no chá (3 xícaras por dia).
  • Cúrcuma: tem propriedade anti-inflamatória, ideal para aliviar as dores no tórax. Meia colherada para um copo de leite, em seguida ferve-se o leite e adiciona-se um pouco de mel para ser ingerido.
  • Alfafa: útil em caso de angina de peito, já que estimula o fluxo sanguíneo cardíaco e melhora a saúde respiratória. Deve ser tomado em infusão no meio da manhã.
  • Eucalipto: o óleo de eucalipto usado por via tópica diminui a resposta dos nervos na área onde é aplicado.
  • Arnica: coadjuvante no tratamento para a dor localizada. Pode-se tomar seu extrato, em infusão, ou além disso, passá-lo como pomada.

O ideal é manter a calma, não se desesperar e ir consultar um médico para receber o diagnóstico e tratamento pertinentes. Deve-se levar em conta quais possíveis complicações que existem caso não se dê a devida atenção a dor nas costelas ao respirar.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nas costelas ao respirar: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Escrever comentário sobre Dor nas costelas ao respirar: causas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Raquel Dias
Se eu tiver dor nas costas do lado direito ou do lado esquerdo é a mesma coisa?

Dor nas costelas ao respirar: causas e soluções
1 de 3
Dor nas costelas ao respirar: causas e soluções

Voltar ao topo da página