Saúde pulmonar e respiratória

Sensação de algo entalado no esôfago: causas e tratamento

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 4 dezembro 2020
Sensação de algo entalado no esôfago: causas e tratamento

As sensações estranhas na região do peito costumam causar angústia e preocupação. Isto ocorre porque ali estão presentes órgãos importantes, como o coração e os pulmões, mas você realmente precisa se preocupar tanto?

Precisamos te dizer que é importante consultar um médico. Apesar das chances de se tratar de um problema grave serem baixas, certas doenças, como o refluxo gastroesofágico, um problema cardíaco ou uma infecção pulmonar, precisam de uma intervenção médica.

Se você tem a sensação de algo entalado no esôfago e quer conhecer as causas que podem originá-la e seus respectivos tratamentos, continue lendo este artigo do ONsalus.

Índice

  1. Refluxo gastroesofágico
  2. Estresse ou ansiedade
  3. Alergia e asma
  4. Doenças pulmonares
  5. Disfagia
  6. Corpo estranho
  7. Contração muscular
  8. Problemas cardíacos
  9. Gravidez

Refluxo gastroesofágico

Se trata da subida de ácido e do conteúdo do estômago através do esôfago. Você pode sentir que algo está subindo na garganta, um gosto ruim na boca, mau hálito, irritação na garganta, tosse, resfriado ou infecções no nariz e ouvidos, asma, náuseas, entre outros.

Atualmente, é um problema muito comum devido aos hábitos alimentares pouco saudáveis. Entre os erros que muitas pessoas cometem e que favorecem o refluxo estão:

  • Comer muito;
  • Comer rápido e com pressa;
  • Deitar-se logo após comer;
  • Combinar alimentos de forma inadequada;
  • Comer uma grande quantidade de alimentos de difícil digestão, como: carnes, laticínios, farinhas refinadas;
  • Comer frutas depois das refeições;
  • Tomar líquidos junto nas refeições.
  • Consumir bebidas gaseificadas;
  • Fumar tabaco;
  • Consumir álcool em excesso.

O que fazer?

Você pode se dedicar em acalmar os sintomas com antiácidos ou também mudar seus hábitos e ter um alívio real. Praticar exercícios e favorecer o relaxamento também podem te ajudar a melhorar a digestão.

Você pode se informar com mais detalhes sobre esta condição consultando o artigo Refluxo gastroesofágico: causas, sintomas e tratamento.

Estresse ou ansiedade

As emoções frequentemente podem ser sentidas no corpo. É um problema bastante comum alguém ter uma sensação corporal sem perceber que, na verdade, a causadora desta sensação física se trata de uma emoção. Palpitações, sensação de afogamento, uma pressão na boca do estômago ou ter algo entalado no esôfago podem ocorrer devido a sentimentos não identificados, como a tristeza, a ansiedade, o medo ou a angústia.

É comum que isto aconteça de vez em quando e diante de algum estímulo que coloque o corpo em alerta, mas quando se transforma em algo cotidiano pode ser realmente prejudicial. O corpo se manter atento de forma intermitente produz a liberação de substâncias, como a adrenalina, que coloca o corpo em tensão e atenção extrema, o que provoca diversas doenças caso não seja corrigido a tempo.

O que fazer?

Se você acha que o que está sentindo pode ser devido a um estado emocional ou esteja te causando ansiedade, não hesite em buscar ajuda. Um amigo, familiar ou profissional pode te ajudar a entender o que está acontecendo e te ajudar a encontrar a saída.

Identificar o que você está sentindo é um grande passo. Entender, aceitar e canalizar isso pode ser a solução.

Alergia e asma

Algumas pessoas podem sofrer de inflamação e reagir de forma inadequada a substâncias que, para outras, são inócuas. Entre os diversos sintomas da alergia é possível apresentar tosse, sensação de afogamento, secreções nasais e pulmonares, congestão, espirros.

Podem se manifestar a qualquer momento, em determinada época do ano ou após fazer exercícios. Isto depende da causa e gravidade do problema. Pode ser aumentada por: ingerir alimentos superprocessados, pelo consumo de refinados (como o arroz, a farinha e o açúcar branco), o excesso de laticínios, ficar em contato com substâncias irritantes, o refluxo gastroesofágico e a má digestão, entre outros.

Tratamento

Dependendo da gravidade, pode ser indicado:

  • Tratamentos locais anti-inflamatórios com aerossóis com corticoides e dilatadores da via aérea;
  • Medicação oral que tenha a mesma finalidade.

Você precisa saber que esta medicação acalma os sintomas e diminui a inflamação quando ela já está acontecendo, por isso que a melhor coisa a se fazer é tratar a causa diretamente e melhorar os desequilíbrios corporais. Isto pode ser conseguido através de uma alimentação saudável, bom descanso e evitando aquilo que causa a irritação.

Podem ser feitas terapias com vacinas, mas estas não diminuem a reação exagerada, no entanto, acostumam o corpo às substâncias as quais ele reage.

Doenças pulmonares

Uma infecção viral ou bacteriana pode causar tosse, catarro, dor no tórax, febre e também a sensação de algo entalado no esôfago.

A doença pulmonar obstrutiva crônica (EPOC), a bronquite crônica, a bronquiectasia, entre outras doenças, também podem causar sensação de opressão ou de que algo está entalado no esôfago.

Tratamento

Repouso, descanso, beber água e uma alimentação saudável são fundamentais para uma rápida recuperação.

Em alguns casos, pode ser necessária a administração de antibióticos e anti-inflamatórios, o que dependerá da causa e do estado da pessoa ou se ela possui outras doenças.

Disfagia

É a dificuldade para engolir, a qual pode vir acompanhada de dor ao engolir, sensação de falta de ar, entre outros. Esta dificuldade surge com os alimentos sólidos, assim como com líquidos.

Pode ocorrer devido a diferentes doenças, como por exemplo:

  • Refluxo gastroesofágico;
  • Inflamação na faringe ou esôfago;
  • Divertículo esofágico;
  • Problemas neurológicos, como o Parkinson ou a esclerose múltipla;
  • Problemas emocionais, como a depressão;
  • Falta de salivação adequada;
  • Radioterapia na região.

Tratamento

Dependendo da causa, o tratamento será focado de um jeito ou de outro. A correção de hábitos pouco saudáveis sempre será benéfica.

Podem ser prescritos medicamentos para tratar o problema de saúde específico e também favorecer a desinflamação por pouco tempo com produtos anti-inflamatórios naturais, como a cúrcuma e o gengibre.

Corpo estranho

Você pode pensar nessa possibilidade se a sensação de que algo está entalado no seu esôfago começou depois de se engasgar ou após a ingestão de algum alimento que pudesse deixar restos (como espinhas de peixes).

O que fazer?

Sem dúvidas, é um motivo de consulta a um centro de emergências, já que se o corpo estranho está na via aérea, pode vir a ser uma situação grave de saúde. No centro de saúde será avaliada a situação e sua gravidade, será feito um exame da pessoa e, se for necessário e houver a possibilidade, será feita uma radiografia.

Pode ser necessário consultar especialistas em gastroenterologia, otorrinolaringologia ou pneumologia, de acordo com o caso, para fazer a remoção do corpo estranho.

Contração muscular

Se você esteve praticando exercícios ou esforços fora do normal, é possível que a sensação de que há algo entalado no esôfago se deva a uma contração muscular. Pode haver uma sensação de algo preso e, inclusive, falta de ar ao tentar inalar profundamente.

Você pode, além disso, sentir dor ao tocar a área e mais desconforto ao tentar virar, ficar de pé ou mover os braços ou as costas.

Tratamento

O repouso e a aplicação de calor local são essenciais. Você pode tomar um anti-inflamatório caso a dor esteja muito forte, contudo, caso ela não diminua, piore ou você está com outros sintomas, como falta de ar, febre ou muita fraqueza, não hesite em consultar um ou uma profissional médica.

Problemas cardíacos

Problemas agudos no coração, como um infarto, ou crônicos, como uma arritmia, podem causar sensações das mais variadas no peito e áreas próximas (como pescoço ou lado esquerdo do corpo). Falta de ar, cansaço repentino, náuseas, dor e asfixia podem ser sinais de que algo anormal está acontecendo.

É mais frequente em pessoas com mais de 45 anos, que sofrem de obesidade ou outros transtornos, como a diabetes ou a hipertensão.

O que fazer?

Se acha que pode ser o seu caso, é melhor agir rápido. É muito provável que não se trate de algo grave, mas se consultar com um médico te deixará mais tranquilo.

Quando consultá-lo, ele te fará algumas perguntas e examinará, podendo solicitar um eletrocardiograma (para ver como está o funcionamento do coração) e exames de sangue, conforme achar ser melhor.

Gravidez

Durante a gestação, o ventre materno vai crescendo de forma significativa, sobretudo, nos últimos meses, isto pode fazer com que você sinta pressão no abdômen, pélvis e também no peito.

Além disso, a gravidez pode causar sensações como falta de ar, refluxo ou que algo que está entalado no esôfago. Isto costuma ser notado especialmente ao se deitar após comer.

O que você pode fazer?

Ter paciência e entender o que está acontecendo podem te ajudar a manter a calma. Você pode adquirir alguns hábitos simples para que a sensação não seja tão incômoda, como:

  • Comer em pequenas quantidades.
  • Jantar cedo: comer alimentos leves como última refeição do dia, até as 19 horas, e dar tempo para a digestão antes de se deitar (isto ajuda bastante).
  • Evitar comer alimentos de difícil digestão como carnes, farinha, refinados e processados.
  • Não ingerir bebidas gaseificadas nem artificiais. É melhor água e sucos de frutas.
  • Praticar respirações profundas por volta de 20 minutos diariamente, sentada em uma posição confortável. Isto ajudará a melhorar a capacidade pulmonar, a oxigenar corretamente seu corpo e te ajudará a relaxar, o que é muito importante e necessário.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de algo entalado no esôfago: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Bibliografia
  • Maqbool A, Ryan MJ. Gastroesophageal Reflux Disease and Aerodigestive Disorders. Curr Probl Pediatr Adolesc Health Care. 2018 Mar;48(3):85-98. doi: 10.1016/j.cppeds.2018.01.005. PMID: 29571546.
  • Leroux E, Houser C, Tabas JA, Mattu A, Brady W, Davis JE. Elderly Man With Chest Pressure. Ann Emerg Med. 2018 Nov;72(5):567-570. doi: 10.1016/j.annemergmed.2017.11.030. PMID: 30342732.
  • Mamolar Andrés S, Santamarina Rabanal ML, Granda Membiela CM, Fernández Gutiérrez MJ, Sirgo Rodríguez P, Álvarez Marcos C. Swallowing disorders in Parkinson's disease. Acta Otorrinolaringol Esp. 2017 Jan-Feb;68(1):15-22. English, Spanish. doi: 10.1016/j.otorri.2016.02.001. Epub 2016 Jun 3. PMID: 27269197.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Sensação de algo entalado no esôfago: causas e tratamento