Partilhar

Dificuldade para engolir saliva, o que pode ser?

 
Por Leonardo Simon. 20 fevereiro 2020
Dificuldade para engolir saliva, o que pode ser?

A dificuldade para engolir, conhecida como disfagia, pode ser devido a diversos fatores. Quando sentimos que não podemos engolir a saliva, normalmente é indício de que algo está acontecendo em nossa garganta ou em áreas próximas. Contudo, a maioria das condições associadas não são graves. Embora geralmente se deva a condições na garganta, esta dificuldade também pode ser explicada por problemas mentais, como é o caso da ansiedade. Diante de qualquer sintoma parecido, como por exemplo, se você nota que sua garganta está fechando, consulte o seu médico de imediato. Neste artigo do ONsalus, explicamos quais são as causas que podem favorecer esta situação e como solucioná-las: dificuldade para engolir saliva, o que pode ser?

Dificuldade para engolir saliva por irritação

Uma das causas que pode fazer com que você sinta dificuldade em engolir saliva é uma irritação na garganta. Esta irritação pode ser provocada por diversos fatores, embora os mais comuns sejam:

  • Fatores do ambiente, como a contaminação ou trabalhar com produtos irritantes.
  • O fumo do tabaco.
  • Forçar muito a voz ou usá-la constantemente no trabalho, como é o caso dos professores.
  • As mudanças de temperatura, por exemplo, quando no verão mudamos do calor para o frio do ar condicionado constantemente.

Todas estas causas podem fazer com que sua garganta fique avermelhada e irritada e inclusive, em alguns casos, inflamada, o que causa dor de garganta, desconforto e dificuldade para engolir a saliva.

Para solucioná-lo, é importante seguir alguns padrões que, basicamente, consistem em evitar a exposição aos fatores que causam irritação na garganta. Neste sentido, é necessário:

  • Evitar forçar a voz.
  • Beber água regularmente.
  • Evitar que o ar-condicionado fique direcionado para nós.
  • Regular a temperatura.
  • Não fumar e evitar a exposição passiva ao fumo do tabaco.
  • Tentar sempre respirar pelo nariz, respirar pela boca pode provocar a entrada de bactérias e agentes externos danosos para o corpo.
  • Ajudar a reforçar seu sistema imunológico com vitaminas.
  • Os desodorantes e odorizadores também podem irritar a garganta, limite seu uso.
Dificuldade para engolir saliva, o que pode ser? - Dificuldade para engolir saliva por irritação

Dificuldade ao engolir saliva e falta de ar por alergia

Quando algum agente externo causa uma reação alérgica, uma de suas manifestações comuns, sobretudo se é um alimento ou um medicamento, é o estreitamento da garganta. O que ocorre na verdade é o que se conhece como esofagite alérgica, que faz com que o esôfago fique inchado e se estreite quando o corpo reage a alérgenos.

Para solucionar isso são administrados anti-histamínicos, mas como não podem ser tomados por via oral o normal é que sejam dados via injeção. Futuramente você deverá evitar o alérgeno que causou esta esofagite.

Dor ao engolir saliva por infecção

Uma infecção de garganta pode ser causada por vírus ou bactérias, que sobretudo causam dor de garganta, mas também podem provocar a dificuldade para engolir saliva, junto com inflamação e vermelhidão e, as vezes, pode aparecer pus.

O mais comum é que seja de origem viral, como consequência de uma infecção por vírus. Costuma gerar doenças como a gripe, resfriados ou a mononucleose.

No entanto, as infecções bacterianas são mais graves e devem ser tratadas o quanto antes. As infecções por estreptococo são comuns, que são as causadoras da faringite, hemofilus ou micoplasma.

O tratamento destas infecções dependerá da causa que as tiver provocado. No caso das virais, não há um tratamento específico para tratá-las, então são utilizados medicamentos que aliviem os sintomas. O mesmo não ocorre com as bactérias, que costumam ser tratadas com antibióticos.

Dificuldade de engolir saliva por ansiedade

Um dos sintomas da ansiedade é a sensação de não poder respirar ou de que nossa garganta se estreita e não podemos engolir a saliva. Costuma ser descrito como um nó na garganta que não te deixa engolir normalmente.

A ansiedade ocorre quando os níveis de estresse são muito altos. Em muitos casos, são preocupações exageradas de problemas cotidianos que afetam mais do que o normal. É possível que você não sinta que tem ansiedade, contudo, em certos casos, pode apresentar

Estes são sintomas leves aos quais normalmente não prestamos atenção e ignoramos, contudo, têm uma causa fundamentada que deve ser tratada. Não é fácil diagnosticar a ansiedade,já que muitas vezes não damos importância aos sinais ou pensamos que são casos específicos. No entanto, é importante levar a sério este problema e buscar ajuda o quanto antes.

Desconforto ao engolir saliva como se tivesse algo: estenose da laringe

A estenose traqueal ou de laringe é um estreitamento destas regiões. Pode ser uma condição congênita ou adquirida, embora seja muito rara. Ocorre devido à perda de tecido mole e suporte da cartilagem, o que causa o estreitamento da laringe.

Quando não é congênita, pode ser provocada por uma entubação prolongada que causa lesões na glote e subglote. Contudo, também pode ser explicada por:

  • Um corpo estranho na laringe.
  • Uma inflamação.
  • Uma infecção.
  • Uma irritação por substâncias químicas.

Entre os sintomas de maior destaque desta doença, destacamos a tosse e dificuldade para respirar, assim como disfagia ou dificuldade para engolir saliva. Este problema costuma ser tratado através de cirurgia, embora também existam outras técnicas como o ressecamento traqueal e sua reconstrução ou uma dilatação da traqueia.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dificuldade para engolir saliva, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Dificuldade para engolir saliva, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Dificuldade para engolir saliva, o que pode ser?
1 de 2
Dificuldade para engolir saliva, o que pode ser?

Voltar ao topo da página