Partilhar

Mau cheiro no nariz: o que pode ser

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 8 agosto 2018
Mau cheiro no nariz: o que pode ser

A sinusite, patologia provocada por uma inflamação dos seios paranasais, provoca a obstrução da mucosidade, fazendo com que a mesma se acumule no interior do nariz, provocando um cheiro estranho nos pacientes. Mau cheiro no nariz, o que pode ser? Na grande maioria dos casos, o médico responderá que se trata de sinusite, uma condição bastante comum, especialmente nas épocas frias do ano.

No entanto, existem outras doenças e condições que também se manifestam através desse sintoma, por isso nesse artigo do ONsalus explicamos tudo para que você tenha a melhor informação possível.

Também lhe pode interessar: Ouvido pulsando, o que pode ser?

Cheiro ruim no nariz: sinusite

A grande maioria dos casos em que uma pessoa sente um cheiro estranho no nariz se deve ao fato de a pessoa sofrer de sinusite. Embora habitualmente seja um problema de saúde bastante incômodo, não costuma provocar complicações e a verdade é que tem uma solução bem simples. Ainda assim, a sinusite não tem uma única origem nem ocorre pelo mesmo motivo em todas as pessoas. Quando falamos de sinusite, nos referimos à inflamação dos seios paranasais, o conjunto de cavidades por onde passa o ar entre a boca e o nariz. Contudo, porque essas cavidades inflamam? As possíveis causas são as seguintes:

  • Resfriados recorrentes
  • Alergia
  • Infecções por bactérias, fungos ou vírus
  • Pólipos nasais
Mau cheiro no nariz: o que pode ser - Cheiro ruim no nariz: sinusite

Mau cheiro no nariz e outros sintomas de sinusite

Como é que a sinusite provoca esse cheiro ruim no nariz? Quando os seios paranasais e a zona por onde se segrega a mucosa inflamam, ocorre um bloqueio da saída da mucosidade que faz com que a mesma se vá acumulando entre o osso frontal e o tabique, zona superior do nariz. Com toda essa mucosidade estancada, surge o ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias. Esse crescimento bacteriano é o responsável pelo aparecimento desse cheiro desagradável de que os pacientes se queixam.

Além do mau cheiro no nariz, existem outros sintomas que podem te ajudar a identificar que você sofre de sinusite:

  • Obstrução nasal
  • Cefaleias.
  • Tonturas.
  • Mau hálito ou halitose.
  • Garganta seca.

Outro sintoma associado à sinusite e que está relacionado com o odor que você sente no nariz é a falta de apetite. A causa dessa sensação de não ter fome é provocada por dois fatores distintos: por um lado, o muco que não pode ser expulso passa para o sistema digestivo, saciando a fome até certo ponto. por outro lado, a sensação de fome nasce com o estímulo de uma zona do cérebro que ocorre através do olfato mas, como o nariz é incapaz de sentir o cheiro da comida, esse desejo não chega a nascer.

Em qualquer caso, o cheiro ruim no nariz é um sintoma bastante claro de sinusite, não sendo assim difícil fazer um diagnóstico. Para isso, o médico costuma fazer uma tomografia computadorizada para observar a inflamação e o grau em que se encontra.

Mau cheiro no nariz: causas psicológicas

Com frequência, os pacientes se queixam na consulta médica de um cheiro estranho no nariz que pode desaparecer, permanecer ou ir e voltar. O problema é que, após fazer os exames e análises correspondentes, o médico é incapaz de encontrar uma patologia clara que possa estar provocando esse mau cheiro.

A verdade é que existem muitas causas que não têm nenhuma origem física e que não são diagnosticáveis de forma 100% garantida que podem provocar esse odor ruim, desagradável e até cheiro de podre dentro do nariz:

  • Ansiedade: um dos possíveis sintomas do transtorno de ansiedade consiste em imaginar certos odores no nariz.
  • Parosmia: é uma doença que faz com que o paciente sinta um odor específico constantemente. Pessoas que sentem cheiro de queimado no nariz são das mais comuns.
  • Certos transtornos mentais, como a esquizofrenia, podem provocar alucinações olfativas.

Ozena ou rinite atrófica

A ozena ou rinite atrófica é uma doença crônica e progressiva sobre a qual se desconhecem muitas coisas, uma vez que é uma doença rara e por existir pouca literatura médica a seu respeito. Esta doença é provocada por uma atrofia no osso nasal e na sua mucosa, assim como um aumento do tamanho das cavidades nasais e, paradoxalmente, uma obstrução nasal. O elemento mais característico dessa doença é o odor desagradável e fétido que as crostas e secreções expulsas libertam, o que provoca mau cheiro no nariz.

Mau cheiro no nariz: como tratar

Apesar de termos explicado todas as possíveis causas desse cheiro estranho no nariz, a causa mais provável dessa condição é a sinusite. Por esse motivo, aqui no ONsalus queremos deixar algumas recomendações para tratar o mau cheiro no nariz:

  • Realize banhos de vapor para descongestionar as vias respiratórias superiores.
  • Coloque compressas de água morna sobre o nariz.
  • use inaladores de menta ou eucalipto.
  • Visite o médico onde, seguramente, te prescreverão antibióticos específicos.
  • Nunca se automedique.

No seguinte artigo, você pode encontrar os melhores remédios caseiros para sinusite.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mau cheiro no nariz: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Mau cheiro no nariz: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Etelvina Reis
tem algum medicamento para tirar mau cheiro do nariz?

Mau cheiro no nariz: o que pode ser
1 de 2
Mau cheiro no nariz: o que pode ser

Voltar ao topo da página