Partilhar

Coceira no nariz, o que pode ser?

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 16 outubro 2018
Coceira no nariz, o que pode ser?

Todos nós já sofremos alguma vez um incômodo ataque de coceira. Se somente isso já representa uma sensação desconfortável, quando afeta o interior do nariz pode tornar-se insuportável e, por isso, conhecer os motivos que originam esta situação é imprescindível para poder acabar com a coceira.

É necessário compreender que a coceira, seja onde for, é uma resposta do nosso corpo contra algo que está irritando-o, um sintoma que nos indica que algo não está bem, ou pelo menos é assim que o corpo interpreta isso e, dependendo dos casos, pode não ser conveniente ignorar esta situação.

Se você se pergunta o que pode ser a coceira no nariz, no seguinte artigo do ONsalus indicamos a resposta.

Também lhe pode interessar: Mau cheiro no nariz: o que pode ser

Coceira no nariz por nariz seco

Como vai poder ver ao longo deste artigo, o nariz seco pode corresponder a várias condições, mas nem sempre que você tem coceira no nariz significa que algo está mal no seu organismo. Se é uma coisa pontual e não acontece muitas vezes, o mais provável é que a causa da coceira seja o ressecamento do nariz. Quando as mucosas nasais se ressecam tendem a irritar-se, o que produz inflamação e acaba produzindo uma coceira interna.

Na grande maioria dos casos, um nariz ressecado não corresponde a motivos de saúde e sim a causas ambientais, do meio no qual você está respirando, quer seja porque o ar é demasiado seco ou frio. Estes casos são muito habituais no inverno, em regiões com um clima muito árido ou devido ao uso de ar condicionado, tanto frio como quente, que desidratam o ambiente e danificam as mucosas nasais. Se você está exposto a agentes irritantes como o fumo do tabaco ou produtos químicos, também pode sentir os mesmos sintomas. Entre estes químicos, destacam-se os produtos de limpeza, assim como certos perfumes e cosméticos.

Se este é o seu caso, além de eliminar a causa irritante, o que é indispensável, o principal tratamento consiste em umedecer o seu nariz para mitigar a irritação.

Para restaurar os níveis de umidade ideais para a saúde do seu nariz, você pode optar por remédios caseiros ou produtos de farmácia. Os sprays nasais à base de água são um excelente método para fornecer umidade ao seu órgão olfativo, mas você não deve confundi-los com descongestionantes. Também pode fazer inalações de vapor ou usar um umidificador que torne o ar que respira mais confortável. Continue lendo para ver no ONsalus todas as outras causas da coceira no nariz.

Nariz coçando por dentro: alergia

Entre as causas mais comuns e mais conhecidas da coceira do nariz por dentro estão as alergias. Este tipo de condição afeta uma grande parte da população sempre que chega a primavera, deixando para trás o seu rastro de olhos lacrimejando, espirros e coceira no nariz.

As alergias podem ser provocadas por quase qualquer elemento ambiental, no entanto, a maioria das que afetam as vias respiratórias e o nariz devem-se ao pólen de alguma árvore ou planta, ao pó, a alguns vapores ou aos ácaros. Caso a alergia seja alimentar, também pode se manifestar em forma de coceira no nariz. No entanto, não costuma aparecer sozinha e vem acompanhada de outros sintomas como o inchaço, dermatite ou mal-estar estomacal.

Caso você suspeite que pode sofrer de algum tipo de alergia, recomendamos que visite o médico especialista (alergologista) para que ele faça os exames pertinentes e você se possa manter afastado do elemento que está causando a alergia. Se já foi diagnosticada, a ingestão de anti-histamínicos, sempre sob receita médica, pode ser um bom remédio para evitar sintomas desconfortáveis desta situação e esquecer de uma vez por todas a coceira no nariz e espirro.

Coceira no nariz, o que pode ser? - Nariz coçando por dentro: alergia

Coceira no nariz pode ser vermes?

No nosso organismo convivem vários fungos, parasitas e bactérias que, se estiverem em equilíbrio, ajudam o nosso corpo a realizar corretamente as suas funções como a digestão ou a eliminação de resíduos. Quando a camada que recobre o nosso intestino está saudável não há nenhum problema mas, quando não existe uma boa produção de bílis, enzimas ou ácidos, estes parasitas que habitam o nosso organismo podem proliferar e causar vários problemas.

Muita gente não sabe, mas as lombrigas intestinais, uma condição relativamente comum na infância, causa coceira no nariz como um dos seus sintomas, por isso, sim, podemos concluir que coceira no nariz pode ser vermes. Além desta coceira, podemos identificar esta condição através de outros sintomas como:

  • Muito cansaço
  • Irritação ou coceira anal
  • Inchaço abdominal
  • Vontade de comer açúcar
  • Fezes com muito mau cheiro
  • Constipação ou diarreia
  • Flatulência
  • Dor abdominal

Coceira no nariz por infecção viral

Como já foi comentado, a coceira no interior do nariz é provocada por uma inflamação. No entanto, as causas que podem provocar esta inflamação são várias. Além das mencionadas antes, existe uma muito comum: infecções virais.

Quando atacam as vias respiratórias superiores, a gripe ou o resfriado comum podem provocar uma inflamação nasal que se manifesta em forma de congestão nasal e muita coceira no nariz. A coceira costuma ser o primeiro dos sintomas destas infecções, que posteriormente evoluem para tosse, congestionamento, febre e dor de cabeça ou garganta. Assim sendo, se você notar coceira dentro do nariz e não se encontrar bem, é muito provável que esteja começando a desenvolver um processo viral.

Coceira no nariz, o que pode ser? - Coceira no nariz por infecção viral

Nariz coçando por fora: causas

Embora estas as situações que causam coceira no nariz por fora não tenham nada que ver com as que causam a coceira no interior, neste parágrafo explicamos quais são as causas desse sintoma. Ao contrário das anteriores, quando uma rinite ou inflamação nasal provoca coceira e esta coceira se manifesta no exterior do nariz, o sintoma é associado a problemas de pele.

A principal causa é a dermatite atópica ou eczema, uma condição mais comum em bebês e crianças pequenas mas que pode persistir até à idade adulta ou aparecer de repente. De forma geral, esta condição porque o paciente tem um tipo de pele que não contém muitos dos componentes hidratantes que deveria, o que faz com que a derme não se umedeça corretamente, resseque e provoque sintomas como coceira, aparecimento de eczemas ou facilidade para se infectar.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira no nariz, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Coceira no nariz, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Manuela Lima
Como fazer o nariz parar de coçar?

Coceira no nariz, o que pode ser?
1 de 3
Coceira no nariz, o que pode ser?

Voltar ao topo da página