Partilhar

Sensação de caroço na garganta: o que pode ser?

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 12 maio 2020
Sensação de caroço na garganta: o que pode ser?

Você preocupado por sentir um caroço na garganta? Sente dor ao tocá-lo? O caroço se move? Muitas dúvidas podem surgir quando se sente algo incomum na região da garganta. Talvez você sinta um nó ou caroço no pescoço e imediatamente se preocupe, pois não sabe do que se trata.

Os caroços ou nós na garganta têm vários motivos que vale a pena conhecer. Se o caroço é doloroso ou não, se se move, são algumas das características que devem ser levadas em consideração. No ONsalus, te convidamos para que você continue lendo este artigo e saiba o que pode ser a sensação de caroço na garganta e o que fazer neste caso.

 

Caroço na garganta: globo faríngeo

Um incômodo frequente é ter a sensação de um nó ou caroço na garganta, o qual pode encher de dúvidas e preocupação qualquer pessoa que desconheça as causas mais frequentes dessa condição.

O primeiro motivo pelo qual se pode ter a sensação de um nó ou caroço na garganta é devido ao que medicamente se chama de Globus pharyngeus ou globo faríngeo. Este é um problema comum em qualquer idade e em ambos os sexos, frequentemente, se manifesta logo após comer, causando:

  1. Sensação de obstrução na garganta.
  2. Dor ao engolir.
  3. Dor no peito.
  4. Aperto na garganta.

O motivo pelo qual isto ocorre é devido ao excesso de tensão do músculo cricofaríngeo, que está localizado na parte inferior da garganta. Ainda não se sabe porquê isto ocorre.

Outra das causas pela qual pode acontecer é:

  1. Refluxo gastroesofágico: onde a camada interna, que recobre o tubo alimentar, está danificada.
  2. Estresse e ansiedade: se está sentindo muito estresse, isto pode causar uma tensão no músculo cricofaríngeo.

O termo globo faríngeo está relacionado a fatores psicogênicos relacionados com a sensação de globo ou nó na garganta de acordo com um artigo publicado na Revista de Logopedia, Foniatria e Audiologia [1].

Sensação de caroço na garganta: o que pode ser? - Caroço na garganta: globo faríngeo

Outras causas de sensação de caroço na garganta

Outras razões pelas quais se pode sentir um caroço na garanta ao tocá-lo através da pele são:

  1. Gânglios linfáticos: uma das razões pelas quais se pode sentir um caroço na garganta que seja palpável tanto pelo paciente quanto pelo médico é a presença de nódulos linfáticos ou também conhecidos como gânglios linfáticos. Isto ocorre devido a presença de algum processo viral ou bacteriano que desencadeia uma resposta inflamatória dos gânglios. Uma vez que o problema infeccioso é tratado, seu tamanho vai sendo diminuído progressivamente.
  2. Nódulo na tireoide: outro motivo pelo qual se pode apalpar um caroço na garganta é a presença de um nódulo tireoidiano, que também pode gerar um aumento de volume no pescoço, dor ao engolir, dificuldade para respirar e dor de garganta. A presença destes nódulos requer a avaliação imediata de um endocrinologista.
  3. Cisto sebáceo: acúmulo de sebo debaixo da pele pode formar nódulos que também são chamados de cistos sebáceos. Embora não causem dor, podem apresentar vermelhidão e aumento da temperatura local, isto é, na área onde o cisto está sendo formado. O dermatologista é o médico especializado para determinar que tratamento é necessário para este cisto.
  4. ncer: por último, uma razão pela qual pode existir um caroço no pescoço ou garganta e que não pode ser ignorada é que esteja diante da presença de um câncer na garganta, geralmente, este vem acompanhado de outros sintomas muito mais graves, como asfixia frequente, zumbido nos ouvidos, perda de peso e sensação de caroço na garganta. A Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA[2] explica que o câncer de garganta é mais frequente em pessoas que fumam, pessoas que consomem álcool em excesso e está associado, além disso, a pacientes com diagnóstico prévio de HPV (vírus do papiloma humano).

Caroços na garganta: sintomas e exames complementares

Além da presença do aumento de volume na região da garganta ou pescoço, é normal apresentar outros sintomas como:

  • Dificuldade para engolir.
  • Afonia ou mudanças na voz.
  • Nódulo endurecido ou pedregoso.
  • Dor ao tocar o caroço ou massa.
  • Perda de peso.
  • Dor de cabeça frequente.

Todos os sintomas são importantes para que o médico possa dar o diagnóstico apropriado e no momento certo.

Os exames complementares serão utilizados caso o diagnóstico seja duvidoso. Podem ser feitos:

  • Exame de sangue.
  • Tomografia axial computadorizada da cabeça e pescoço.
  • Ressonância magnética da cabeça e pescoço.
  • Biópsia.
  • Cintilografia da tireoide.

Se está apresentando algum dos sintomas anteriormente descritos, deve levar em consideração a importância que se tem a visita ao médico. A presença de um caroço na garganta não deve ser ignorada em momento algum, apesar da causa mais comum (globo faríngeo) ser simples de tratar. As formas nas quais se manifestam os sintomas são importantes para que os médicos especialistas deem o diagnóstico apropriado.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de caroço na garganta: o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Referências
  1. Kittel.G. La sensación de globo o nudo en la garganta y otros desórdenes de la sensibilidad laríngea: Causas y observaciones clínicas. Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología (Volumen 8). Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0214460388754273
  2. U.S. National Library of Medicine. Throat Cancer. Disponível em: https://medlineplus.gov/throatcancer.html

Escrever comentário sobre Sensação de caroço na garganta: o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Sensação de caroço na garganta: o que pode ser?
1 de 2
Sensação de caroço na garganta: o que pode ser?

Voltar ao topo da página