Partilhar

Garganta seca à noite, o que fazer? Causas e soluções

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 7 fevereiro 2018
Garganta seca à noite, o que fazer? Causas e soluções

Acordar com boca seca é uma condição muito comum. Contudo, é possível que aconteça com mais frequência durante os períodos mais frios do ano, embora possa ocorrer em qualquer momento, independentemente do seu gênero ou idade. Geralmente, a boca seca não representa nenhum transtorno importante. No entanto, é muito importante que você consulte um médico para que ele possa determinar a causa e recomendar o melhor tratamento para eliminar esta alteração, já que pode ser muito incômoda.

Se você tem a garganta seca, pode desenvolver alguns sintomas como ardência ou irritação na zona, o que faz altera o paladar na hora da refeição ou provoca dificuldade a engolir. Existem muitas causas que podem provocar este problema, por isso, se você está perguntando "garganta seca à noite, o que fazer?", confira tudo o que você precisa de saber para identificar a origem do problema e tratá-lo, nesse artigo do ONsalus.

Garganta seca durante a noite: alergias

A alergia é uma reação provocada pelo sistema imune e pode aparecer graças a numerosas substâncias. Você pode ser uma das pessoas que possuem sensibilidade ao pólen, a picadas de diversos insetos, a alguns medicamentos ou alimentos, ao pó ou a pelos de animais, os agentes desencadeadores mais comuns.

A coceira, ardência e secura na garganta são sintomas clássicos de alergias, embora costumem ser acompanhados de outra sintomatologia como congestão nasal, coceira no nariz, espirros, entre outros. É por isto que, se você tomou algum medicamento antes de dormir, se algum inseto te picou durante a noite ou se você dormiu em um local com muito pó, é possível que acorde com a garganta seca.

Acordar com a garganta seca: desidratação

Se você continua se perguntado "o que pode ser garganta seca à noite, a desidratação é outra resposta possível. No entanto, neste caso, ao contrário dos anteriores, ocorre quando faz muito calor e você transpira excessivamente durante a noite.

Além da secura na garganta, a desidratação pode provocar outros sintomas como pele seca, dor de cabeça ou cãibras musculares. Em casos mais graves, pode até causar tonturas, respiração acelerada, choque ou perda de consciência. Por este motivo, é essencial que você durma em locais frescos nas noites quentes e que consulte um médico perante qualquer transtorno que possa surgir.

Garganta seca à noite: Resfriado e gripe

Se você se encontra com resfriado ou com gripe, fique sabendo que essa pode ser a razão pela qual você acorda com a garganta seca. Isto acontece porque a gripe é uma infecção provocada por um vírus que afeta o seu nariz, os seus pulmões e a sua garganta.

Já o resfriado, provocado por germes, é uma patologia muito comum, especialmente durante os meses mais frios. Esta condição provoca espirros, tosse, mucosidades e incômodo na garganta como secura e dor. Estas condições não costumam ser graves, mas recomendamos que você consulte o médico para que ele possa recomendar um tratamento adequado e combater o desconforto.

Acordo com garganta seca: fumar

Fumar pode ter efeitos muito negativos no seu organismo, provocando inúmeros transtornos. Um deles é a secura da garganta, embora também seja comum perder o paladar e sofrer de várias patologias referentes ao sistema respiratório e cardiovascular.

É por isso que, se você fuma, é provável que tenha a garganta seca e acorde com este sintoma na maioria das noites. É importante que você descarte este mau hábito. Por isso, se você necessita de ajuda para deixar de fumar, contacte um profissional para melhorar o seu estilo de vida. No ONsalus, você pode encontrar diferentes conselhos para deixar de fumar com substitutos, com hipnose ou com acupuntura.

Garganta seca à noite: Síndrome de Sjögren

Se você sofre de síndrome de Sjögren, essa também pode ser outra resposta para a questão da garganta seca ao acordar. Esta patologia é um transtorno autoimune que provoca a destruição das glândulas que produzem a saliva e as lágrimas. Assim, os olhos e a boca costumam ficar ressecados, embora também seja possível que afete os pulmões ou os rins.

As causas do síndrome de Sjögren são desconhecidas e, embora possa afetar qualquer pessoa, surge com mais frequência em mulheres entre os 40 e os 50 anos, sendo raro em crianças. Se você suspeita que sofre desta alteração, é indispensável que você visite um médico assim que possível.

Garganta seca à noite, o que pode ser? Outras causas

Podem existir outras razões pelas quais você acorda com a garganta seca, sendo umas mais sérias do que outras. Contudo, em qualquer um dos casos, recomendamos que você consulte um médico para que ele recomende um tratamento para aliviar esta condição. Você pode acordar com sensação de garganta seca se:

  • Você tem febre provocada por alguma doença.
  • Você entrou em contato com algo tóxico que pode envenenar o seu corpo.
  • Você dorme de boca aberta.
  • Você ressona muito.
  • Você sofre de congestão nasal.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Garganta seca à noite, o que fazer? Causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Garganta seca à noite, o que fazer? Causas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Narciza Pereira de Lima
acordo toda noite varias vezes com garganta seca tenho pressão alta, e diabete leve, estou com 62anos e peso103 quilos, ja falei com medico sobre mas ainda não estou tratando, não tive nenhum diagnostico , so tomo medicamentos para pressão e diabete. Ha e tambem tenho minha lingua com fisuras ja +-5anos e garganta seca +-1ano
Tito Dalla
Sinto dor ou ardor no peito, tenho dificuldade para engolir alimentos será o que?
Paulo Rosa
Obrigado pela partilha.
Lúcio barbosa
Estou tendo dificuldade de engolir quando como a comida agarra entre a garganta e nariz não sem descrever ao certo mas percebi que ao comer um pedaço de tomate quando fui engolir parece que foi para o orifício do nariz e tive a sensação como se estivesse afogando e de pois como se tivesse algo na garganta fui forçando tentando engolir ate que vi o melhor sentir algo decendo na garganta .esse problema vai e volta alguêm pode me falar o que fazer ou o que e isto.
A sua avaliação:
Ramiro Santos
Interessante!

Garganta seca à noite, o que fazer? Causas e soluções
Garganta seca à noite, o que fazer? Causas e soluções

Voltar ao topo da página