Saúde pulmonar e respiratória

Como eliminar catarro do pulmão

Como eliminar catarro do pulmão

Se você está preocupado em como eliminar catarro do pulmão, há várias opções, e o melhor é que são alternativas naturais, como gengibre, mel, limão, água com sal e o uso de um vaporizador, entre outras. Expelir o muco do tórax é importante para manter as vias aéreas desobstruídas e bem oxigenadas, pois a obstrução das vias aéreas reduz a oxigenação. É por isso que a tosse desempenha um papel fundamental, pois é um mecanismo de defesa que facilita a expulsão do muco do peito. Isso reduz o risco de otite, falta de ar, congestão e outras doenças complicadas, como a pneumonia, por exemplo.

Aqui, no ONsalus, forneceremos informações sobre como eliminar catarro do pulmão com os melhores remédios e orientações.

Índice
  1. Mel com limão
  2. Aplique compressas quentes no peito
  3. Chá de gengibre
  4. Uso de um umidificador
  5. Inalação de vapor
  6. Uma ducha quente
  7. Água salgada
  8. Boa alimentação
  9. Beba bastante líquido
  10. Caldos e sopas
  11. Infusão de gengibre, tomilho e mel
  12. Cebola, limão, água e mel
  13. Adotar uma posição elevada para dormir
  14. Usar expectorantes
Ver mais >>

Mel com limão

Esse remédio é um dos mais usados e eficazes para limpar o catarro do peito. Isso ocorre porque o limão contém uma alta concentração de vitamina C, que ajuda a melhorar os sintomas de congestão, dissolver o muco e fortalecer o sistema imunológico.

Já o mel, como opção natural com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, quando combinado com o limão, traz benefícios significativos.

Basta espremer um limão e adicionar uma colher de chá de mel. Recomenda-se tomar essa mistura pela manhã e à noite, antes de dormir.

Como eliminar catarro do pulmão - Mel com limão

Aplique compressas quentes no peito

Colocar compressas de água morna ou quente no peito também pode ser benéfico, pois o calor gerado pode ajudar a diluir o catarro, facilitando sua liberação e permitindo que a pessoa o expulse com mais facilidade.

Não é aconselhável aplicar as compressas diretamente para evitar queimaduras ou lesões na pele; é aconselhável colocar um pano e depois a compressa sobre ele. Deixa-se agir por 15 minutos e pode ser repetido até 3 vezes ao dia.

Chá de gengibre

O gengibre tem propriedades antibacterianas e antivirais, além de ajudar a descongestionar o peito.

O preparo é bastante simples: basta ferver um pedaço de gengibre em água. Mantenha a fervura por 5 minutos e depois deixe em infusão. Você pode adicionar um toque de mel para desfrutar dessa deliciosa infusão curativa.

Como eliminar catarro do pulmão - Chá de gengibre

Uso de um umidificador

O ambiente adequado contribui significativamente para eliminar a congestão torácica, reduzir os episódios de tosse e aliviar a congestão. Por esse motivo, os profissionais da área médica sempre sugerem o uso de um umidificador de ambiente ou vaporizador.

Às vezes, pode ser difícil adormecer devido à tosse e ao desconforto associado, portanto, é aconselhável usar um umidificador e manter portas e janelas fechadas. Também é importante observar que o umidificador deve ser limpo regularmente para remover as bactérias, caso contrário, os sintomas podem piorar e desencadear uma infecção.

Como eliminar catarro do pulmão - Uso de um umidificador

Inalação de vapor

Essa é outra alternativa para aqueles que não têm acesso imediato a um umidificador. É aconselhável encher uma tigela com água quente, inclinar-se sobre ela e cobrir a cabeça com uma toalha, para inalar o vapor e facilitar o desprendimento do catarro, tornando-o mais fácil de ser expelido.

Depois disso, é aconselhável beber água em temperatura ambiente para evitar a desidratação.

Uma ducha quente

Um banho morno de chuveiro ou banheira também pode proporcionar alívio. Além disso, a água quente pode ser colocada em um recipiente no quarto para gerar vapor e fazer com que a pessoa se sinta melhor.

Após inalar o vapor, é aconselhável beber um copo de água para evitar a desidratação.

Água salgada

A combinação de sal e água morna é ideal para facilitar a remoção do catarro e expelir o muco. Em uma xícara de água morna, adicione uma pequena quantidade de sal, cerca de meia colher de chá é suficiente. Mexa até que o sal se dissolva e faça gargarejo, mantendo o líquido na garganta por alguns segundos. Você pode repetir esse procedimento várias vezes ao dia.

Boa alimentação

Quando uma pessoa sente desconforto geral e tem dificuldade para limpar o catarro do pulmão, os remédios que ela aplica serão mais eficazes se ela seguir uma dieta que fortaleça o sistema imunológico e facilite a descongestão.

Os alimentos e as ervas recomendados incluem alho, limão, gengibre, especiarias como pó de caiena, ginseng, frutas vermelhas, goiaba, romã e outros.

Por outro lado, os alimentos que pioram a tosse devem ser evitados.

Beba bastante líquido

A hidratação é essencial para diluir o muco e facilitar sua expulsão do tórax. É aconselhável beber pelo menos dois litros de água por dia. Se preferir outros tipos de líquidos, experimente sucos naturais de laranja, que também fornecem vitamina C.

Como eliminar catarro do pulmão - Beba bastante líquido

Caldos e sopas

Esse é outro remédio tradicionalmente recomendado, pois contém ervas e é consumido quente. Outros ingredientes adicionados, como frango, também são úteis para a melhora. Em geral, eles ajudam a descongestionar as vias aéreas.

Infusão de gengibre, tomilho e mel

Essa é outra infusão que pode ser preparada para facilitar a expectoração rapidamente. À infusão de gengibre e mel, adicione uma colher de chá de tomilho. Pelo menos uma colher de chá de gengibre pode ser ralada e uma colher de chá de mel pode ser adicionada. Todos esses ingredientes são misturados com 200 ml de água. Primeiro, ferva a água e depois adicione os ingredientes. Deixe ferver por 10 minutos. Depois disso, a infusão deve ser coada e o mel é adicionado no final. Recomenda-se bebê-la quente para facilitar a expulsão do muco do peito.

Cebola, limão, água e mel

A cebola é outra grande aliada para expelir o muco. Para preparar esse remédio, misture suco de limão com água e mel. Extraia o suco de cebola com um liquidificador. Todos os ingredientes, inclusive o suco de cebola, são colocados no fogo. Quando estiver quente, deixe descansar e depois beba.

Por fim, é importante observar que, ao inalar o vapor, você pode adicionar alguns óleos que podem ser eficazes, como hortelã-pimenta, manjericão, eucalipto, alecrim, entre outros.

Um banho com folhas de eucalipto também pode ajudar, assim como lavar o nariz com soro fisiológico ou outros produtos não agressivos disponíveis em farmácias.

Adotar uma posição elevada para dormir

Isso pode ser feito à noite, colocando 2 ou 3 travesseiros sob a cabeça, elevando ligeiramente a cabeceira do colchão e colocando um pedaço de madeira sob o colchão. Isso ajudará o nariz a drenar o muco mais rapidamente, permitindo uma noite de sono melhor.

Como eliminar catarro do pulmão - Adotar uma posição elevada para dormir

Usar expectorantes

Os expectorantes podem ajudar a eliminar o excesso de muco, bem como outras dificuldades associadas, como tosse produtiva e dores de cabeça.

Com a administração de expectorantes, o catarro acumulado nos pulmões pode ser expelido e as vias aéreas podem ser desobstruídas, pois esses medicamentos funcionam afinando o muco. Os principais ingredientes ativos desses medicamentos incluem bromexina, guaifenesina e ambroxol. No entanto, nem todos os pacientes podem usá-los, pois aqueles com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras condições crônicas devem consultar o médico com antecedência e seguir a dosagem prescrita.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar catarro do pulmão, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Bibliografia
  • Fulder, Stephen, and John Blackwood. El ajo: Un remedio natural. Inner Traditions/Bear & Co, 1997.
  • López, Pedro Moreiro. Tomillo. Vol. 3. Pedro Moreiro López, 2006.
  • Roldán, Alfredo Ara. Los grandes remedios naturales. Vol. 130. Edaf, 2003.
  • Ruiz, Ramón. "12 remedios caseros y naturales para la tos seca o con flemas Los mejores remedios caseros para la tos incluyen la miel con limón, el agua con sal y el eucalipto."
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
JAIRO DE SOUZA ARRUDA
MINHA FILHA DE 3 ANOS RONCA MUITO E SE AFOGA COM TANTO CATARRO,NÃO SEI MAIS O QUE FAZER,ME AJUDEM POR FAVOR.
1 de 6
Como eliminar catarro do pulmão