Lesões e doenças do tórax

Dor entre as costelas: causas e tratamento

Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 11 agosto 2020
Dor entre as costelas: causas e tratamento

Para muitas pessoas, a presença de dor no tórax é um motivo de atenção: as costelas fazem parte desta região e, por este motivo, qualquer incômodo causador de dor no esterno costuma ser um aviso de que algo está acontecendo e precisa de atenção.

Entre as possíveis causas da dor entre as costelas, a mais frequente é a de fazer um movimento inadequado ou manter uma postura incorreta ao carregar algo pesado. A dor torácica também pode aparecer como consequência de um traumatismo ou acidente automobilístico, assim como por doenças cardiovasculares ou respiratórias, as quais podem desencadear uma dor no esterno, entre outros sintomas.

A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre as causas da dor nas costelas. Para isso, te convidamos para ler este artigo do ONsalus, que esclarecerá todas as suas dúvidas sobre a dor entre as costelas: causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Por que tenho as costelas saltadas?

Índice

  1. Causas da dor entre as costelas
  2. Outras causas da dor nas costelas
  3. Sintomas associados à dor entre as costelas
  4. Tratamento da dor entre as costelas

Causas da dor entre as costelas

Estas são algumas das possíveis causas da dor entre costelas:

Ansiedade

Uma das causas mais frequentes da dor no esterno é a ansiedade. O estresse pode afetar diferentes partes do corpo e a mais comum é a dor no peito, já que está relacionada com problemas cardiorrespiratórios.

Quando sofremos de ansiedade, sentimos esta dor por diversas causas:

  • O coração fica acelerado, favorecendo o aparecimento de taquicardias e palpitações.
  • O ritmo da respiração aumenta, o que pode causar tensão muscular nas costelas.
  • Ao ficar tenso, os músculos podem provocar fisgadas.

Traumatismo

O traumatismo pode ser resultado de uma pancada com um objeto ou um acidente automobilístico de grande impacto. A dor torácica presente em um traumatismo se caracteriza por:

A dor nas costelas por uma pancada também pode vir acompanhada de ruptura das costelas, fratura e costocondrite.

Fissura nas costelas

Esta alteração não surge apenas por causa de traumatismos, também podendo aparecer por causa de uma tosse forte e constante por muitos dias, o que pode acabar causando estas fissuras.

Estas fissuras podem vir a se tornarem fraturas, as quais são evidentes devido a dor intensa sentida ao tossir.

Fratura das costelas

É causada pela ruptura de uma ou várias costelas devido a um traumatismo. A dor sentida nas costelas é do tipo pontiaguda, como se levasse uma facada nas costelas. É uma dor característica, por isso é muito fácil de realizar seu diagnóstico.

Costocondrite

Esta alteração diz respeito à inflamação da cartilagem que é responsável por unir a costela ao esterno. É sentida quando há inflamação da região. Além disso, a dor no esterno piora com a respiração, já que a costocondrite também causa dor entre as costelas ao respirar.

Dor nas costelas sem traumatismo

Quando não existe histórico de traumatismo, a dor entre as costelas pode ser devido a uma sobrecarga mecânica, ou seja, devido a realização de um exercício intenso ou por carregar algum objeto muito pesado. Isto é frequentemente visto em pessoas que praticam muitas atividades físicas sem o devido cuidado.

Angina pectoris

Esta condição é causada pela falta de oxigênio no coração. Este transtorno cardiorrespiratório se caracteriza pela dor torácica atrás do esterno e também pode ser sentida no braço esquerdo, ombro e mandíbula.

Infarto

Esta alteração é conhecida como infarto do miocárdio, podendo surgir como uma dor entre as costelas do lado esquerdo, bem na cavidade torácica onde fica o coração.

Este é causado pela obstrução da artéria coronária, que ao diminuir o oxigênio no músculo cardíaco, gera uma lesão no tecido muscular, podendo levar à morte. É importante tratar este problema imediatamente.

Pericardite

Trata-se de uma infecção e inflamação do tecido que reveste o coração. É identificada por uma dor no centro do peito. A mesma começa de forma repentina e não dura muito tempo. É uma doença aguda e pode causar dor entre as costelas.

Pleurite

É um transtorno inflamatório que afeta a pleura, uma camada fina que reveste os pulmões. Esta dor surge ao inspirar, pois é quando o pulmão se enche de ar e a pleura inflamada é esfregada com os outros órgãos que estão próximos a ela, causando a dor entre as costelas.

Outras causas da dor nas costelas

Estas possíveis causas da dor entre as costelas são menos frequentes, mas também é importante identificá-las:

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que causa dor em diferentes partes do corpo. Não tem uma origem específica e surge em qualquer idade. Para saber se trata-se desta doença, devem ser feitos exames específicos, já que muitas vezes não é possível identificar a causa da dor no esterno através dos sintomas.

Embolia pulmonar

O aparecimento de uma embolia pulmonar é grave. Costuma surgir quando uma artéria do pulmão é obstruída por um coágulo, causado os seguintes sintomas:

  • Dor de forte intensidade ao respirar.
  • Dificuldade para respirar.
  • Respiração rápida.
  • Tosse com sangue.
  • Aumento na sudoração.

Câncer de pulmão

Esta alteração pode ser confundida com uma dor entre as costelas, que é sentida ao respirar. Contudo, outros de seus sintomas podem ser a perda de peso repentina e a dor nas costas.

Sintomas associados à dor entre as costelas

Se você está com dor entre as costelas, esta também pode vir acompanhada dos seguintes sintomas:

  • Dor torácica com surgimento brusco.
  • Traumatismo ou transtornos cardíacos.
  • Hematoma no local da dor.
  • Dificuldade para respirar.
  • Dor nas costelas ao tossir.
  • Febre.
  • Sudorese.

Tratamento da dor entre as costelas

A presença de dor entre as costelas é um sinal de que você precisa consultar um médico imediatamente. O especialista que lida com estes tipos de casos é o traumatologista. Dependendo da causa que originar a dor no esterno, ele será o responsável por indicar o tratamento a ser seguido através de um fisioterapeuta.

A seguir, apresentamos alguns tratamentos para a dor nas costelas, no entanto, é importante consultar um médico o mais rápido possível, já que estes tratamentos devem ser orientados por ele e cada caso é diferente de acordo com o paciente.

Tratamento de um traumatismo

Quando se tratar de um traumatismo, a primeira coisa que o médico recomendará é o repouso, para que os músculos se recuperem rapidamente, além da colocação de compressas frias.

Se a dor for muito intensa e você está com dificuldade para respirar, é importante ir a um centro de saúde, onde farão um raio-x do tórax e, desta forma, começarão o tratamento de acordo com o diagnóstico estabelecido.

Tratamento da costocondrite

Quando a dor entre as costelas for por causa de uma costocondrite, o médico indicará:

  • Descanso durante 2 ou 3 dias.
  • Aplicação de compressas quentes no local da dor.
  • Analgésicos e anti-inflamatórios de acordo com a intensidade dos sintomas.

Tratamento da pleurite

Nos casos de pleurite, o tratamento será a base de antibióticos endovenosos e anti-inflamatórios, acompanhados de terapia respiratória por 2 semanas.

Tratamento de problemas cardiovasculares

Se a dor entre as costelas que você tiver for por causa de problemas cardiovasculares, estes serão tratados pelo cardiologista, que fará uma análise para dar o diagnóstico preciso e, desta forma, fornecer o tratamento correto.

Tratamento da embolia pulmonar

Se a dor torácica ocorrer por causa de uma embolia pulmonar, esta deve ser tratada imediatamente em um centro de saúde. O tratamento é voltado em retirar o coágulo do pulmão, permitindo a livre passagem do sangue.

Tratamento do câncer de pulmão

Nos casos de câncer, o tratamento será indicado pelos especialistas em terapias anticancerígenas.

Dor entre as costelas: causas e tratamento - Tratamento da dor entre as costelas

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor entre as costelas: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Bado, J. L., & Cagnou, H. (1938). Tratamiento de las fracturas de costillas, por la neurolisis intercostal. Revista Cirugía del Uruguay, 9(6), 297-305.
  • Serrat, F. F., & Algas, F. G. (2003). Dolor torácico. Protocolos diagnóstico terapéuticos de Urgencias de la Asociación Española de Pediatría, 108-116.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Famile Molessi Januário
Quais pílulas podem curar a dor nas costelas?
1 de 2
Dor entre as costelas: causas e tratamento