Partilhar

Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. 31 outubro 2017
Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas

A fibromialgia é uma doença caraterizada pela dor crônica e prolongada em todo o corpo. Anteriormente, se pensava que este síndrome era resultado de um transtorno de somatização, no qual o paciente de queixa constantemente de sintomas que não têm origem aparente. Desde 1992 que é reconhecida como uma doença por parte da Organização Mundial de Saúde. No ONsalus explicamos os sintomas, causas e tratamentos para a fibromialgia.

Fibromialgia: sintomas

O sintoma mais evidente desta condição é a dor em zonas como o pescoço, tórax, músculos, ancas, cotovelos e joelhos, podendo aumentar com o exercício físico. Apesar de essa dor não produzir danos nestas articulações, essa sensação é notória. A dor tende a melhorar durante o dia e a piorar à noite, assim como a se agravar com climas frios e em momentos de estresse e ansiedade.

A sensação de cansaço é outro dos sintomas da fibromialgia, fazendo com que as pessoas que sofrem dela tenham dificuldade em realizar as tarefas diárias. Este cansaço se pode repercutir tanto a nível profissional como familiar. Isto também influencia a qualidade do sono - para as pessoas com esta doença, que abam por nunca conseguir um sono profundo e reparador. A depressão, enxaquecas e problemas de concentração também podem ser sinais dessa condição, sempre que também exista dor nas zonas descritas anteriormente.

Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas - Fibromialgia: sintomas

Fibromialgia: causas

Não existe uma causa específica que provoque esta doença. O mais provável é que alguns elementos desencadeiem a fibromialgia. Em algumas pessoas, a condição pode se desenvolver sem motivo aparente, em outras por infeções, acidentes de viação ou por padecer previamente de uma doença que pode iniciar esta condição, como lúpus, espondilite e artrite reumatoide.

Se acredita que a sua origem pode ser neurológica e que a dor é o resultado de um desequilíbrio no sistema nervoso central. Outros cientistas acreditam que se pode dever à genética, já que é muito comum em vários membros da mesma família. O que está comprovado é que a fibromialgia é mais comum em mulheres entre os 20 e os 50 anos.

Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas - Fibromialgia: causas

Fibromialgia: Tratamento

A fibromialgia não tem uma cura definitiva mas, com o tratamento, é possível acalmar as dores e os demais sintomas. Os pacientes conseguem obter melhores resultados se consultarem médicos de diferentes especialidades que estão familiarizados com esta condição. A fisioterapia, exercícios e técnicas de relaxamento são o primeiro tratamento para lidar com a fibromialgia.

Se não resultar, o tratamento farmacológico também é uma opção. Sempre que seja receitado pelo seu médico, os antidepressivos e relaxantes musculares são os mais utilizados nestes casos, já que ajudam a suportar a dor e melhorar a qualidade do sono. Também se podem receitar analgésicos e anticonvulsivos se os sintomas se agravarem.

Confira outras medidas que você pode tomar:

  • Os hábitos alimentares são muito importantes. Dê preferência a refeições saudáveis e evite a cafeína;
  • Os tratamentos de acupuntura podem ser uma opção para tratar a dor;
  • Uma correta higiene do sono também é essencial para melhorar a sua qualidade de vida;
  • Fazer exercício, de preferência de baixo impacto como caminhar, ciclismo e natação.
Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas - Fibromialgia: Tratamento

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Mariangela
Apareceu um caroço em cima do meu pe e n doi o q pode ser to preocupada tenho fibro tbm

Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas
1 de 4
Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas

Voltar ao topo da página