Fibromialgia

Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas

Nicolas Garin
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 29 junho 2025
Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas

A fibromialgia é uma doença caracterizada pela dor crônica e prolongada em todo o corpo. Anteriormente, pensava-se que este síndrome era resultado de um transtorno de somatização, no qual o paciente se queixava constantemente de sintomas que não tinham origem aparente. Desde 1992, é reconhecida como uma doença pela Organização Mundial de Saúde. No ONsalus, explicamos os sintomas, causas e tratamentos para a fibromialgia.

Também lhe pode interessar: Perna Dormente: Causas e Tratamento
Índice
  1. Fibromialgia: sintomas
  2. Fibromialgia: causas
  3. Fibromialgia: Tratamento

Fibromialgia: sintomas

O sintoma mais evidente desta condição é a dor em áreas como o pescoço, tórax, músculos, ancas, cotovelos e joelhos, que pode intensificar-se com o exercício físico. Mesmo que essa dor não cause danos nessas articulações, a sensação é marcante. A dor tende a melhorar durante o dia e a piorar à noite, além de se intensificar em climas frios e em momentos de estresse e ansiedade.

A sensação de cansaço é outro dos sintomas da fibromialgia, dificultando que as pessoas afetadas realizem tarefas diárias. Esse cansaço repercute tanto no âmbito profissional quanto familiar, influenciando também a qualidade do sono - as pessoas com esta doença raramente conseguem um sono profundo e reparador. A depressão, enxaquecas e problemas de concentração também podem ser sinais dessa condição, especialmente quando há dor nas áreas mencionadas anteriormente.

Além disso, a fibromialgia pode causar hipersensibilidade a estímulos sensoriais, como luzes e sons, e pode estar associada a condições como a síndrome do intestino irritável e a síndrome das pernas inquietas. Cabe destacar que cada indivíduo pode apresentar uma combinação única de sintomas, o que torna o diagnóstico um desafio.

Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas - Fibromialgia: sintomas

Fibromialgia: causas

Não existe uma causa específica que provoque esta doença. É provável que certos fatores desencadeiem a fibromialgia. Em algumas pessoas, a condição pode se desenvolver sem motivo aparente, enquanto em outras pode ser desencadeada por infecções, acidentes de viação ou por doenças pré-existentes, como lúpus, espondilite e artrite reumatoide.

Acredita-se que sua origem possa ser neurológica e que a dor seja o resultado de um desequilíbrio no sistema nervoso central. Alguns cientistas sugerem que fatores genéticos também desempenham um papel, já que é comum em vários membros de uma mesma família. O que está comprovado é que a fibromialgia é mais comum em mulheres entre os 20 e os 50 anos.

Além dos fatores genéticos e neurológicos, fatores ambientais e psicológicos também podem influenciar o desenvolvimento da fibromialgia. Por exemplo, eventos traumáticos ou experiências de vida estressantes podem aumentar o risco de desenvolver a condição. Estudos indicam que desequilíbrios hormonais e alterações nos níveis de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, podem estar envolvidos na percepção da dor e no humor dos pacientes.

Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas - Fibromialgia: causas

Fibromialgia: Tratamento

A fibromialgia não tem uma cura definitiva, mas com tratamento, é possível aliviar as dores e os demais sintomas. Os pacientes conseguem melhores resultados ao consultar médicos de diferentes especialidades que estejam familiarizados com esta condição. A fisioterapia, exercícios e técnicas de relaxamento são o primeiro tratamento para lidar com a fibromialgia.

Se essas abordagens não resultarem, o tratamento farmacológico também é uma opção. Sempre que prescrito por um médico, os antidepressivos e relaxantes musculares são frequentemente utilizados, pois ajudam a suportar a dor e melhorar a qualidade do sono. Analgésicos e anticonvulsivos também podem ser prescritos se os sintomas se agravarem.

Confira outras medidas que você pode tomar:

  • Os hábitos alimentares são muito importantes. Dê preferência a refeições saudáveis e evite a cafeína;
  • Os tratamentos de acupuntura podem ser uma opção para tratar a dor;
  • Uma correta higiene do sono também é essencial para melhorar sua qualidade de vida;
  • Fazer exercício, de preferência de baixo impacto, como caminhar, ciclismo e natação.
  • Práticas de mindfulness e meditação podem ser benéficas para reduzir o estresse e melhorar a percepção da dor;
  • A terapia ocupacional pode auxiliar na adaptação das atividades diárias para minimizar o desconforto.

Por outro lado, é fundamental o apoio psicológico para ajudar os pacientes a lidar com os aspectos emocionais da fibromialgia. Grupos de apoio e terapia cognitivo-comportamental (TCC) são estratégias que têm mostrado eficácia em muitos casos, promovendo uma melhor compreensão e manejo das emoções e sintomas associados.

Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas - Fibromialgia: Tratamento

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Mariangela
Apareceu um caroço em cima do meu pe e n doi o q pode ser to preocupada tenho fibro tbm
1 de 4
Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas