Partilhar

Artrite reumatoide: sintomas, tratamento e causas

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 7 fevereiro 2018
Artrite reumatoide: sintomas, tratamento e causas

A artrite reumatoide é uma doença crônica que faz com que as pequenas e médias articulações se inflamem. Esta condição ocorre de maneira progressiva e pode afetar outros órgãos, para além de ser frequente em mulheres de meia-idade. A sua origem é autoimune e o seu desenvolvimento pode fazer com que o seu organismo não reconheça os antígenos que se produzem naturalmente, trazendo uma resposta inadequada na ativação do seu sistema imunológico como consequência. No ONsalus explicamos os sintomas, causas e tratamento para artrite reumatoide.

Também lhe pode interessar: Fibromialgia: tratamento, sintomas e causas

Artrite reumatoide: sintomas

Os sintomas da artrite reumatoide afetam os dois os lados do corpo e as articulações mais afetadas são os tornozelos, os pulsos, os joelhos e os dedos das mãos. No início da doença pode surgir fadiga, dores articulares leves e rigidez, especialmente nas primeiras horas da manhã, além de sensação de mãos quentes ou sensíveis.

De notar que a dor provocada pela inflamação, se torna crônica à medida que a doença avança. Além disso, as articulações podem se deformar ou perder a sua amplitude de movimento. Isto é um sintoma bastante visível de quem sofre de artrite reumatoide. Não existe forma de prevenir esta doença, mas está provado que fumar pode piorar a condição.

Artrite reumatoide: sintomas, tratamento e causas - Artrite reumatoide: sintomas

Artrite reumatoide: causas

A causa da artrite reumatoide é desconhecida, embora se acredite que as infecções, a predisposição genética (embora não seja hereditária), e os hormônios possam estar envolvidos no padecimento desta doença. Embora seja mais comum nas mulheres, os homens e as crianças também podem ser acometidos.

Artrite reumatoide: sintomas, tratamento e causas - Artrite reumatoide: causas

Artrite reumatoide: tratamento

Geralmente, a artrite reumatoide requer um tratamento para toda a vida que inclui terapia, medicação, educação e, em alguns casos, cirurgia. Os medicamentos indicados são anti-inflamatórios, corticoides e anti-reumáticos. Em último caso, podem ser administrados agentes biológicos que influenciam o sistema imunológico. Estes fármacos podem ser administrados junto com outros medicamentos para a artrite e são colocados de forma subcutânea ou intravenosa. Para este tipo de medicação é necessário prestar atenção ao paciente, pois existem sérios fatores de risco:

  • Leucemia ou linfoma;
  • Reações alérgicas;
  • Psoríase;
  • Infecções com fungos, bactérias ou vírus.

A cirurgia só é recomendada caso seja necessário corrigir alguma articulação que tenha sofrido um dano grave. No caso da terapia, os exercícios de alcance ou de amplitude de movimento, tal como extensões e flexões ou tratamentos térmicos e a frio, serão usados para atrasar a perda de função articular. Por outro lado, uma dieta equilibrada e rica em ácidos gordos pode ajudar as pessoas com esta doença.

Também existem possíveis complicações, uma vez que a artrite reumatoide afeta quase qualquer parte do corpo. Pode provocar danos no tecido pulmonar, lesões na coluna, inflamação dos vasos sanguíneos, risco de arteriosclerose e de insuficiência cardíaca. O prognóstico desta doença depende da gravidade dos sintomas - pessoas com deformações articulares e pessoas afetadas em idade precoce têm tendência a piorar mais rapidamente. O tratamento é a chave em qualquer um dos casos para diminuir os danos.

Artrite reumatoide: sintomas, tratamento e causas - Artrite reumatoide: tratamento

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Artrite reumatoide: sintomas, tratamento e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Artrite reumatoide: sintomas, tratamento e causas

O que lhe pareceu o artigo?

Artrite reumatoide: sintomas, tratamento e causas
1 de 4
Artrite reumatoide: sintomas, tratamento e causas

Voltar ao topo da página