menu
Partilhar

Joelho inchado do nada - Causas e tratamento

 
Por Magce Bonilla, Química. 16 março 2023
Joelho inchado do nada - Causas e tratamento

Está com o joelho inchado e doendo e não lembra te tê-lo batido em nenhum lugar? Bem, isto é completamente possível, não é apenas o golpe ou trauma na região do joelho que pode causar o inchaço. Em determinadas circunstâncias, podemos esticar as articulações e lesionar as estruturas que a compõem, induzindo a produção de mais líquido sinovial do que o normal, e ele se acumula nessa área, fazendo com que aumente de tamanho. Existem várias patologias que podem causar esta situação, entre as mais comuns estão a osteoartrite, artrite reumatoide e bursite, que além de inchar o joelho geralmente causa dor e rigidez, dificultando sua movimentação. Neste sentido, é importante obter um diagnóstico preciso desta condição clínica a fim de garantir um tratamento adequado.

Neste artigo do ONsalus, explicamos as principais causas de um joelho inchado do nada e os possíveis tratamentos para aliviar esta patologia. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento

Joelho inchado do nada - 6 causas

Um joelho inchado do nada com dor pode ter como pano de fundo diferentes patologias:

  • Artrose
  • Artrite reumatoide
  • Bursite
  • Cisto de Baker
  • Gota
  • Gravidez

A seguir detalharemos cada uma delas.

Artrose

A artrose é uma doença degenerativa das articulações, que ocorre frequentemente nas mãos, quadris e joelhos. Esta patologia é caracterizada pela destruição da cartilagem hialina que cobre as superfícies ósseas, tornando difícil a mobilidade articular.

A artrose no joelho é geralmente muito dolorosa, pois toda a região fica inflamada e difícil de se mover. Geralmente, à medida que a doença progride, o desconforto torna-se mais intenso e começa a aparecer no repouso ou ao descansar à noite. Assim, é comum que uma pessoa que tenha artrose fique com o joelho inchado do nada, aparentemente.

Tratamento

Para esta condição, existem tratamentos não-farmacológicos que ajudam a aliviar a dor e reduzir a inflamação no joelho, tais como fisioterapia e exercícios aeróbicos associados à natação e caminhada. Também, dependendo do caso, o médico tratante pode prescrever tratamento farmacológico centrado em analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides, tais como paracetamol e celecoxibe, e sulfato de glucosamina, para tratar diretamente a articulação e minimizar a dor.

Conheça ainda 7 remédios caseiros para a artrose nas mãos.

Artrite reumatoide

Outra causa para um joelho inchado do nada é a artrite reumatoide, uma doença autoimune associada ao desgaste das cartilagens, na qual o corpo destrói os próprios tecidos. É um processo inflamatório crônico, que afeta o revestimento das articulações. Normalmente se desenvolve primeiro nas pequenas articulações, particularmente aquelas que unem os dedos, e depois se espalha até os pulsos e joelhos. Um joelho inchado e doendo pode ser sinal da patologia, que com o tempo pode causar erosão óssea e deformidade articular.

Tratamento

A artrite reumatoide não tem atualmente nenhum tratamento que possa curá-la, mas existem terapias medicamentosas que permitem que ela seja controlada e enfrentada da melhor maneira possível. Neste sentido, o médico responsável pelo tratamento geralmente prescreve analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides para reduzir a dor e a inflamação das articulações.

Por outro lado, os medicamentos modificadores de doenças (DMARDs) como o metotrexato também são recomendados para agir sobre as células envolvidas na imunidade para ter um efeito mais profundo nos sintomas.

Bursite

Um joelho inchado do nada também pode ter como causa a bursite: uma inflamação de uma pequena bolsa ou bursa que fica muito perto da articulação do joelho e atua como uma almofada entre os músculos, tendões, pele e partes ósseas. Os sintomas comuns da bursite são inchaço e dor no joelho, embora toda a área também possa ficar vermelha e difícil de se mover.

Normalmente, a incidência de bursite aumenta com a idade, mas pode ser desencadeada por movimentos repetidos, ou por pressão contínua sobre a articulação.

Tratamento

O tratamento deve começar com uma avaliação médica para determinar a causa, reduzir a inflamação e permitir que o joelho se mova efetivamente.

Inicialmente, recomenda-se descansar o joelho, colocar gelo na área inchada várias vezes ao dia, ou levantá-lo por um período razoável de tempo. O especialista também pode prescrever anti-inflamatórios orais e relaxantes musculares, tais como Diclofenaco e ciclobenzaprina, respectivamente.

Neste outro artigo falamos sobre as causas e tratamento para a dor no joelho ao subir escada.

Joelho inchado do nada - Causas e tratamento - Bursite

Cisto de Baker

O cisto de Baker é um pequeno nódulo ou tumor de tecido mole que às vezes pode aparecer atrás do joelho causado por compressão nervosa ou lesão do menisco. É preenchido com o mesmo fluido que está dentro da articulação do joelho, conhecido como líquido sinovial.

Aparece progressivamente, e pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos. Normalmente inflama o joelho, e causa dor e rigidez nessa área. Portanto, é outra das causas para um joelho inchado do nada.

Tratamento

Às vezes este cisto desaparece por si só, porém, quando são de tamanho médio ou grande pode causar desconforto; por isso, é necessário tratá-lo. Os analgésicos de venda livre, como ibuprofeno ou motrin para aliviar a dor, e as injeções de corticoides, colocadas diretamente no joelho, para reduzir a inflamação, são geralmente recomendadas por um médico. Exercícios suaves na área afetada também ajudam a melhorar a mobilização e fortalecer os músculos.

Ocasionalmente, dependendo do caso, o especialista pode considerar drenar o líquido do joelho com uma agulha sob supervisão de ultra-som.

Gota

Esta patologia é uma doença metabólica, caracterizada pelo acúmulo de cristais microscópicos de ácido úrico no corpo, especificamente nas articulações e tecidos do dedão do pé, tornozelo, peito do pé e joelho. É identificada como uma artrite inflamatória, que aparece com mais frequência nos homens durante o processo de envelhecimento. Assim, também é uma das causas para um joelho inchado do nada.

No joelho, ela se manifesta como um inchaço doloroso, muito sensível ao toque, e um aumento local da temperatura das articulações, que pode durar de três a vários dias, se tratada prontamente.

Tratamento

Esta doença que pode deixar o joelho inchado com dor tem cura, mas deve ser tratada precocemente para evitar complicações e reincidências. Recomenda-se reduzir a dor e a inflamação com anti-inflamatórios, colchicina ou glucocorticoides. Além disso, o médico pode recomendar uma dieta rigorosa e pobre em sal para reduzir os níveis de ácido úrico, auxiliado por medicamentos específicos como o alopurinol.

Gravidez

Muitas vezes, durante a gravidez, os joelhos se inflamam como resultado do inchaço das pernas. Isto é geralmente normal, devido aos efeitos dos hormônios progesterona e estrogênio, causando a dilatação das veias. Da mesma forma, o aumento da barriga e do peso que a mulher desenvolve durante a gravidez também pode causar esse inchaço, já que à medida que a gravidez progride, mais líquido tende a se acumular. Por isso, é muito comum mulheres grávidas se queixarem do joelho inchado com dor.

Tratamento

Nesta condição, o mais importante é descansar as pernas colocando-as no alto, colocar compressas frias diretamente sobre o joelho inchado e usar sapatos baixos e confortáveis, sempre sob as indicações e supervisão do médico responsável pelo tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Joelho inchado do nada - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Álvarez, A. y col. (2018). Quiste de Baker. [Documento en Línea]. Disponible:http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1025-02552018000500829
  • Clínica Universidad de Navarra. (2018). Artrosis. [Documento en Línea]. Disponible:https://www.cun.es/enfermedades-tratamientos/enfermedades/artrosis
  • Mayoclinic. (2022). Dolor de rodilla. [Documento en Línea]. Disponible:https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/knee-pain/symptoms-causes/syc-20350849
  • Medlineplus. (2020). Lesiones y enfermedades de la rodilla. [Documento en Línea]. Disponible https://medlineplus.gov/spanish/kneeinjuriesanddisorders.html#:~:text=La%20enfermedad%20m%C3%A1s%20com%C3%BAn%20que,ligamento%20cruzado%20anterior%20(LCA).
  • Ludeña, M. (2020). Diagnóstico, tratamiento y prevención de la gota. [Documento en Línea]. Disponible:http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1560-43812020000100222

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Joelho inchado do nada - Causas e tratamento
1 de 2
Joelho inchado do nada - Causas e tratamento

Voltar ao topo da página