Lesões e doenças do joelho

Não consigo dobrar o joelho completamente: causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 15 junho 2022
Não consigo dobrar o joelho completamente: causas e tratamento

Você sente dor no joelho ao dobrar? Alguma vez teve dificuldade para dobrar os joelhos? Em certas circunstâncias, podemos manifestar dor nos joelhos ao dobrá-los, como depois de uma queda, após realizar um movimento brusco ou longas caminhadas. Contudo, quando ocorre com frequência, é um sinal de alerta de que você precisa de atendimento médico imediato, já que os joelhos são articulações importantes que funcionam em conjunto com outros órgãos, como ossos, ligamentos, músculos e tendões, além de sustentarem o peso do corpo ao caminhar, correr ou, simplesmente, ficar de pé. Por isso, existe a possibilidade de haver lesões neles, problemas no menisco, algumas doenças específicas e sobrepeso, que podem causar problema para flexioná-los.

Se você não consegue dobrar o joelho completamente e deseja saber suas causas e tratamentos, preste atenção a este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento
Índice
  1. Sobrepeso ou obesidade
  2. Lesões no menisco
  3. Lesões nos ligamentos
  4. Bursite
  5. Tendinite rotuliana
  6. Tendinite quadricipital
  7. Artrose
  8. Cisto de Baker
  9. Recomendações importantes

Sobrepeso ou obesidade

O sobrepeso é uma das causas mais comuns que provoca incômodos ao dobrar o joelho, gerando uma pressão significativa nesta região. Um excesso de peso causa um desgaste considerável nas articulações, por isso que é preciso perder peso o quanto antes para evitar maiores danos, como chegar ao ponto de não conseguir mais caminhar.

Como tratar

Para acabar com o sobrepeso, é necessário seguir uma dieta equilibrada, preferivelmente indicada por um nutricionista, acompanhada de uma rotina de exercícios. Em situações especiais, nas quais a obesidade é extrema, a pessoa obrigatoriamente deve seguir instruções rigorosas de uma equipe completa de especialistas como clínicos gerais, cardiologistas, traumatologistas, entre outros.

Convém ressaltar a importância de manter o peso adequado, pois cada quilo adicional pressiona o joelho em aproximadamente 5 quilos a mais, submetendo-o a possíveis dores, inflamação e dificuldade para movê-lo e flexioná-lo. Por isso é muito comum o relato de pessoas que não conseguem dobrar o joelho por estarem acima do peso.

Não consigo dobrar o joelho completamente: causas e tratamento - Sobrepeso ou obesidade

Lesões no menisco

Em geral, as lesões no menisco acontecem por causa de movimentos bruscos ou de alto impacto de forma constante. Frequentemente, é vista em atletas muito ativos, manifestando dor intensa ao flexionar o joelho, acompanhada de outros sintomas como inflamação, estalido e imobilidade parcial do joelho.

Como tratar

  • Recomenda-se erguer o joelho lesionado, dentro do possível, nas primeiras 24 horas afim de drenar o líquido.
  • Em seguida, colocar compressas frias na região afetada por 15 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia, para acalmar a dor e minimizar a inflamação.
  • Ficar de repouso, evitar qualquer movimento brusco no joelho e consultar imediatamente um especialista para que avalie o dano e determine se é necessário imobilizar o local através de gesso, bandagem ou joelheira, bem como conversar sobre a possibilidade de tomar analgésicos específicos para aliviar a dor e a inflamação.

Lesões nos ligamentos

É muito comum em jogadores de futebol e de basquete, esquiadores ou pessoas que sofreram algum acidente de trânsito. Estes traumas ou lesões provocam bastante dor, inflamação e um bloqueio absoluto do joelho. Ocorre normalmente ao realizar um movimento violento do corpo e o pé está no chão. Entre as mais comuns estão: as lesões por ruptura do ligamento cruzado anterior, ruptura do ligamento cruzado posterior ou entorse.

Como tratar

Tratar este tipo de lesão se concentra em ficar em repouso imediatamente, colocar gelo e elevar o joelho até que um especialista em traumatologia o avalie.

Em geral, é recomendado eliminar o líquido articular, imobilizar a área afetada com uma tala, tomar medicamentos anti-inflamatórios e fazer exercícios para reativar a estabilidade, força e flexibilidade.

Existem casos em que é necessário substituir o ligamento, por isso é preciso realizar uma intervenção cirúrgica, conforme determinar o médico.

Bursite

A bursite é uma condição inflamatória da bursa, conhecida como um pequeno saco de líquido encarregado por amortecer a articulação e reduzir a fricção das partes móveis. Esta inflamação causa dor intensa em toda a região do joelho.

Como tratar

O tratamento para a bursite é focado em descansar ou deixar o joelho em repouso e aplicar compressas de gelo na área várias vezes.

Normalmente, a dor no joelho e a inflamação da bursite tendem a se acalmar com analgésicos, previamente indicados pelo especialista.

Em alguns casos, os sintomas costumam permanecer, por isso o médico pode sugerir injeções de corticosteroides e exercícios terapêuticos, que ajudem a minimizar a dor e fortalecer o joelho, tentando manter sua estabilidade e flexibilidade.

Neste outro artigo falamos sobre a dor no joelho ao subir escadas, suas causas e tratamentos.

Tendinite rotuliana

A tendinite rotuliana é uma lesão muito comum em pessoas que praticam ciclismo, atletismo e salto. Aparece devido aos movimentos bruscos ou violentos que a pessoa executa repetidamente, ultrapassando o limite de suporte e carga do tendão rotuliano. Este tipo de lesão causa uma dor intensa na parte de trás e da frente do joelho, uma perceptível inflamação e bastante dificuldade para caminhar e dobrar o joelho.

Como tratar

O recomendado ao sofrer com uma tendinite rotuliana é manter o joelho afetado em repouso durante os primeiros dias e colocar bandagens frias para reduzir a inflamação, até que consulte um especialista.

Quando é notada uma ruptura, o médico pode indicar a necessidade de uma cirurgia como medida para reparar o dano. Indiferente da circunstância, é importante realizar terapias de reabilitação.

Não consigo dobrar o joelho completamente: causas e tratamento - Tendinite rotuliana

Tendinite quadricipital

A tendinite quadricipital surge por causa de uma inflamação do tendão do quadríceps, que vai desde a rótula até o músculo. Normalmente, causa dor na parte superior e da frente do joelho. Esta condição ocorre devido a movimentos acelerados, bruscos, consecutivos, que afetam esta região. Frequentemente, é vista em atletas que fazem movimentos de velocidade, onde correm e param bruscamente.

Como tratar

Este tipo de tendinite costuma ser tratada colocando gelo na região do joelho várias vezes e tomando medicamentos anti-inflamatórios para a dor e inflamação, sempre sob supervisão médica.

As injeções de ácido hialurônico fazem parte do tratamento eficaz para estes casos, assim como a fisioterapia com ondas de choque e terapias a laser. Em casos mais sérios, o uso de aparelhos ortopédicos é fundamental.

Artrose

Outro motivo para a dor no joelho ao dobrar é a artrose, uma doença degenerativa articular, que pode se manifestar a partir dos 50 anos aproximadamente. Neste caso, a cartilagem e o osso começam a se desgastar, inflamando toda a área e gerando deformação nas articulações e causando dor no joelho ao estar em movimento. Esta doença costuma se intensificar com o passar dos anos, diminuindo a mobilidade e a estabilidade articular.

Como tratar

Esta doença normalmente costuma ser tratada com medicamentos indicados pelo especialista, a fim de aliviar a dor a falta de flexibilidade muscular, contudo, o esquema clínico dependerá da avaliação médica, pois cada caso tem uma dose e medicamentos específicos.

As injeções também são muito utilizadas para tratar diretamente a articulação, como por exemplo, de ácido hialurônico, que melhora a lubrificação e mobilidade das articulações. Da mesma forma, a glucosamina é um dos medicamentos mais recomendados nestes casos, já que protege as articulações.

Não consigo dobrar o joelho completamente: causas e tratamento - Artrose

Cisto de Baker

O cisto de Baker surge na parte posterior do joelho, resultado de um acúmulo de líquido sinovial. Pode ter diferentes tamanhos e, em geral, não incomoda, a não ser que seja de grande tamanho ou seja rompido. Nestes casos, causa dor, inflamação e hematoma nesta região. Assim, é comum sentir o joelho doendo ao dobrar.

Como tratar

Em geral, o cisto de Baker é tratado colocando gelo no local várias vezes ao dia e, de acordo com o caso, o especialista pode indicar o uso de meias elásticas ou joelheiras de apoio e terapias. Além disso, há casos que precisam de intervenção cirúrgica.

Não consigo dobrar o joelho completamente: causas e tratamento - Cisto de Baker

Recomendações importantes

  • Tratar um problema no joelho doendo ao dobrar envolve um amplo protocolo, que dependerá da causa que o gerar a fim de estabelecer um tratamento preciso e adequado. Em geral, aliviar a dificuldade para dobrar o joelho e a dor que esta provoca vem acompanhado de um conjunto de procedimentos farmacológicos, terapêuticos e, em casos particulares, cirúrgicos, que dependendo de cada caso definirão o tempo para a recuperação completa.
  • A medicina alternativa, em certas ocasiões, pode colaborar em aliviar os problemas de mobilidade do joelho através da acupuntura. Da mesma forma, alguns remédios caseiros como a folha de repolho, infusões de camomila, manjericão, massagens com óleos, etc., ajudam a desinchar e acalmar a dor nesta região.
  • Diante de qualquer dificuldade ou impedimento para mover ou flexionar o joelho, o mais conveniente é consultar um médico para que ele avalie com detalhes o dano e determine o diagnóstico correto.

Agora que você já sabe por que não consegue dobrar o joelho completamente, não perca este outro artigo em que falamos sobre como ganhar flexibilidade nas pernas rápido.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Não consigo dobrar o joelho completamente: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • MedlinePlus, (2022). Lesiones y enfermedades de la rodilla. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://medlineplus.gov/spanish/kneeinjuriesanddisorders.html>. Acesso em 16 de junho de 2022.
  • Mayoclinic (2021). Dolor de rodilla. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/knee-pain/diagnosis-treatment/drc-20350855>. Acesso em 16 de junho de 2022.
  • Maranes, L. Muñoz, C y col (2012). Lesiones de Rodilla. [Documento en Línea] Disponível em: <https://accedacris.ulpgc.es/bitstream/10553/9963/1/0514198_00029_0007.pdf>. Acesso em 16 de junho de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Não consigo dobrar o joelho completamente: causas e tratamento