Lesões e doenças do tornozelo

Dor no tornozelo sem entorse: causas e tratamento

Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 28 fevereiro 2022
Dor no tornozelo sem entorse: causas e tratamento

Você sente uma dor no tornozelo esquerdo? Ou a dor no tornozelo é no direito? Frequentemente, estamos expostos a entorses no tornozelo, o que provoca muita dor, mas a dor que pode surgir por diferentes causas. Muitas delas se devem a doenças crônicas com a artrite reumatoide, a osteoartrite, a gota, ao lúpus, ou as irregularidades no arco do pé.

Neste artigo do ONsalus, explicamos quais podem ser as possíveis causas da dor no tornozelo sem entorse e seu respectivo tratamento.

Também lhe pode interessar: Como desinflamar um tornozelo inchado

Índice

  1. Arco irregular do pé
  2. Artrite reumatoide
  3. Osteoartrite
  4. Tendinite de Aquiles
  5. Lúpus
  6. Gota
  7. Bursite no tornozelo
  8. Esclerodermia
  9. Lesão osteocondral do tálus
  10. Infecções bacterianas
Ver mais >>

Arco irregular do pé

Algumas vezes podem existir irregularidades no arco do pé, sendo uma delas chamada de pé plano, o qual acontece quando o arco do pé não possui curvatura. Outra delas é o pé cavo, que ocorre quando o arco do pé tem uma curvatura exagerada, o que pode afetar o jeito de caminhar. Esta situação pressiona outras áreas do pé, tentando compensar o arco irregular.

Logo, fica claro ver como os tornozelos começam a sentir esta tensão, dores e incômodos sem ter sofrido um entorse.

Tratamento

Neste caso, o tratamento será indicado por um ortopedista ou podologista, os quais recomendarão o uso de calçados específicos, palmilhas para os calçados ou próteses personalizadas que te darão o apoio que precisa para o arco irregular.

Dor no tornozelo sem entorse: causas e tratamento - Arco irregular do pé

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica que se caracteriza pelo fato do corpo começar a atacar o tecido saudável como, por exemplo, o revestimento das articulações, entre elas a do tornozelo. A dor no tornozelo pode vir acompanha de inchaço e rigidez nos dedos do pé.

Tratamento

No caso desta condição, o médico recomendará a combinação de exercícios e medicamentos como analgésicos, injeção de esteroides na articulação, bem como medicamento antirreumáticos, com os quais será possível diminuir a inflamação e retardar o avanço da doença.

Osteoartrite

A osteoartrite se caracteriza pelo desgaste gradual que as cartilagens sofrem entre dois ossos, o que faz com que eles fiquem em atrito, causando muita dor. Em geral, vem acompanhada de rigidez e sensibilidade, as quais podem piorar pela manhã ao acordar. Em alguns casos, esta dor no tornozelo pode aparecer de forma repentina.

Tratamento

Neste caso de dor no tornozelo, o médico indicará medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e cremes tópicos aplicados no tornozelo. Ele também pode recomendar o uso de aparelhos ortopédicos ou palmilhas para os calçados.

Tendinite de Aquiles

O tendão de Aquiles conecta o calcanhar com o músculo da panturrilha. O uso excessivo e repetitivo, como caminhar muito, tende a gerar um desgaste que acaba levando à inflamação deste tendão, causando dor no tornozelo, rigidez e inflamação.

O envelhecimento também pode enfraquecer o tendão de Aquiles causando dor e inchaço, o qual impedirá que o tornozelo possa ser movido ou flexionado.

Tratamento

O tratamento se baseará em exercícios de descanso e alongamento, além do uso de palmilhas nos calçados ou o uso de aparelhos ortopédicos. O médico irá sugerir reduzir a atividade física e indicará anti-inflamatórios ou corticosteroides. Se for muito grave, a cirurgia se torna uma opção para reparar os tendões.

Dor no tornozelo sem entorse: causas e tratamento - Tendinite de Aquiles

Lúpus

A lúpus se trata de uma doença autoimune que causa dor de forma repentina no tornozelo sem sofrer nenhum entorse. Quando o organismo é afetado pela lúpus, ataca seus próprios tecidos, o que causa inflamação e acúmulo de líquido, especialmente nas articulações. Isto pode causar a dor no tornozelo sem sofrer uma lesão.

Tratamento

Para o tratamento desta doença, que pode provocar dor no tornozelo, seja ele o esquerdo ou o direito, o médico irá sugerir repouso assim como anti-inflamatórios não esteroides. Contudo, o tratamento vai depender de se a doença está ativa.

Gota

A gota é uma artrite inflamatória muito dolorosa que ocorre pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. Comumente a parte afetada é o dedão do pé, mas também pode afetar outras articulações como a do tornozelo, por isso que é uma causa de dor sem entorse.

Tratamento

Se você sofre de gota é possível que tenha um tratamento de longa duração com inibidores das xantinas, oxidases e probenecida. Isto tem como objetivo prevenir ataques dolorosos. Diante de um surto de gota, seu médico te recomendará anti-inflamatórios não esteroides, corticosteroides ou colchicina. Este último é o medicamento utilizado contra a gota. Além disso, o médico indicará uma mudança na dieta e a prática de atividade física.

Dor no tornozelo sem entorse: causas e tratamento - Gota

Bursite no tornozelo

Existem bolsas cheias de líquido na articulação do tornozelo, as quais atuam como amortecedores entre os ossos que fazem parte desta articulação. A inflamação destas bolsas origina a bursite do tornozelo. O uso excessivo do tornozelo ou a tensão no mesmo podem ser a causa da dor.

Tratamento

No caso de ter uma bursite, o médico te indicará ficar em repouso e medicamentos anti-inflamatórios. Também será uma opção utilizar compressas, colocar uma tala ou usar um aparelho ortopédico para aliviar a dor. Caso necessário, o médico indicará antibióticos nos casos onde é preciso drenar o líquido da bolsa e for constatada a presença de uma infecção.

Esclerodermia

Esta doença também é conhecida como esclerose sistémica progressiva. É uma condição autoimune que surge quando o sistema imunológico provoca a superprodução de colágeno, o que faz com que a pele se torne mais grossa e dura.

A inflamação que caracteriza esta condição pode provocar inchaço e danificar órgãos e articulações, entre elas, os tornozelos, ficando evidente pelo aparecimento de dor e rigidez no tornozelo afetado.

Tratamento

O médico se encarregará por impedir que a doença avance através do uso de imunossupressores. Anti-inflamatórios e corticosteroides serão usados para aliviar a dor.

Lesão osteocondral do tálus

É produzido por uma lesão anterior acumulada durante anos na cartilagem e no osso na parte superior e inferior da articulação do tornozelo. Esta pode se agravar ao saltar ou correr e pode ser identificada ao ouvir um estalido, o qual gera a dor no tornozelo.

Tratamento

Quando a dor no tornozelo é por esta lesão, o médico indicará o reparo ou a substituição da cartilagem, o que deve ser feito com muito cuidado e levando em conta o tipo de lesão que o paciente apresentar.

Infecções bacterianas

Infecções causadas por bactérias, como a Enterobacter, Staphylococcus ureus e Estreptococo, podem causar infecções nos ossos e articulações podendo chegar até os tornozelos e causar dor.

Tratamento

Nestes casos, o médico solicitará um exame de sangue ou cultivo de tecidos para encontrar a bactéria causadora da infecção no tornozelo. Uma vez feito isto, ele indicará o antibiótico adequado para acabar com a infecção e, consequentemente, com a dor no tornozelo.

Agora que você já sabe as principais causas para tor no tornozelo, não perca este outro artigo sobre o que pode ser a dor no peito do pé.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no tornozelo sem entorse: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Acerboni, F., Marcano, F. A., & González, J. A. (2017, January). PIE Y TOBILLO. In PIE (Vol. 31, No. 1).
  • Batista, J., Roncolato, D., Logioco, L., Godoy, G., & Teper, S. (2011). Síndromes dolorosos posteriores del tobillo. Artroscopia, 18(2), 65-70.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Regina Mota
Estou com o tornozelo do lado direito embaixo do osso tipo uma bolha de água oq pode ser ?
1 de 4
Dor no tornozelo sem entorse: causas e tratamento