Partilhar

Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento

Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento

O joelho é a maior articulação do corpo e é submetido pressões constantes que o tornam vulnerável a lesões e doenças degenerativas. Suporta nosso peso corporal e é composto por um complexo conjunto de elementos que permitem o seu correto funcionamento tais como: ossos, músculos, tendões, ligamentos e meniscos.

A dor no joelho é muito comum e aparece em todas as idades e afeta ambos os sexos. Ao dobrar o joelho, pode surgir dor na área anterior ou posterior que se pode dever a várias causas distintas. No ONsalus, lhe explicaremos detalhadamente quais são as causas da dor no joelho ao dobrar e, além disso, qual é o tratamento ideal para este problema.

Também lhe pode interessar: Dor no braço direito, o que pode ser?

Dor no joelho ao dobrar: sintomas e fatores predispostos

A dor no joelho ao flexionar é bastante comum dentro dos motivos de consulta com o ortopedista. Está associada à manifestação de sintomas específicos como:

  1. Ranger no joelho.
  2. Dor frequente no joelho, mesmo em repouso.
  3. Dor no joelho ao correr ou fazendo outros movimentos como saltar.

Entre os fatores predispostos relacionados com a dor no joelho, se encontram:

  1. Obesidade ou sobrepeso: desgasta substancialmente mais rápido a articulação.
  2. A idade: quanto mais velho for o paciente, maior a degeneração dos elementos que compõem o joelho.
  3. Ocupação, profissão e esportes: permanecer de pé por longos períodos, usar sapatos de salto alto e movimentos repetitivos ou de grande impacto podem afetar em maior grau a articulação.
  4. Falta de flexibilidade ou força muscular: músculos fracos (hipotróficos) por falta de atividade física ou ingestão inapropriada de proteínas dão menos estabilidade ao joelho e o tornam mais suscetível a lesões.

Dor no joelho ao dobrar e esticar a perna: causas frequentes

Existem causas da dor no joelho ao dobrar mais específicas, de acordo com a área afetada.

Na região de trás ou na frente do joelho, as causas mais comuns da dor no joelho ao dobrar são:

  • Joelho de corredor: esta é uma condição também conhecida como "síndrome do estresse patelo femoral", comum em atletas. Gera-se um processo de desgaste da cartilagem da rótula, provocando dor e inflamação.
  • Tendinite dos quadríceps: devido a sobrecarga, gera-se inflamação no tendão do quadríceps (músculo que nasce na rótula e continua até o músculo), associado a atividades como o basquete, vôlei, futebol e esqui. É conhecida também como tendinopatia quadricipital.

De acordo com a Academia Estadunidense de Cirurgiões Ortopédicos[1], a dor no joelho anterior é comum em pessoas ativas, saudáveis e jovens, especialmente do sexo feminino.

Na região posterior ou por trás do joelho, as causas mais comuns são:

  • Tendinite poplítea: é uma doença pouco comum que consiste na inflamação do músculo denominado poplíteo. É caracterizada por uma dor na parte de trás do joelho que aumenta, sobretudo, quando se corre.
  • Cisto de Baker: também conhecido como cisto poplíteo. Nada mais é que um processo de acúmulo de líquido da articulação (sinovial) atrás do joelho, justamente onde está localizada a cavidade poplítea. Está associado a processos inflamatórios degenerativos, por isso, é comum em adultos mais velhos. Manifesta-se com rigidez e desconforto ao flexionar o joelho.
  • Condromalacia patelar: também chamada de síndrome da dor patelo femoral. É o desgaste da cartilagem da superfície da articulação da rótula, frequente em pessoas com sobrecarga ou excesso de pressão no joelho e em adultos devido ao desgaste da cartilagem articular. Manifesta-se com o aparecimento de dor no joelho durante os movimentos de flexão.
Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento - Dor no joelho ao dobrar e esticar a perna: causas frequentes

Tratamento para a dor no joelho ao dobrar a perna

Existem medidas gerais que podem ser seguidas no caso da dor no joelho, como é o caso do protocolo RICE assim como explica a Revista Médica da Costa Rica e América Central[2]: Descanso da extremidade, gelo no local, compressão com faixas elásticas ou joelheira e elevação do membro inferior afetado.

Estas medidas gerais são combinadas com:

  1. Analgésicos tipo AINES ou opioides, dependendo das circunstâncias que originam a dor e das doenças que o indivíduo possui. O médico tomará a decisão mais pertinente de acordo com caso, fica a critério deste indicar ou não fisioterapia ou outro tipo de tratamento local como, por exemplo, injeções com corticoides, ácido hialurônico ou plasma rico em plaquetas diretamente na articulação.
  2. A cirurgia é voltada para lesões mais graves onde as medidas gerais não conseguiram aliviar a dor, ou logo, em pacientes com lesões graves, seja através de uma artroscopia ou cirurgia aberta.

Conselhos e remédios para dor no joelho ao dobrar

  1. Manter um peso adequado diminui o impacto diário sobre o joelho e é o método mais eficaz para aliviar a dor.
  2. Exercitar-se com regularidade. Um grupo muscular fortalecido oferece melhor estabilidade à articulação.
  3. Exercício apropriado. Existem medidas que você pode tomar antes de se exercitar: um bom alongamento antes de um treinamento intenso é fundamental para evitar lesões, por outro lado, se você tem limitações devido à dor, pode realizar atividades de baixo impacto para os joelhos, como é o caso da natação. Sempre é recomendável que receba orientação de um treinador com experiência na área.
  4. Acupuntura: técnica milenar que pode aliviar a dor.
  5. A eletroterapia, a ultrassonoterapia, a hipertermia por contato, a termoterapia ou a mecanoterapia são técnicas não invasivas sob indicação médica.
  6. Uso de palmilhas ou calçado especial, especialmente em indivíduos com pé chato.
Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento - Conselhos e remédios para dor no joelho ao dobrar

Exercícios para dor no joelho ao dobrar

Treinamento para melhorar o equilíbrio e estabilidade

  • Fortalecimento dos quadríceps: deitado de costas, flexione o joelho com o pé no chão e mantenha-o assim por 10 ou 20 segundos, enquanto mantém o outro estendido. Repita o movimento de 8 a 10 vezes, depois troque de lado.
  • Fortalecimento dos ísquios: deitado de barriga, mantendo os braços juntos ao corpo, levante a perna com o joelho estendido, tirando a coxa do chão, mantenha durante 5 segundos e repita 10 vezes com cada perna.
  • Fortalecimento das panturrilhas: de pé, com as mãos na parede, fique na ponta de ambos os pés, com o joelho sem flexionar, mantenha por 5 segundos, depois, descanse toda a sola do pé no chão. Repita 10 vezes.

Exercícios de flexibilidade e alongamento

  • Leve o calcanhar até o glúteo, com o joelho flexionado completamente e até atrás, com a mão segurando o tornozelo. Segure com a outra mão se necessário.
  • Sentado no chão, com as pernas esticadas, tente tocar os dedos do pé com a ponta dos dedos das mãos. Mantenha por 10 segundos e repita de 7 a 10 vezes.

A dor no joelho é comum nas consultas médicas apesar das causas serem diversas, a utilização de medicamentos naturais e exercícios podem ser empregados para melhorar seus incômodos sintomas, o ortopedista também saberá indicar o tratamento farmacológico caso necessário, ou alguma outra terapia complementar.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Referências
  1. http://www.revistamedicacr.com/index.php/rmcr/article/view/75/60
  2. https://orthoinfo.aaos.org/es/diseases--conditions/dolor-de-rodilla-anterior-en-adolescentes-adolescent-anterior-knee-pain

Escrever comentário sobre Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Hugo Moura
Vocês recomendam algum alongamento para lateral do joelho?

Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento
1 de 3
Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento

Voltar ao topo da página