Partilhar

Dor na costela ao tossir, o que pode ser?

 
Por Leonardo Simon. Atualizado: 15 abril 2020
Dor na costela ao tossir, o que pode ser?

A dor nas costelas, também chamada de neurite intercostal, é um incômodo forte que surge entre duas costelas adjacentes devido a uma irritação, inflamação ou lesão nos nervos espinhais. Existe uma dor nas costelas que pode ser constante e permanente e outra que só aparece quando uma pessoa faz alguma ação em especial, como tossir ou espirrar.

A dor nesta área pode ser devida a algo muito simples ou estar vinculada a um assunto mais importante, por isso que é importante ir a um profissional para que o mesmo faça os exames pertinentes e possa identificar a causa dos incômodos. Se você é desses que se perguntam "dor na costela ao tossir, o que pode ser?", no artigo a seguir do ONsalus te damos várias informações que vão acabar com tais dúvidas.

Também lhe pode interessar: Dor embaixo da costela, o que pode ser?

Dor na costela de tanto tossir

Sentir dor na costela ao tossir e espirrar pode ser devido a algo simples, como uma tensão muscular na região. Nesta área há diversos músculos intercostais que auxiliam todos os processos que a respiração precisa, por isso que tossir, ou até mesmo respirar profundamente, podem causar incômodos quando existe tensão nesta parte do corpo.

Portanto, uma pessoa que está com tosse forte e constante também pode sentir dor na costela por essa mesma tosse. Isto se deve ao fato de que a pressão muscular gerada nos músculos das costas pode vir a fadigá-los, o que causará tensão e muito desconforto quando for necessário fazer movimentos utilizando-os.

Dor na costela ao tossir, o que pode ser? - Dor na costela de tanto tossir

Dor nas costelas ao tossir por costocondrite

A parte do corpo que conecta os ossos entre si é chamada de cartilagem, e por causa dessa sua função por vir a ficar inflamada e causar incômodos. As costelas possuem cartilagens e podem ficar inflamadas devido a uma lesão ou pelo uso excessivo das mesmas, condição que é conhecida como costocondrite. Embora o paciente sinta certos incômodos e sensibilidade constante na área afetada, quando tosse, a dor aumenta consideravelmente.

Esta condição, em geral, pode ser caracterizada pela dor localizada na parte esquerda do esterno e, por mais que a dor seja constante e aguda, ao respirar profundamente, espirrar ou tossir, a dor aumenta bastante e pode se estender para várias costelas.

Dor por pancada na costela

As lesões na área das costelas não costumam ser tão frequentes, contudo, qualquer pessoa pode sofrê-las a qualquer momento. Pode existir uma fratura da costela, lesões na zona ou que os músculos e tendões das mesmas tenham ficado tensos, rasgados ou estirados, seja por uma pancada ou por uma distensão, provocando diversos incômodos, como a dor nas costelas ao tossir.

Uma característica primordial das lesões na costela é que o paciente começa a sentir que só pode respirar ofegando levemente, já que de outra forma gera muito desconforto. Apesar disto, é possível que alguns especialistas recomendem respirar lenta e profundamente para ajudar a melhorar o transtorno, embora seja indispensável ir a um profissional e seguir suas instruções.

Dor na costela ao tossir, o que pode ser? - Dor por pancada na costela

Dor nas costelas ao tossir por pleuresia

Se você está se perguntando por que sente dor nas costelas ao tossir, a pleurisia pode ser uma resposta muito comum. Este transtorno caracteriza-se pela inflamação da pleura, isto é, a membrana que recobre os pulmões, a qual conta com duas camadas, de modo que possa existir um acúmulo de líquidos entre estas membranas.

Os pacientes que sofrem desta alteração sentem dores intensas ao respirar, principalmente de um só lado do tórax e muita dor ao:

  • Tossir.
  • Espirrar.
  • Se dobrar.
  • Se mover.

Geralmente, estes incômodos podem irradiar até o ombro. Este transtorno gera outros sintomas, tais como respiração superficial e tosse seca, por isso que é importante ir a um médico e fazer o tratamento correto que o mesmo indicar.

Outras causas da dor na costela ao tossir

Existem várias alterações que podem estar relacionadas com sentir incômodos nas costelas ao tossir, algumas mais sérias que as outras, sendo necessário que um médico avalie a condição e faça os exames pertinentes. Entre outras das prováveis causas da dor nas costelas estão sofrer de:

  • Asma.
  • Bronquite.
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, também conhecida como DPOC.
  • Câncer de pulmão.
  • Fibromialgia.
Dor na costela ao tossir, o que pode ser? - Outras causas da dor na costela ao tossir

Quando ir ao médico urgentemente devido a dor nas costelas

Diante da dor nas costelas ao tossir, há uma série de sinais que você deve conhecer para decidir se deve consultar um médico de urgência, entre eles temos:

  • A frequência das respirações curtas aumenta.
  • O incômodo nas costelas ou no peito ficam mais fortes.
  • A dor chega até o peito.
  • Se sente incômodos abdominais ou nos ombros.
  • Se você tem febre.
  • A tosse produz muco amarelo ou verde.
  • O escarro, ou catarro, contém um pouco de sangue.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na costela ao tossir, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Referências

1. Clínica de Fisioterapia y Osteopatía. Disponível em: https://www.eccofisio.es/2016/04/21/dolor-de-costilla-al-respirar-o-toser/

2. KidsHealth. The Nemours Foundation. Disponível em: https://kidshealth.org/es/teens/costochondritis-esp.html

3. Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/pleurisy/symptoms-causes/syc-20351863

Vídeos relacionados com Dor na costela ao tossir, o que pode ser?

1 de 3
Vídeos relacionados com Dor na costela ao tossir, o que pode ser?

Escrever comentário sobre Dor na costela ao tossir, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Dor na costela ao tossir, o que pode ser?
1 de 4
Dor na costela ao tossir, o que pode ser?

Voltar ao topo da página