Costocondrite e dor nas costas - Causas e tratamento
As costelas estão conectadas ao esterno por uma cartilagem que cria a articulação costocondral. A inflamação dessas cartilagens é conhecida como costocondrite, que se manifesta por uma dor aguda que começa no tórax e pode se espalhar para as costas. As causas da costocondrite e da dor nas costas não são claras, mas podem estar relacionadas a ataques de tosse graves, lesões ou traumas no peito, estresse físico, infecções respiratórias, entre outras condições.
Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, no qual explicamos cada uma das causas que podem levar à costocondrite e à dor nas costas, bem como seus respectivos tratamentos.
Excesso de esforço físico
O esforço físico excessivo, como tosse intensa, levantamento de peso ou trabalho pesado repetitivo, pode causar dor e inflamação na região torácica, que pode se estender para as costas.
Tratamento
Nesses casos de costocondrite, o tratamento será prescrito por um médico para aliviar os sintomas com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides.
A fisioterapia com exercícios de alongamento ou de estimulação nervosa também pode ser recomendada para reduzir a dor e a inflamação.
Neste outro artigo falamos sobre a dor embaixo da costela direita, suas causas e tratamento.
Distensão muscular e entorse intercostal
Essa é uma causa muito comum de costocondrite e dor nas costas. As distensões e entorses musculares podem ser causadas por determinados movimentos, como se abaixar para pegar um objeto, atividade repetitiva ou atividade física.
Lesões em qualquer um dos músculos entre a caixa torácica e a coluna vertebral causam inflamação e aumento da sensibilidade na área, resultando em dor no peito e nas costas.
Tratamento
O tratamento dependerá da lesão. O médico prescreverá analgésicos e anti-inflamatórios, além de terapia de reabilitação com um fisioterapeuta.
Traumatismo
Acidentes ou lesões graves na área do tórax, seja por quedas ou lesões esportivas, podem danificar a cartilagem da costela, desencadeando a costocondrite, e causar dor no tórax que se irradia para as costas.
Tratamento
O tratamento médico pode incluir analgésicos, anti-inflamatórios e até esteroides, dependendo dos sintomas do paciente. Em alguns casos, exercícios de reabilitação feitos por um fisioterapeuta podem ser recomendados para a recuperação total.
Infecção do trato respiratório
Processos infecciosos, como tuberculose, pneumonia ou bronquite, causados por bactérias, geram dor e inflamação na região torácica, que pode se irradiar para as costas. Além disso, isso será acompanhado por outros sintomas, como
- Febre
- Dificuldade para respirar.
- Tosse seca ou produtiva.
- Dor ao respirar profundamente e ao espirrar.
- Coriza.
Tratamento
O tratamento das infecções do trato respiratório será indicado pelo médico de acordo com a bactéria causadora da infecção. Serão prescritos antibióticos, antipiréticos para febre, antitussígenos para controle da tosse e anti-histamínicos ou descongestionantes nasais em caso de congestão e secreção nasal.
Osteoartrite
A osteoartrite é uma doença articular degenerativa que se desenvolve à medida que as pessoas envelhecem. Ela é causada por lesão e inflamação dos tendões, o que leva a alterações ósseas e à deterioração dos tendões, causando desgaste, dor e limitação de movimentos. Essas alterações ocorrem lentamente ao longo do tempo.
Além disso, a passagem do tempo pode causar irritação dos nervos, o que pode agravar a situação, causando dor em diferentes partes do corpo, inclusive nas costas.
Ocasionalmente, a costocondrite pode ser um sinal de osteoartrite ou de qualquer condição que danifique a cartilagem.
Tratamento
A osteoartrite não pode ser curada, mas pode ser controlada com uma combinação de tratamentos medicamentosos tópicos e orais para alívio da dor, como os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). Além disso, será recomendada a terapia de reabilitação com um fisioterapeuta.
Tumores
A presença de tumores cancerígenos, como os de mama, tireoide ou pulmão, devido à sua localização, pode causar dor nas costas. Esses tumores podem ser acompanhados pelos seguintes sintomas:
- Dor.
- Desconforto nas mamas, no pescoço ou nas costas e no tórax.
- Costocondrite.
- Gânglios linfáticos aumentados.
- Perda de peso
Tratamento
O tratamento será indicado pelo médico oncologista, que, dependendo do estágio da doença, prescreverá quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, se necessário.
Agora que você já sabe as principais causas para a costocondrite e dor nas costas, não perca este outro artigo sobre as doenças que causam dor nas costas.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Costocondrite e dor nas costas - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.
- Hiperlaxitud Articular, H. A. (2008). Significado e importancia de estudiar a las personas con hiperlaxitud articular. Revista Chilena de Reumatología, 24(1), 4-5.
- Wisniewski, A. (2007). Evaluación de la costocondritis. Nursing (Ed. española), 25(9), 37-39.