Lesões e doenças da coluna vertebral

Doenças que Causam Dor nas Costas

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 15 fevereiro 2023
Doenças que Causam Dor nas Costas

Você já se perguntou o que causa dor na coluna? Sentir dor nas costas é muito comum e pode ser algo vivido por qualquer pessoa em diferentes momentos da vida, mesmo sem ter tido lesão prévia ou algum fator de risco. Nem sempre a dor nas costas é grave, pois em muitos casos pode melhorar sozinha. No entanto, em outras ocasiões, a dor nesta área do corpo pode ser causada por algumas doenças, como veremos a seguir.

Continue lendo este artigo do ONsalus para saber em detalhes quais são as doenças que causam dor nas costas.

Também lhe pode interessar: Pontadas nas costas: causas e tratamento

Índice

  1. O que causa dor nas costas?
  2. Artrite
  3. Espondilite anquilosante
  4. Estenose espinhal
  5. Fibromialgia
  6. Hérnia de disco
  7. Distensão ou entorse
  8. Dor ciática
  9. Doenças renais
  10. Osteoporose
  11. Desvios de coluna
  12. Endometriose
Ver mais >>

O que causa dor nas costas?

Diferentes doenças e problemas de saúde podem ter como consequência a dor na coluna. As principais são:

  • Artrite
  • Espondilite anquilosante
  • Estenose espinhal
  • Fibromialgia
  • Hérnia de disco
  • Distensão ou entorse
  • Dor ciática
  • Doenças renais
  • Osteoporose
  • Desvios de coluna
  • Endometriose

A seguir detalharemos cada uma delas e também falaremos sobre seus sintomas.

Artrite

A artrite é uma doença degenerativa que inflama as articulações da coluna vertebral e é a causa mais frequente de dor nas costas. A artrite na coluna vertebral pode reduzir os espaços intervertebrais que cercam a medula espinhal, causando o que é conhecido como estenose espinhal, resultando em forte dor nas costas.

A artrite ocorre quando o sistema imunológico, responsável por proteger o corpo de infecções e doenças, ataca seus próprios tecidos. É caracterizada, principalmente, por causar dor e inchaço.

Doenças que Causam Dor nas Costas - Artrite

Espondilite anquilosante

É um tipo de artrite que causa inflamação nas articulações e ligamentos da coluna vertebral. Muitas pessoas com essa alteração têm episódios de dor leve nas costas acompanhada de rigidez que vêm e vão.

No entanto, outras pessoas podem apresentar dor nas costas severa e contínua, com perda de flexibilidade na coluna.

Estenose espinhal

A estenose espinhal ocorre quando os espaços da coluna se estreitam e exercem pressão sobre a medula espinhal e as raízes nervosas. Este estreitamento geralmente ocorre com o tempo e afeta uma ou mais áreas da coluna, como o canal medular, as raízes dos nervos e as aberturas entre as vértebras, ou seja, locais por onde os nervos da coluna saem e se dirigem a outras partes do corpo.

Com esta doença, é comum ter dor nas costas de forte intensidade.

Fibromialgia

A fibromialgia refere-se à dor ou sensibilidade a longo prazo nas articulações, músculos e tendões. É um transtorno crônico que afeta todo o corpo, sendo uma das possíveis causas da dor nas costas de forte intensidade, pois as pessoas que sofrem com esta doença têm uma maior sensibilidade à dor.

Qualquer pessoa pode sofrer de fibromialgia, no entanto, é mais comum em mulheres do que em homens, ocorrendo geralmente na época da meia idade. A possibilidade de sofrer com essa doença pode ir aumentando com o passar dos anos.

Hérnia de disco

Com o avançar da idade, os discos intervertebrais podem sofrer lesões ou o revestimento externo destes pode se desgastar ou se deslocar. Uma hérnia de disco é o que se conhece como um disco deslizado ou rompido, que ocorre quando o tecido que reveste um disco empurra contra a medula espinhal ou as raízes nervosas.

Entre as vértebras da coluna há um tipo de amortecedor, que pode sair da sua posição normal, causando a compressão da raiz nervosa ao sair da medula espinhal e das vértebras. Essas mudanças devido a lesões por traumatismos ou processos degenerativos podem causar dor na coluna, que pode variar em intensidade dependendo do grau da lesão.

Doenças que Causam Dor nas Costas - Hérnia de disco

Distensão ou entorse

As distensões e entorses nas costas são também uma causa comum de dor nessa região. A lesão dos músculos, tendões ou ligamentos na coluna pode acontecer ao levantar objetos pesados, ou ao realizar movimentos bruscos sem cuidado.

Algumas pessoas podem se lesionar nessa região ao tossir, espirrar, se curvar ou realizar uma atividade física repetitiva.

Dor ciática

O nervo ciático liga a coluna às pernas. Quando uma lesão, como a hérnia de disco, pressiona esse nervo, ocorre o que se conhece como ciática. Além da dor na coluna, pode causar dor na perna e no pé, geralmente acompanhada de ardência ou formigamento.

É uma dor aguda e lancinante que se estende pelos glúteos, afetando a região baixa da coluna.

Doenças que Causam Dor nas Costas - Dor ciática

Doenças renais

As doenças renais, como pedras ou infeções, podem ser a causa de dor nas costas ou em um lado das costas. As pedras ou cálculos podem ser tão pequenas quanto uma partícula de areia, ou tão grandes quanto uma bola de golfe. Dependendo do tamanho, podem passar despercebidos ou causar sintomas acompanhados de dor nas costas.

Cálculos pequenos podem causar dor extrema quando são expulsas ou ao se moverem no trato urinário, enquanto os grandes podem ficar presos no ureter, causando, além causar dor nas costas, sangramento e obstrução urinária. Nesses casos, pode ser necessária uma cirurgia para removê-los.

Osteoporose

Trata-se de uma doença em que os ossos, incluindo as vértebras da coluna vertebral, ficam porosos e frágeis devido à diminuição de sua densidade e força. Isso aumenta o risco de fraturas por compressão. Com essa enfermidade, as vértebras podem estar sujeitas a fraturas que são muito dolorosas devido à fragilidade óssea causada pela perda ou diminuição dos níveis de cálcio.

Essa doença está ligada ao envelhecimento e é uma das causas mais comuns de dor na coluna.

Desvios de coluna

A escoliose, lordose ou cifose são condições que provocam desvios da coluna vertebral. Essas condições podem estar presentes desde o nascimento, diagnosticadas muito tempo depois, seja durante a infância ou adolescência.

Esses desvios podem causar dor nas costas e uma má postura, exercendo pressão sobre músculos, tendões, ligamentos e vértebras.

Doenças que Causam Dor nas Costas - Desvios de coluna

Endometriose

A endometriose é uma doença muito dolorosa causada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina em lugares onde não deveria estar, como ovários, trompas de Falópio, parte externa do útero e em órgãos na cavidade abdominal.

A dor é o sintoma mais comum da endometriose. Ela se manifesta antes e durante o período menstrual, com intensidade forte, refletindo em locais onde o tecido endometrial está presente - incluindo a região das costas.

Agora que você conheceu as principais doenças que causam dor nas costas, não perca este outro artigo sobre as causas e tratamento para as pontadas nas costas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Doenças que Causam Dor nas Costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Delgado, J. Á. G., Lara, G. V., Torres, J. D. C. M., & Morales, I. P. (2014). Epidemiología del dolor de espalda bajo. Investigaciones Medicoquirúrgicas, 6(1), 112-125.
  • Fontecha, C. G. (2014). Dolor de espalda. PediatríaIntegral, 413.
  • González Montesinos, J. L., Martínez González, J., Mora Vicente, J., Salto Chamorro, G., & Álvarez Fernández, E. (2004). El dolor de espalda y los desequilibrios musculares.
  • Reguera Rodríguez, R., Socorro Santana, M. D. L. C., Jordán Padrón, M., García Peñate, G., & Saavedra Jordán, L. M. (2018). Dolor de espalda y malas posturas,¿ un problema para la salud?. Revista Médica Electrónica, 40(3), 833-838.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Doenças que Causam Dor nas Costas