Partilhar

Pontadas nas costas: causas e tratamento

 
Por Leonardo Simon. 14 maio 2020
Pontadas nas costas: causas e tratamento

A dor nas costas é um transtorno cada vez mais frequente, já que pode ter diversas causas, como uma simples postura ruim. Esta alteração pode se apresentar de várias formas e em qualquer parte das costas, por isso que é indispensável ser específico ao consultar um médico, a fim de ter um diagnóstico correto e, desta forma, poder realizar o tratamento indicado para cada caso em específico.

Uma das formas mais comuns dos incômodos nesta parte do corpo são as pontadas. Geralmente, este tipo de dor está associada a um exercício físico em excesso, embora possam existir mais motivos. É por isto que, se você é uma dessas pessoas que sofre de incômodo nesta região, no seguinte artigo do ONsalus te damos as respostas sobre as pontadas nas costas: causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Dor na lombar ao deitar: causas e soluções

Ruptura muscular, a causa mais frequente das pontadas nas costas

Se você está sentindo pontadas nas costas, elas podem ser provocadas por alguma ruptura, também chamada de distensão muscular, na região. Isto se refere a uma ruptura do músculo, seja parcial ou total, e costuma ser uma consequência de um forte impacto ou traumatismo. Existem alguns fatores de risco que podem favorecer o aparecimento de uma ruptura muscular, por exemplo, a alimentação, levar uma vida sedentária ou a fadiga muscular.

Embora a ruptura tenha como principal característica a presença de pontadas na área afetada, também aparecem sintomas como:

  • Inchaço
  • Hematomas
  • Ter a sensação de que algo range quando se movimentam os músculos das costas
  • Perda de força muscular
  • Falta de movimento

Compressão dos nervos, gera a sensação de pontadas

Outra das causas mais comuns das pontadas nas costas, seja na região superior ou inferior, é a compressão dos nervos. Isto pode acontecer devido a um deslocamento do disco intervertebral, por um traumatismo muito forte, por uma fibrocartilagem formada de forma irregular ou por um desgaste do disco.

Além das pontadas nas costas, os sintomas que provocam um aperto ou compressão nos nervos, são:

  • Sensações de formigamento e dormência
  • Anormalidades musculares
  • Ter dificuldade para segurar objetos ou levantar os braços, dependendo da gravidade do transtorno.

Doença renal, outra causa de pontadas nas costas

Muitas pessoas sentem pontadas nas costas e não encontram a causa das mesmas, contudo, deve-se ter em conta que os pacientes com transtornos renais podem sofrer estes incômodos, principalmente depois de um grande esforço, seja praticando um esporte ou não.

Em vários casos, as pessoas não conhecem sua doença renal, já que se trata de uma doença que avança silenciosamente. Se este for o caso, a dor nas costas aparecerá na parte lateral, seja de um lado ou nos dois, e não no centro devido ao fato de que os rins estão ao lado da coluna vertebral. É possível que não sejam notadas dores constantes, mas ao aparecer serão sentidas fortes pontadas nas costas e durarão menos de cinco minutos. Além disso, podem aparecer outros sintomas como:

  • Febre
  • Ardência ao urinar
  • A cor da urina seja escura ou rosada com presença de sangue

No seguinte artigo te falamos com mais detalhes sobre a insuficiência renal.

Pontadas nas costas: causas e tratamento - Doença renal, outra causa de pontadas nas costas

Tumores também podem provocar pontadas nas costas

Outro motivo que não está vinculado aos músculos das pontadas nas costas são os tumores nesta área do corpo, especialmente os vertebrais ou medulares, o qual pode ter diversas causas, mas as mais frequentes são os vários tipos de câncer.

Se este é o motivo das pontadas nas costas, é muito provável que o tumor cause o aparecimento de outros sintomas como:

  • Perda de sensibilidade, seja ao frio, calor ou a dor.
  • Fraqueza muscular, principalmente nas extremidades do corpo.
  • Paralisia de diversos graus em diferentes partes.
  • Deterioração das funções intestinais e da bexiga.

Tratamento para as pontadas nas costas

O tratamento para eliminar as pontadas que são sentidas nas costas dependerá exclusivamente da causa. Se o motivo é um tumor ou um transtorno renal, os incômodos irão parar com o uso de analgésicos ou massagens musculares, por isso será preciso se consultar com um médico urgentemente para encontrar a causa e começar o tratamento indicado, a fim de combater a alteração.

Se a causa é uma compressão dos nervos, é provável que o especialista recomende diversos exercícios terapêuticos e massagens na área, contudo, também pode indicar alguns medicamentos que ajudem a acalmar os incômodos e melhorar os resultados do tratamento.

As rupturas musculares, geralmente, são tratadas com repouso, aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área com faixas e analgésicos para aliviar o incômodo. A duração dependerá tanto da gravidade do transtorno quanto de cada caso em específico e, finalmente, serão realizadas diversas atividades para poder recuperar a força muscular perdida.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontadas nas costas: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Pontadas nas costas: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Pontadas nas costas: causas e tratamento
1 de 2
Pontadas nas costas: causas e tratamento

Voltar ao topo da página