Lesões e doenças do tórax

Peito Queimando Por Dentro: Causas e Tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 21 novembro 2022
Peito Queimando Por Dentro: Causas e Tratamento

Você sente o peito queimando por dentro e não sabe por quê? Esse mal estar pode ser atribuído a diversos problemas de saúde relacionados ao coração, ao sistema digestivo, aos pulmões e aos músculos. Normalmente, a sensação de queimação no peito vem acompanhada de dor e aperto, podendo se espalhar para outras partes do corpo, como o pescoço, a mandíbula, as costas e os braços. Nesse sentido, as dores no peito geralmente são um problema sério que deve ser atendido prontamente para evitar complicações.

Continue lendo este artigo do ONsalus para saber tudo sobre a sensação de peito queimando por dentro, suas causas e tratamentos possíveis.

Índice

  1. Peito queimando por ataque cardíaco
  2. Queimação no peito devido à angina
  3. Peito queimando por conta de acidez estomacal
  4. Problemas na vesícula biliar ou no pâncreas
  5. Queimação no peito por costocondrite
  6. Pleurite também provoca a queimação no peito
  7. Peito queimando em um ataque de pânico

Peito queimando por ataque cardíaco

Primeiramente, as dores no peito são associadas a enfermidades cardíacas, já que nesses casos a pessoa costuma apresentar uma dor no peito que se intensifica cada vez mais e sensação de ardência. Além disso, os sintomas são tão agudos que podem se espalhar pelo pescoço, ombros e braços. É comum, portanto, sentir uma queimação no peito.

Normalmente, o ataque cardíaco é causado por uma obstrução do fluxo sanguíneo, quase sempre por coágulo, levando o coração a não receber oxigênio o suficiente. Há o risco de que esse músculo morra se o fluxo sanguíneo não for restaurado rapidamente.

Os ataques cardíacos podem ser causados conforme a idade da pessoa, seus hábitos de vida e presença de certas condições médicas. Nesse sentido, é importante ir imediatamente a um pronto socorro ao ter qualquer um desses sintomas para minimizar possíveis danos ao coração e ter maior probabilidade de sobrevivência.

O que fazer?

Os tratamentos para ataque cardíaco dependerão do nível de obstrução do fluxo sanguíneo, isto é, se é parcial ou total. A primeira coisa é fornecer oxigênio para restaurar os níveis e conseguir controlar a pressão arterial, o pulso e a temperatura.

Certos medicamentos são essenciais para tratar o problema cardíaco, como a aspirina, os trombolíticos, os anticoagulantes, além da nitroglicerina e dos betabloqueadores para reduzir a coagulação do sangue, melhorar o fluxo sanguíneo e equilibrar o ritmo cardíaco. Além disso, em circunstâncias específicas, a cirurgia pode ser uma opção para desbloquear e abrir a artéria afetada, dependendo da consideração do médico especialista.

Queimação no peito devido à angina

A angina de peito é causada pelo fluxo insuficiente de sangue ao coração, devido à grande quantidade de placas espessas acumuladas nas paredes internas das artérias. As pessoas com angina de peito sentem dor e pressão persistentes no peito e uma sensação do peito queimando por dentro, e também podem ter dor nos ombros, braços, pescoço e costas.

A causa mais comum da angina é a cardiopatia coronária, entretanto, outras doenças cardíacas ou mesmo a hipertensão arterial não controlada podem desencadeá-la.

O que fazer?

O tratamento para angina de peito é integral, incluindo mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos e reabilitação. Nesse sentido, a alimentação equilibrada é fundamental para equilibrar os níveis de colesterol e a pressão arterial. Também é importante controlar o estresse e, para isso, certas técnicas e exercícios de relaxamento podem ajudar. Por outro lado, a terapia medicamentosa a base de bloqueadores, nitratos, inibidores, anticoagulantes, etc., previamente indicados pelo médico especialista, são essenciais para o tratamento dessa condição.

Neste outro artifo falamos sobre dor no peito depois de comer e suas causas.

Peito Queimando Por Dentro: Causas e Tratamento - Queimação no peito devido à angina

Peito queimando por conta de acidez estomacal

A acidez estomacal é causada quando o suco gástrico passa do estômago para o esôfago, sendo consequência da produção excessiva de ácido pelo órgão digestivo. Esse mal estar aparece com frequência quando na alimentação predominam as frituras, as comidas condimentadas ou picantes. Em casos pontuais, também é possível que certos medicamentos como os anticolinérgicos, antidepressivos, anti-inflamatórios, morfina, entre outros, possam produzir acidez.

Normalmente, os pacientes que sofrem desse desconforto apresentam uma sensação de queimação na boca do estômago, muitas vezes estendendo-se até o esterno, acompanhada de dor que se irradia ao redor da garganta e também a sensação de queimação no peito.

O que fazer?

O tratamento para a acidez estomacal é baseado em medicamentos e mudanças na alimentação. Nesse sentido, os antiácidos a base de hidróxido de alumínio e magnésio são os mais recomendados. Para casos graves, é necessário o uso de inibidores da bomba de prótons (IBPs), como o omeprazol, e bloqueadores H2, como a ranitidina, conforme recomendações médicas.

Neste outro artigo falamos sobre as causas e tratamento para a acidez na garganta.

Problemas na vesícula biliar ou no pâncreas

Muitas vezes, a vesícula biliar ou o pâncreas podem se inflamar por diversas razões, entre elas, pelo excesso de sais minerais na bile e os cálculos biliares, que a depender do caso podem obstruir os ductos biliares. Estes são geralmente formados por uma supersaturação da bile com colesterol, muito comum em pacientes obesos, diabéticos ou naqueles que apresentam má absorção de sais biliares.

A princípio, é uma condição assintomática, entretanto, em alguns casos pode causar cólica biliar, uma dor típica em toda a região abdominal que pode incluir o peito e as costas, acompanhada de sensação de ardor e náuseas. Assim, sentir o peito queimando nestes casos também é comum.

O que fazer?

O tratamento eficaz nestas situações dependerá do tamanho das pedras e do grau de desconforto. Quando os cálculos são pequenos, é possível tentar dissolvê-los com medicações orais com ácido ursodesoxicólico várias vezes ao dia por aproximadamente seis meses, após avaliação médica prévia. Em casos graves, onde a dor e o mal estar persistem, os cálculos são grandes e migram para outros órgãos, causando complicações, e a cirurgia para retirada da vesícula biliar é uma alternativa.

Queimação no peito por costocondrite

A costocondrite é uma condição associada a lesões e problemas na estrutura e na musculatura ósseas, especificamente na parede torácica, quando há inflamação da cartilagem que une as costelas ao esterno. Geralmente, é causada por uma lesão no tórax, por levantamento de objetos pesados, infecções virais, etc. Essa situação gera muita dor no peito, que costuma se espalhar pelo abdômen e costas, além de gerar pressão no esterno e produzir sensação de queimação nessa área.

O que fazer?

Se você sentir o peito queimando e constatar que a causa é a costocondrite, saiba que o tratamento requer necessariamente uma avaliação médica para especificar a situação clínica. O uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides ajudam a aliviar a dor e minimizar a inflamação. Da mesma forma, a aplicação de compressas de calor e infiltrações locais com analgésicos fazem parte do tratamento nesses casos.

Pleurite também provoca a queimação no peito

Normalmente, os distúrbios pulmonares costumam manifestar-se por desconforto no peito, como uma sensação de ardor persistente e dor em toda a área. Esse é o caso quando a camada que separa os pulmões da parede torácica, conhecida como pleura, fica inflamada, causando tosse constante e dor aguda no peito, intesificadas ao respirar. Por isso, diante desses sintomas, tais como sentir o peito queimando, é fundamental ir ao médico e especificar o que está acontecendo para obter a indicação do tratamento eficaz o mais rápido possível.

O que fazer?

O tratamento dependerá da causa desencadeora da pleurite. Portanto, se for devido a uma infecção bacteriana, é necessário o uso de antibióticos. Dor e inflamação geralmente são tratadas com anti-inflamatórios não esteroides, como Ibuprofeno, Advil, etc. O diagnóstico e o tratamento precoces garantem uma recuperação rápida.

Peito queimando em um ataque de pânico

Os ataques de pânico geram um medo intenso e difícil de controlar que, por vezes, pode causar danos físicos graves. Os episódios de pânico frequentemente causam dor e ardência no peito, além de outras sensações de mal estar como sudorese abundante, ritmo cardíaco acelerado, enjoos, dificuldade para respirar e náusea.

Diversas são as causas que levam a essa situação, como níveis elevados de estresse, antecedentes familiares, eventos traumáticos, consumo de tabaco ou cafeína em excesso, entre outros.

O que fazer?

É fundamental ir ao psiquiatra ou a outro especialista relacionado para obter uma avaliação detalhada da situação e também a prescrição do tratamento adequado que, em geral, inclui tratamento psicológico, como a terapia cognitivo-comportamental, além do uso de medicamentos especiais, como os inibidores seletivos da recaptação de seretonina.

Agora que você sabe as diferentes causas para sentir o peito queimando, recomendamos também a leitura deste outro artigo sobre os sintomas e soluções para gases no peito.

Peito Queimando Por Dentro: Causas e Tratamento - Peito queimando em um ataque de pânico

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Peito Queimando Por Dentro: Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Bosch, A. (2006). Acidez gástrica. [Documento en Línea]. Disponível em: <13094152https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-acidez-gastrica-13094152>. Acesso em 18 de novembro de 2022.
  • Cid, J. y col (2005). Dolor torácico crónico. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1134-80462005000700007>. Acesso em 18 de novembro de 2022.
  • Giménez, S. (2004). Angina de pecho. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-angina-pecho-13068671>. Acesso em 18 de novembro de 2022.
  • Mayo Clinic. (2021). Dolor en el pecho. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/chest-pain/symptoms-causes/syc-20370838#:~:text=El%20dolor%20de%20pecho%20se%20puede%20producir%20a%20causa%20de,con%20el%20est%C3%B3mago%20(es%C3%B3fago>. Acesso em 18 de novembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Peito Queimando Por Dentro: Causas e Tratamento