Partilhar

Gases no peito: sintomas e soluções

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 30 julho 2018
Gases no peito: sintomas e soluções

Todos nós já sofremos de gases em algum momento da nossa vida, quer seja por alguma causa média ou simplesmente por maus hábitos como tomar refrigerante ou outras bebidas com gás. No entanto, nem todos os gases são iguais e, em alguns casos, eles se acumulam no peito e acabam provocando desconforto.

No seguinte artigo do ONsalus, explicamos essa condição em concreto, gases no peito: sintomas e como eliminá-los, assim como as causas do seu aparecimento para que você possa detectar e tratá-los a tempo. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Barriga inchada e dura: causas e soluções

Causas dos gases no peito

Existem diferentes razões pelas quais podemos acumular gases e sentir desconforto no peito, nas costas e em outras zonas do tronco. Em seguida, explicamos quais são as principais causas agrupadas em diferentes grupos:

Problemas respiratórios

A respiração, ou melhor, a respiração incorreta, é uma das principais causas da aerofagia e da acumulação de gases:

  • Técnica respiratória errada.
  • Problemas n boca.
  • Respirar demasiado rápido.
  • Má coordenação entre respiração e deglutição.

Tudo isto faz com que engulamos demasiado ar e que ele se acumule no trato digestivo.

Problemas de estômago

No entanto, quando esse problema ocorre com frequência e costuma se manifestar depois da refeição, é provável que a causa seja algum problema estomacal ou intestinal. Outro aspeto que nos pode ajudar a identificar se os gases são causados por problemas digestivos é a presença simultânea de outros sintomas como refluxo, tonturas ou náuseas. Algumas das doenças e problemas digestivos que podem provocar gases de peito são:

  • Refluxo gastroesofágico.
  • Cólon irritável.
  • Intolerâncias alimentares.
  • Bactérias no estômago, por exemplo, a infeção por Helicobacter Pylori.
  • Gases no peito por ansiedade.

Maus hábitos

Alguns hábitos de vida que praticamos no dia-a-dia acabam provocando aerofagia. Entres essas práticas incorretas que você deve eliminar da sua rotina, encontramos:

  • Mascar chiclete.
  • Beber bebidas com gás e carbonatadas.
  • Beber ou comer demasiado rápido.
  • Fumar.
  • Utilizar dentaduras postiças que não estejam bem fixas.

Ansiedade e gases

Os gases são um dos sintomas físicos mais comuns da ansiedade. Mais de 50% que sofrem do transtorno contam com gases estomacais como um dos desconfortos derivados. Isso acontece em parte, porque os músculos do estômago ficam tensos quando sofremos de ansiedade, o que pode provocar indigestões, e por comermos mais depressa e pior nesses momentos. Isto também está associado aos maus hábitos de vida indicados acima.

Gases no peito: sintomas e soluções - Causas dos gases no peito

Sintomas de gases no peito

Os gases provocam flatulência e arrotos mas, além disso, existe uma série de sintomas que podem passar despercebidos e que também são provocados por essa condição. Dor no peito pode ser gases? Em seguida, explicamos os principais sintomas dos gases no peito e outro tipo de desconforto que podem provocar:

  • Pressão no peito e sensação de asfixia.
  • Dor no peito devida à presença de gases.
  • Possível dor ao respirar.
  • Dor ao tocar a zona.
  • Desconforto e dor nas costas.
  • Gases no peito e palpitações.
  • Tensão e distensão abdominal.
  • Dor no esterno.
  • Dor no lado esquerdo, como se afetasse o coração.

Como eliminar os gases acumulados no corpo naturalmente

Quando existe uma acumulação de gases no peito, é provável que estejam provocando pressão suficiente para você sentir desconforto e dor. Essa dor, como explicado anteriormente, pode irradiar para outras zonas do corpo como as costas e até provocar tonturas, náuseas e vômitos. No entanto, você deve saber que não é necessário recorrer a medicamentos para acabar com eles, já que existem vários remédios caseiros para eliminar os gases no peito:

Gengibre e erva-doce

Este é um dos melhores remédios para eliminar gases no peito. Para beneficiar das suas propriedades, adicione uma colher de sopa de gengibre sexo e uma colher de erva-doce em um copo de água fria. Misture os pós antes de adicionar a água para que os produtos fiquem bem integrados. Tome esta bebida sempre antes de dormir para eliminar os gases durante a noite.

Carvão ativado

As cápsulas de carvão ativado são outra das soluções para eliminar gases no peito com um efeito quase imediato. Na verdade, você notará que os sintomas começam a desaparecer apenas uma hora e meia após tomá-las. Se você sabe que vai comer algo que costuma provocar gases no peito e mal-estar, você pode tomar estas cápsulas antes da refeição para evitar a formação desses gases.

Folhas de pêssego

Embora possa parecer estranho, as folhas de pêssego são um excelente remédio carminativo, ou seja, são úteis para eliminar ou prevenir o aparecimento dos gases. Para isso, você deve ferver 1/4 de litro e, quando chegar ao ponto de ebulição, adicionar 2 colheres de chá de folhas de pêssego. Deixe repousar por 10 minutos e beba 3 vezes por dia, de preferência depois de cada refeição.

Sementes de coentro

As sementes de coentro são outro dos melhores remédios caseiros para gases no peito, oferecendo alívio imediato. Esta é uma espécie aromática que se costuma usar na cozinha e que também pode ser incorporada nos seus pratos para evitar o aparecimento dos sintomas. As sementes podem ser encontradas em lojas de alimentação, ervanárias ou lojas de produtos naturais.

Chá de raiz de gengibre

Embora já tenha sugerido outro remédio com gengibre, você deve saver que essa raiz é um dos remédios naturais mais eficazes na hora de eliminar os gases. Nesse caso, será preparado em forma de chá, uma bebida que você pode fazer moendo a raiz de gengibre ou comprando em pó. Adicione-o em água fervente e beba depois de esfriar um pouco para aliviar o incômodo provocado pelos gases no peito de imediato.

Posturas para eliminar gases

Além dos medicamentos e dos remédios caseiros, existe uma série de posturas e exercícios que devemos considerar e que podem ser muito úteis na hora de eliminar gases. Confira os dois melhores exercícios passo a passo:

De joelhos

Dependendo da postura adotada, pode ser fisiologicamente difícil que o corpo expulse os gases sozinho e é por isso que devemos adotar a postura que mais se adapta às necessidades do nosso corpo para que ele possa expulsá-los facilmente. Assim, a melhor postura para eliminar os gases é de joelhos - pode até ser na cama - com o corpo esticado para a frente e a cabeça apoiada na almofada.

Nessa posição, o ar e os gases do corpo encontrarão a saída para poder deixar o seu corpo, quer seja pela boca como arrotos ou em forma de flatulências.

Respiração de diafragma

A prática de determinadas atividade relaxantes, como pode ser o yoga, a meditação ou o esporte, é boa para evitar a acumulação de gases e de outros sintomas vinculados. Outra excelente opção é fazer exercícios de respiração diafragmática. Esta respiração, que é a correta, expulsa o ar acumulado, baixa a tensão e impede que o ar fique preso ao respirar. Siga as orientações:

  • Sente-se em um local confortável.
  • Coloque a mão sobre o abdômen.
  • Respire lentamente pelo nariz, notando como o abdômen se eleva e move com a sua mão.
  • Mantenha a respiração por alguns segundos e solte lentamente o ar pela boca, fazendo o abdômen descer com a sua mão.
  • Repita esta sequência por 5 minutos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gases no peito: sintomas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Gases no peito: sintomas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Patti
gases no tórax o que fazer

Gases no peito: sintomas e soluções
1 de 2
Gases no peito: sintomas e soluções

Voltar ao topo da página