Partilhar

Coceira no corpo à noite: causas e soluções

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 18 julho 2018
Coceira no corpo à noite: causas e soluções

A coceira no corpo é, sem dúvida, uma condição tão incômoda quanto desesperante, especialmente quando se apresenta durante a noite, o momento em que nos deitamos na cama para descansar. Se, cada vez que você se deita para dormir, começa a sentir coceira no corpo todo e não sabe porquê, pode ser que a razão esteja oculta entre os lençóis. A coceira noturna é comum, por isso nesse artigo do ONsalus respondemos à questão: coceira no corpo à noite, o que pode ser e como tratar?

Também lhe pode interessar: Verrugas no ânus: causas e tratamento

Alergia aos ácaros do pó

Uma das causas da coceira no corpo somente à noite mais comuns é a presença de ácaros do pó no seu colchão. Os ácaros do pó são pequenos insetos que vivem como parasitas e se alimentam das escamas que a sua pele vai soltando. Esse tipo de aracnídeos prefere os sítios escuros e com alguma umidade, pelo que locais como os colchões e roupas de cama são perfeitos para eles.

A maioria das pessoas nem sequer nota a presença dos ácaros mas, se você tem pele sensível ou alergia a estes insetos, o mais provável é que comece a sentir desconforto e coceira no corpo todo quando se deita, além de apresentar dermatite como consequência da reação alérgica. Outros sintomas podem ser espirros, congestão nasal, tosse ou dificuldade em respirar.

Para solucionar este problema, é importante:

  • Consultar um dermatologista para diagnosticar a alergia a esses aracnídeos.
  • Ventilar a nossa casa diariamente e tentar expôr o colchão ao sol e ao ar livre pelo menos uma vez por mês.
  • Usar protetores de colchão antiácaros que devem ser lavados com frequência a uma temperatura de, no mínimo, 60 º. Recomendamos também que os protetores sejam trocados a cada ano e meio.
  • Lavar os lençóis com frequência, pelo menos uma vez por semana, a uma temperatura de 60 º C ou mais, pois essa é a temperatura que permite que os ácaros e suas crias morram.

Os cremes com cortisona de venda livre podem te ajudar a diminuir a coceira, do mesmo modo se recomenda hidratar a pele com uma loção à base de ureia se você tem derme sensível.

Coceira no corpo à noite: causas e soluções - Alergia aos ácaros do pó

Alergia a detergentes e sabões

Usar detergentes com perfumes muito fortes ou sabões que não sejam de pH neutro pode provocar alergias incômodas que pioram durante a noite. Uma das causas da coceira no corpo todo à noite que se apresenta regularmente ocorre quando trocamos o detergente por outro mais forte ou com um aroma diferente, ou quando não eliminamos adequadamente os resíduos do produto durante a lavagem. Os químicos presentes no detergente podem provocar uma reação alérgica na nossa pele, provocando a coceira. Recomendamos que você opte por um detergente sem perfume que seja indicado para pele sensível.

O mesmo acontece com o sabão que você usa no seu corpo. Se você sempre se lava à noite e notou que a alergia surge sempre nesses momentos, é conveniente que troque o seu sabão por outro com pH neutro que seja mais delicado com a sua pele.

Pele ressecada

Uma pele ressecada pode dar origem a vários problemas dermatológicos, aumentando a nossa possibilidade de sofrer dermatite quando piora. Se você nunca trata de hidratar a sua pele, bebe pouca água e nota que ela sempre está baça e apagada, essa pode ser a causa do problema.

Embora seja possível que você também sinta desconforto durante o dia, a coceira nas pernas à noite, ou até mesmo em todo o corpo, é mais notória já que você se encontra mais relaxado. Ela pode piorar com duchas de água quente antes de ir dormir. Hidratar a sua pele diariamente com uma loção para pele seca que contenha ureia, de preferência, ajudará a melhorar esta condição.

Coceira no corpo à noite: causas e soluções - Pele ressecada

Alergia nervosa

A alergia nervosa, também chamada de dermatite nervosa, é uma condição caracterizada pela coceira na pele e pelos surtos de alergia em situações de nervosismo, estresse ou tensão. Se você tem o hábito de pensar nas coisas que te preocupam ou estressam quando se deita e notou que coincide com o início da coceira, é possível que essa seja uma das causas da coceira no corpo todo à noite.

Nesse caso, a visita ao dermatologista é imprescindível. No entanto, além de receber a medicação adequada para reduzir as lesões na pele, é importante trabalhar para diminuir a tensão e o nervosismo, caso contrário a recuperação nunca será totalmente eficaz.

Coceira no corpo à noite: causas e soluções - Alergia nervosa

Presença de insetos no quarto

Outro problema comum que pode provocar essa situação é a presença de insetos como percevejos de cama ou pulgas no quarto que atacam a sua pele, provocando picadas incômodas que provocam coceira. Se, ao despertar, você nota que o seu corpo está cheio de picadas e desconhece a causa, esse pode ser o problema.

Essa situação em casas de campo, casas com animais ou em colchões muito velhos onde os percevejos podem se ter alojado. Verifique o seu colchão atentamente, buscando insetos ou fezes dos mesmos, e mude caso seja muito velho. Além disso, fumigar a casa também pode ser outra medida pertinente para acabar com o problema.

Coceira no corpo à noite: causas e soluções - Presença de insetos no quarto

Se nenhuma das causas se aplica...

Essas são as razões mais comuns do problema mas, se você descartou todas essas causas e a coceira noturna continua, o melhor é consultar o seu médico de família para fazer um exame completo que permita avaliar as possíveis causas do problema.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira no corpo à noite: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Coceira no corpo à noite: causas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lina Magalhães
Meu filho tem coceira no corpo à noite, o que fazer? Ele diz que sente o corpo pinicando à noite.

Coceira no corpo à noite: causas e soluções
1 de 5
Coceira no corpo à noite: causas e soluções

Voltar ao topo da página