Doenças do intestino delgado

Remédio para intestino inflamado

 
Dra. Gennesis Gonzalez
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. Atualizado: 10 novembro 2020
Remédio para intestino inflamado

O intestino inflamado é uma condição bastante frequente que pode se manifestar em qualquer idade e de diferentes formas. Na maioria das pessoas, se apresenta com náuseas ou vômito, constipação ou diarreia, dor abdominal intensa, contrações abdominais, abdômen inflamado, transpiração e perda de apetite. Seja qual for o sintoma relacionado aos intestinos inflamados, o médico será capaz de indicar o tratamento adequado.

Geralmente, os intestinos inflamados melhoram com uma dieta adequada e com o uso de medicamentos, como os antiespasmódicos e antiflatulentos, indicados pelo especialista mas, caso isso não aconteça, existem alguns tratamentos naturais eficazes para tratá-los. Neste artigo do ONsalus, te falaremos sobre intestino inflamado e quais remédios naturais você pode utilizar para melhorar esta condição.

Índice

  1. Sintomas de intestino inflamado
  2. Remédios para intestino inflamado
  3. Outros remédios naturais utilizados para os intestinos inflamados

Sintomas de intestino inflamado

Até o momento, não se sabe com exatidão qual o motivo que gera esta condição de intestinos inflamados, ou seja, não existe um mecanismo único que o explique diretamente, contudo está demonstrado que alguns fatores influenciam, como:

  • Intolerância a alguns alimentos.
  • Alterações hormonais.
  • Influência dos fatores genéticos e hereditários.
  • Gastroenterite.
  • Estresse.

O cólon irritável é o conceito ideal para falar de intestino inflamado ou intestino irritável, algo que engloba, por sua vez, diversas doenças que afetam diretamente o funcionamento do trato gastrointestinal. Caracteriza-se principalmente pela:

  • Dor abdominal intermitente, isto é, com períodos onde há um agravamento dos sintomas e outros onde há um acalmamento dos mesmos, quando se manifesta é uma dor difusa de caráter cortante ou opressivo, que vai de leve a moderada intensidade.
  • Diarreia ou constipação ou ambos em alguns casos, as alterações do ritmo intestinal vêm acompanhadas de náuseas, vômitos e ardência estomacal ou azia.
  • Distensão ou inflamação abdominal.
  • Ausência de qualquer doença orgânica infecciosa ou metabólica relacionada com o sistema digestivo.

A Organização Mundial de Gastroenterologia descreve que a prevalência da síndrome de cólon irritável na Europa e América do Norte está estimada em 10-15%, ocorre entre os 15 e 65 anos, sendo a idade média de manifestação entre os 30 e 50 anos de idade[1].

Remédio para intestino inflamado - Sintomas de intestino inflamado

Remédios para intestino inflamado

Existem vários remédios naturais para intestino inflamado. A seguir te explicamos alguns dos melhores que você tem a sua disposição para aliviar este desconforto:

Mamão

Um remédio natural amplamente utilizado para tratar doenças do estômago e intestinos é o mamão que, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, permite aliviar os sintomas relacionados aos intestinos inflamados. Esta fruta age de forma eficaz graças a uma enzima que é encontrada em seu interior que é denominada papaína, esta intervém diretamente sobre as enzimas pancreáticas, regulando-as. São estas as enzimas que se encarregam de provocar a indigestão, gases intestinais e inflamação.

Camomila

Uma infusão de chá de camomila te fará sentir uma melhora dos sintomas importunos e incômodos que o cólon irritável gera. A infusão de camomila permite então aliviar a dor intestinal que os intestinos inflamados provocam.

Funcho

Outro remédio natural eficaz é uma erva conhecida como funcho que nos permite aliviar sintomas como a acidez estomacal ou azia, os gases ou flatulências, a inflamação abdominal e a diarreia. Basta beber a infusão de funcho para aliviar todos estes mal-estares relacionados com o cólon irritável ou intestinos inflamados.

Chá de menta

Há muitos anos o chá de menta tem sido utilizado para tratar qualquer condição que afete o sistema digestivo, uma xícara deste chá será suficiente para aliviar todos os incômodos.

Cúrcuma

Esta espécie, além de ser utilizada na cozinha cotidiana, tem uma alta capacidade para melhorar a dor e outros síntomas relacionados com a presença do cólon irritável. O ideal é preparar a cúrcuma como infusão em leite morno e tomar ao menos 2 vezes ao dia até que os incômodos ou sintomas tenham desaparecido. Saiba mais sobre essa preparação nesse artigo sobre o leite dourado.

Alcaçuz

Com amplas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias utiliza-se o chá de alcaçuz. Na verdade, é considerado um medicamento popular desde a antiguidade para tratar todos os problemas relacionados com o sistema digestivo.

Vinagre de maçã

Da mesma forma, utilizar o vinagre de maçã diluído com água permite aumentar a secreção das enzimas que são encarregadas pela digestão das gorduras, acelerando desta forma a digestão e combatendo a constipação, um dos sintomas que se pode apresentar tendo os intestinos inflamados.

Linhaça

Devido ao seu alto conteúdo em fibra, a linhaça é amplamente utilizada para melhorar o trânsito gastrointestinal, neste sentido a linhaça é utilizada ante a presença de constipação agindo como um lubrificante completamente natural para o ser humano.

Probióticos

Igualmente, para melhorar qualquer condição que traga consigo o cólon irritável ou intestino inflamado, recomenda-se consumir alimentos probióticos, estes nada mais são que bactérias boas ou favoráveis eficazes para regular o equilíbrio normal intestinal.

Remédio para intestino inflamado - Remédios para intestino inflamado

Outros remédios naturais utilizados para os intestinos inflamados

Existem muitos remédios para intestino inflamado e colón irritável de origem natural, no entanto, não se deve ignorar a importância de se ir ao médico a tempo. Além do que já te explicamos neste artigo, outras opções de remédio para intestino inflamado são os seguintes:

  • Áloe vera: é outro dos remédios naturais utilizados para tratar os intestinos inflamados. Recomenda-se bebê-lo preferivelmente pela manhã, isto permite a desinflamação do cólon.
  • Cenoura: o consumo desta verdura é ideal para tratar a colite, esta conta com altas propriedades anti-inflamatórias. A melhor maneira de conservá-la para que assim reforce o sistema imunológico é mantê-la refrigerada até o momento de ser utilizada.
  • Óleo de rícino: é um remédio caseiro utilizado para tratar os problemas do cólon. Ele deve ser aplicado diretamente sobre o abdômen impregnando uma flanela ou um pano limpo com este óleo e, sobre este, recomenda-se colocar uma garrafa com água quente e deixar agir durante aproximadamente um hora. Isto melhorará as manifestações do intestino inflamado.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio para intestino inflamado, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Referências
  1. M.M. Quigley, Eamonn et al. (2015) Síndrome de Intestino Irritável: uma Perspectiva Mundial. Diretrizes Mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia. Acessado em 6 de fevereiro de 2019. Disponível em <http://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/irritable-bowel-syndrome-spanish-2015.pdfZ

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Remédio para intestino inflamado