menu
Partilhar

Remédios para hemorroidas internas

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 1 março 2021
Remédios para hemorroidas internas

As hemorroidas internas afetam muitas pessoas, sendo que elas costumam ter vergonha de falar sobre esta situação. A verdade é que, em algum grau ou outro, quase todo mundo sofre de hemorroidas, além disso, até não ficarem inflamadas e dilatarem, geralmente não apresentam sintomas.

A presença de dor no ânus, coceira e sangramento retal são os sintomas mais comuns das pessoas que sofrem de hemorroidas internas, sendo que sua causa ainda é considerada de origem inespecífica, mas está relacionada com pessoas que sofrem de constipação. Neste post do OnSalus falamos sobre alguns dos remédios para hemorroidas internas e suas indicações para cada caso.

Também lhe pode interessar: Como curar hemorróidas externas rapidamente

Hemorroidas internas: o que são e porque surgem

A Associação Espanhola de Coloproctologia (AECP) define as hemorroidas como um engrossamento de um tecido localizado no canal anal, no caso das hemorroidas internas, localizadas especificamente na parte interior do reto[1].

As paredes do reto e ânus normalmente são formadas por veias que, uma vez que se dilatam e inflamam, se tornam tortuosas e são denominadas de hemorroidas. Estas se formam, especificamente, na união do reto e ânus, ou seja, na união anorretal.

Em resumo, não é um problema grave de tratar caso sejam diagnosticadas e tratadas a tempo. Mas existem diferentes tipos de hemorroidas, por isso, antes de conhecer as razões pelas quais as hemorroidas ocorrem é importante levar em consideração que, de acordo com o Colégio Americano de Gastroenterologia, as hemorroidas são classificadas em externas e internas[2]. As externas são aquelas que aparecem sob a pele, ou seja, fora do canal anal, sendo semelhantes a um pequeno nódulo, e as internas são as veias inflamadas fora do reto, mas que podem se projetar através do canal anal.

Os principais fatores que predispõe o aparecimento das hemorroidas internas são:

  • Diarreia: um aumento no número de evacuações diárias pode provocar irritação na área retal e predispor a pessoa a sofrer de hemorroidas.
  • Constipação: outra das causas pelas quais podem aparecer hemorroidas internas é ter fezes duras e secas, as quais oprimem as veias que estão no canal retal e provocam a inflamação.
  • Gravidez: a gestação também está relacionada com a manifestação das hemorroidas devido a pressão que o feto exerce na região, isto também está relacionado com o esforço que a mulher faz durante o trabalho de parto, desencadeando o aparecimento das hemorroidas.

Existem outros fatores como:

  • Sexo anal;
  • Tabagismo;
  • Má alimentação;
  • Fumantes na família;
  • Obesidade.

Indiferente do fator de risco, as hemorroidas são causadas pelo aumento da pressão nas veias hemorroidais.

Remédios para hemorroidas internas - Hemorroidas internas: o que são e porque surgem

Como surgem as hemorroidas internas e como são diagnosticadas

As hemorroidas internas não costumam ser tão dolorosas e incômodas quanto as externas, contudo, os sintomas são específicos para cada paciente. A maioria deles apresenta:

  • Sangramento: a presença de sangue em cada evacuação pode ser notada pela cor vermelha brilhante e, geralmente, pode ser visto no papel higiênico ou diretamente no vaso. Geralmente, este tipo de sangramento não está misturado com as vezes, por isso é fácil de ser identificado.
  • Coceira: quando as hemorroidas internas prolapsam pode ser que certa quantidade de mucosa se desprenda, provocando irritação e coceira intensa na área genital.
  • Dor: geralmente, as hemorroidas internas são indolores, contudo, quando a gravidade desta condição aumenta, é possível sentir dor de aparecimento brusco e repentino.

Outras das manifestações são:

  • Dificuldade para higienizar a zona perianal;
  • Prolapso;
  • Secreção mucosa.

O médico é o responsável por realizar o diagnóstico das hemorroidas internas, sendo que o tato retal será suficiente para diagnosticá-las. Caso tenha dúvidas, o médico indicará uma anuscopia, onde será visualizado o reto através de vídeo.

Remédio para hemorroidas internas: Ultraproct

O Ultraproct é um medicamento analgésico eficaz para tratar as hemorroidas internas e que, além disso, alivia a coceira e a queimação. O Ultraproct está disponível em duas apresentações, pomada e supositórios:

  • Pomada para hemorroida: a dose ideal são duas aplicações ao dia em uma pequena camada fina, exceto no primeiro dia onde devem ser feitas 4 aplicações. Para evitar incômodos no uso intrarretal, este deve ser feito cuidadosamente com o dedo.
  • Supositórios: 1 supositório ao dia a cada 2 dias serão suficientes para fazer o tratamento. Em linhas gerais, este tratamento não deve ultrapassar as 4 semanas, tanto com a pomada quanto com os supositórios.

Até o momento, não se conhece nenhuma interação medicamentosa com o uso deste medicamento.

Remédios para hemorroidas internas - Remédio para hemorroidas internas: Ultraproct

Remédio para hemorroidas internas: Xifen

O Xifen é um remédio para hemorroida cujos princípios ativos são:

  • Aesculus hippocastanum.
  • Nux vomica.
  • Collinsonia canadiensis.
  • Aloe socotrina.

O Xifen é um remédio para hemorroida encarregado por fortalecer as veias da área afetada, desinflamando e acelerando o processo de cura das hemorroidas, evitando, desta forma, que as hemorroidas sangrem.

A dose vai depender da avaliação médica e dos diversos fatores predisponentes e as manifestações clínicas do paciente, contudo, a ideia geral é uma dose de 2 pílulas ao dia durante a principal refeição, por no máximo 10 dias, acompanhado da utilização de uma pomada para hemorroidas.

Outros remédios para hemorroidas internas

Outros remédios para hemorroidas internas são:

  • Proctoacid: é útil tanto para as hemorroidas internas quanto para as externas, sendo nada mais que uma pomada com a capacidade de diminuir a dor e o processo inflamatório.
  • Proctyl: é uma pomada que tem a função de ser anestésica tanto para as hemorroidas internas quanto para as externas, diminuindo a inflamação e a queimação.
Remédios para hemorroidas internas - Outros remédios para hemorroidas internas

Medidas naturais para as hemorroidas internas

Para aliviar todos os sintomas com os quais se manifestam as hemorroidas internas, é importante cumprir algumas medidas importantes:

  • Tomar banhos com água morna pelo menos 2 vezes ao dia por 10 minutos.
  • Analgésicos via oral são úteis para eliminar ou diminuir a dor.

Além disso, para diminuir as chances de ter hemorroidas internas é importante:

  • Ter uma ingestão adequada de líquidos por dia evitará que as fezes sejam duras e secas.
  • Evitar ficar sentado durante muito tempo diminui a probabilidade de sofrer de hemorroidas internas.
  • Evitar o sedentarismo e se exercitar com frequência para manter um peso ótimo.
  • Manter uma boa higiene pessoal.
  • Consumir alimentos ricos em fibras como verduras, frutas e pão integral, assim como evitar alimentos muito condimentados.

Não se assuste se você tiver alguns sintomas relacionados à presença de hemorroidas, é importante consultar um médico a tempo para ter um diagnóstico e tratamento adequado. Existem muitos medicamentos úteis para melhorar os sintomas e evitar complicações por causa da presença das hemorroidas internas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios para hemorroidas internas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Referências
  1. https://www.aecp-es.org/wp-content/uploads/2017/02/Informacion_sobre_las_hemorroides.pdf
  2. http://s3.gi.org/patients/cgp/pdf/Sphemro.pdf

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios para hemorroidas internas
1 de 4
Remédios para hemorroidas internas

Voltar ao topo da página