Partilhar

Vinagre de maçã para hemorroidas: benefícios e como usar

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 5 março 2019
Vinagre de maçã para hemorroidas: benefícios e como usar

O vinagre de maçã é um produto cada vez mais utilizado para o tratamento natural de diversos transtornos. Os benefícios do vinagre de maçã não são apenas muito recomendados para aquelas pessoas que buscam diminuir a gordura corporal e perder alguns quilos, mas também para aqueles pacientes com alterações muito comuns e incômodas, como acontece no caso das hemorroidas.

Esta condição se trata de uma inflamação nas veias do reto e ânus que não só provocam um grande incômodo, como também podem afetar o dia a dia das pessoas afetadas. Nestes casos, se torna indispensável consultar um médico para que ele dê as instruções apropriadas de cuidado, embora também seja possível complementá-lo com um tratamento caseiro eficaz, como utilizar o vinagre de maçã.

É por isso que, se você quer conhecer este remédio caseiro, no seguinte artigo do ONsalus detalharemos todas as informações sobre o vinagre de maçã para hemorroidas: benefícios e como usar.

Também lhe pode interessar: Hemorroidas: tipos, sintomas e tratamentos

Benefícios do vinagre de maçã para hemorroidas

Em alguns casos, as hemorroidas podem desaparecer sozinhas quando se trata de uma situação leve; contudo, as mesmas costumam voltar em pouco tempo, principalmente se a pessoa tem uma dieta inadequada. É por este motivo que é indispensável fazer diversos tratamentos para eliminá-las completamente, especialmente se falamos de hemorroidas com presença de sangramento ou muito dolorosas.

O vinagre de maçã conta com:

  • Vitaminas
  • Fibras
  • Minerais

Estes nutrientes possuem excelentes benefícios para o tratamento das hemorroidas, além de contar com propriedades antioxidantes, que fornecem as quercetinas, protegendo o organismo de diversos transtornos. Este produto se destaca não somente para tratar as hemorroidas internas ou externas, mas também por preveni-las, já que ajudam a evitar diversos transtornos que podem estar na origem das mesmas.

Uma das grandes propriedades do vinagre de maçã para curar as hemorroidas é seu grande poder contra a constipação. Isto se deve às fibras, pectinas e minerais que possui, regulando o trânsito intestinal e melhorando os sintomas das veias inflamadas do reto e do ânus.

Da mesma forma, o vinagre de maçã é bom para hemorroidas por contar com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. As vitaminas e minerais que contém fazem dele o produto ideal para acalmar as dores e o desconforto gerado pelas hemorroidas.

Por outro lado, o vinagre de maçã também ajuda a melhorar consideravelmente a circulação. Desta forma, reduz o colesterol, os triglicéridos e, ao mesmo tempo, previne problemas nas varizes, que podem ser a causa das hemorroidas.

Descubra todos os benefícios do vinagre de maçã no seguinte vídeo do canal ONsalus Saúde:

Gaze ou algodão com vinagre de maçã

A utilização do vinagre de maçã para tratar de forma natural as hemorroidas é cada vez mais comum. Caso se tratem de hemorroidas externas, existem várias formas nas quais é possível usar este produto para melhorar os sintomas e eliminar as hemorroidas o quanto antes.

Uma das formas mais simples e eficazes é aplicar vinagre de maçã com uma gaze na área afetada. Recomenda-se que seja utilizado vinagre orgânico, não processado e nem filtrado, que deve ser utilizado para embeber uma gaze ou um algodão limpo. É importante que seja aplicado com movimentos suaves depois de secar e limpar a área corretamente, preferivelmente com sabonete neutro e água fria.

Finalmente, é preciso deixar o vinagre de maçã agir sem enxaguar e realizar este tratamento 3 ou 4 vezes por dia até não sentir mais dor ou quando as hemorroidas tenham desaparecido. Apesar dos diversos benefícios deste produto para as hemorroidas, é importante consultar um médico e seguir suas instruções rigorosamente.

Banhos de assento com vinagre para hemorroidas

Outro método muito eficaz para curar as hemorroidas externas é realizar de forma regular banhos de assento com vinagre de maçã natural. Esta forma de utilizar tal produto como tratamento para as hemorroidas também serve para aqueles pacientes que sofrem de hemorroidas internas, embora os resultados costumem ser um pouco mais lentos em relação às hemorroidas externas.

É muito fácil de fazer, já que basta você encher uma banheira ou uma bacia com água morna ou fria, de acordo com as recomendações do médico, já que isto dependerá de cada caso específico. Em seguida, você deve adicionar entre 2 e 4 xícaras de vinagre de maçã de acordo com a quantidade de água utilizada. Deixe que ambos os ingredientes se misturem e entre na mistura de forma que a água cubra toda a região anal e então deixe agir durante, pelo menos, 20 minutos.

O banho de assento para hemorroidas com vinagre pode ser feito 2 ou 3 vezes por dia até notar mudanças consideráveis nos sintomas gerados por esta doença. No entanto, não deve fazer isto mais de 3 vezes ao dia, já que do contrário, poderia irritar a área afetada e piorar o quadro clínico.

Vinagre de maçã para hemorroidas internas

Embora os remédios caseiros com vinagre de maçã anteriormente mencionados sejam ideias para curar as hemorroidas, é possível que para as hemorroidas internas sejam tratamentos mais lentos e, portanto, complicaria a eliminação das mesmas. É por este motivo que, para as hemorroidas internas,existem outros usos do vinagre de maçã natural, como por exemplo, seu consumo como bebida.

Apesar da ingestão deste produto ser eficaz para estes casos, se recomenda que este remédio caseiro seja combinado com banhos de assentos ou a aplicação do produto na área com gazes. Para obter resultados melhores, é preciso encher um copo grande com água mineral e uma colherada de vinagre de maçã, e consumir depois de cada café da manhã, almoço e jantar. Com 3 copos por dia serão obtidos grandes resultados, embora possa acontecer que, para muitas pessoas, este sabor seja muito forte, por isso sugere-se adicionar à mistura mel ou um adoçante natural, como a estévia.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vinagre de maçã para hemorroidas: benefícios e como usar, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Vinagre de maçã para hemorroidas: benefícios e como usar

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Tatiane Conde Linhar de Melo
Qual médico devo procurar neste caso, de ter saído bolinha no ânus, acompanhada de diarréia, flatulência, constipação, dor abdominal e arrotos?
Desde já, agradeço.
Nídia do Carmo (Editor/a de ONsalus.com.br)
Oi Tatiane! Recomendamos que você busque um proctólogo, embora o médico de família também possa orientar em casos como o seu.
A sua avaliação:
Dayanara
Me tinham falado que vinagre de maçã serve para hemorroida, gostei de saber pois sofro muito com isso.
OTACILIO
VC DIZ NO VIDEO .. DOIS COPOS DE AGUA COM DUAS COLHERES DE VINAGRE DE PREFERENCIA EM JEJUM . NÃO SERIA POSSIVEL; SOMENTE UM . PELA MANHA E OUTRO A NOITE!!! PODE SER ASSIM?

Vinagre de maçã para hemorroidas: benefícios e como usar
Vinagre de maçã para hemorroidas: benefícios e como usar

Voltar ao topo da página