Partilhar

Coceira nas pernas: o que pode ser

Por Leonardo Simon. Atualizado: 22 agosto 2018
Coceira nas pernas: o que pode ser

O prurido, mais conhecido como coceira ou comichão, é uma sensação gerada na pele pelo nosso organismo com a intenção de chamar a atenção para a área em questão e, em geral, diz que algo está acontecendo em tal região. O exemplo mais claro seria a picada de um inseto. Nossa resposta natural perante esta sensação é a de nos coçarmos para eliminar a sensação desconfortável e a causa do problema. Contudo, esta ação nem sempre é suficiente para aliviá-la, uma vez que a sensação é provocada por causas mais complexas do que o normal, podendo exigir a aplicação de medicamentos. Com este artigo do ONsalus sobre coceira nas pernas: causas e remédios caseiros, queremos lhe explicar as diversas causas da coceira nos membros inferiores para que você saiba avaliar por que isto está acontecendo, ao mesmo tempo que lhe oferecemos algumas alternativas de fácil acesso para tratá-la.

Coceira na perna devido a pele ressecada

Talvez seja a causa mais comum de coceira nas pernas devido à sua frequência. Na maioria dos casos, a pele ressecada é consequência de uma irritação sobre a pele das pernas que pode ter diferentes origens, como por exemplo, a exposição a sabonetes ou outros produtos irritantes e banhos frequentes com água quente. Contudo, também existe a possibilidade de ter uma predisposição herdada dos pais a se ter uma pele mais seca. O ressecamento da pele das pernas pode ser consequência do envelhecimento uma vez que, com o tempo, a derme perde sua capacidade de se manter hidratada.

Remédios caseiros para coceira na pele

É possível optar por diferentes alternativas naturais para manter a pele hidratada. Elas são indicadas especialmente para aquelas pessoas com reações desfavoráveis aos produtos normalmente vendidos:

  • Passar azeite de oliva ou óleo de girassol
  • Massagens com purê de cenoura
  • Tomar banhos com aveia ou usando sabonetes de aveia
  • Consumir alimentos ricos em vitamina A
  • Consumir alimentos com vitamina E

Coceira nas pernas por falta de higiene

O acúmulo de diferentes substâncias e materiais na pele em qualquer parte do corpo pode gerar uma irritação que se manifesta como coceira. Nas pernas não é diferente e é uma situação que pode piorar com o uso de roupas muito justas ou se a roupa que você está utilizando também está suja ou contaminada. A falta de higiene faz com que sejam acumuladas camadas de células da pele mortas sobre nossa pele, fazendo com que nosso corpo seja incapaz de se desfazer das impurezas, causando como consequência irritações e outros problemas.

Uma excelente forma de melhorar a higiene através da eliminação das camadas de pele morta é através da aplicação de um esfoliante caseiro à base de óleo de amêndoas e açúcar, o qual deverá ser passado suavemente sobre a pele afetada.

Ardência nas pernas: infecções

Um das consequências da falta da higiene é a infecção na pele por diferentes microrganismos que tem como um de seus sintomas a coceira. Por exemplo:

  • A contaminação ou a obstrução do folículo piloso, lugar na pele onde os pelos crescem, pode gerar uma foliculite que surge como uma espécie de espinha ao redor de um pelo.
  • Outra possibilidade é a contaminação de feridas produzidas por doenças como a dermatite.
  • Dermatomicoses, o nome médico para as infecções por fungos na pele, da qual falaremos mais a fundo em seguida.

Existem muitos produtos em casa que podem ter ótimos efeitos antissépticos como, por exemplo, o alho, que demonstrou excelentes efeitos contra microrganismos quando é consumido ou aplicado triturado diretamente na região afetada. O mel também pode ser aplicado para tratar infecções graças a seus efeitos anti-inflamatórios, antissépticos e efeito regenerativo.

Coceira nas pernas: o que pode ser - Ardência nas pernas: infecções

Coceira nas pernas por fungos na pele

É outro tipo de infecção que pode causar uma coceira constante na região afetada. A mais comum é a conhecida como tinea cruris e forma placas que podem variar da cor vermelha para marrom que aparecem principalmente na parte interna das coxas e na região próxima aos genitais.

Existem diversos remédios caseiros para combater a tínea. Pode-se começar um tratamento com álcool isopropílico do tipo usado normalmente para limpar feridas. Outras opções podem ser a aplicação de vinagre de sidra de maçã na pele, o qual tem como característica combater os fungos e favorecer a recuperação, ou a combinação de alho e azeite de oliva para criar uma pasta eficiente contra os fungos da pele.

Coceira nas pernas: o que pode ser - Coceira nas pernas por fungos na pele

Coceira nas pernas por sarna

A escabiose, uma infecção da pele mais conhecida como sarna, se trata de uma doença que é causada por um parasita que se aloja e se alimenta da pele. A sarna é uma doença cutânea que pode afetar tanto humanos quanto animais domésticos. É altamente contagiosa através do contato direto por roupas ou roupas de cama e se caracteriza por causar uma coceira constante que se intensifica durante a noite e com o calor, sendo por isso uma das principais causas da coceira nas pernas à noite.

O óleo de melaleuca tem em sua composição uma molécula que ajuda a combater o parasita que causa a sarna, por isso é um remédio natural bastante eficaz. O vinagre também tem efeito contra o parasita já que torna o ambiente da pele tóxico para este e o mata com o passar do tempo. Aplicar água que foi fervida com cebolas também pode ajudar, já que as cebolas têm propriedades analgésicas e combatem o parasita graças ao seu teor de enxofre. Para mais informações no seguinte artigo lhe falamos sobre os remédios naturais para a sarna.

Coceira nas pernas por má circulação

É uma condição que é gerada quando o bombeamento de sangue pelas veias não é suficientemente eficaz para levar o sangue nas pernas de volta para o coração, o que faz com que ele fique acumulado nelas, especialmente nos tornozelos. Isto faz com que as pernas fiquem inchadas e comecem a coçar, com a possibilidade da aparecimento de rachaduras na pele, além de coceira nos tornozelos.

Para curar de forma definitiva um eczema gravitacional é importante consultar um médico para avaliar a condição da circulação e indicar o tratamento adequado. Por outro lado, as manifestações desta condição na pele podem ser melhoradas com o uso de diferentes métodos para hidratar a pele tal como os descritos anteriormente.

Coceira nas pernas: o que pode ser - Coceira nas pernas por má circulação

Coceira nas pernas por coceira de corredor

Quando uma pessoa que passou um longo período de tempo sem fazer exercícios decide começar a correr, os primeiros dias de exercício podem vir acompanhados com uma coceira na perna. Isto acontece devido ao fato de que os vasos sanguíneos daqueles que ficaram muito tempo sem se exercitar podem ter mais dificuldade para se dilatarem e permitirem um maior fluxo de sangue como resposta à atividade física.

Com o tempo, o organismo se adapta aos novos hábitos físicos e a resposta vascular se torna mais eficiente, de modo que a coceira será cada vez menos frequente e intensa se as rotinas de exercícios forem mantidas.

Alergia nas pernas: dermatite

Dermatite é o nome que se dá a à inflamação da pele. Existem muitos tipos de dermatite, mas elas quase sempre são causadas por uma alteração hereditária ou por carências nutricionais, que produzem o aparecimento de escamas e manchas vermelhas nas pernas e outros locais do corpo, acompanhadas pela sensação de coceira.

Dado que a dermatite tem um componente nutricional importante devido ao fato de se manifestar em pessoas com carências de vitaminas, é importante manter uma dieta balanceada para suprir todas as necessidades da pele.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira nas pernas: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Coceira nas pernas: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Fausto junior
tenho coceira principalmente nas pernas e nos braços, o que eu tenho?

Coceira nas pernas: o que pode ser
1 de 4
Coceira nas pernas: o que pode ser

Voltar ao topo da página