Saúde da pele

Manchas Brancas na Sola do Pé - Causas e Tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 8 fevereiro 2023
Manchas Brancas na Sola do Pé - Causas e Tratamento

As manchas brancas na planta do pé podem ser causadas por diferentes motivos, desde infecções fúngicas, como o pé de atleta, até dermatite de contato, vitiligo, entre outros.

Se aparecer uma mancha branca na planta do pé, é importante procurar um dermatologista para que, após uma revisão médica, ele estabeleça o diagnóstico e indique o tratamento adequado conforme a causa que esteja provocando os sintomas.

Continue lendo este artigo do ONsalus para obter mais informações sobre manchas brancas na sola do pé: causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Sola do pé amarela: o que pode ser

Índice

  1. Fungos na sola do pé
  2. Dermatite atópica ou eczema
  3. Pele seca ou xerose
  4. Vitiligo

Fungos na sola do pé

As manchas brancas na sola do pé podem ser causadas por infecções fúngicas, como:

  • Pé de atleta: é uma das infecções mais comuns. A pele da planta do pé e até os espaços interdigitais ficam escamosos, coçando e, em alguns casos, aparecem bolhas.
  • Tínea versicolor: micose de praia é um termo frequentemente usado para designar essa infecção fúngica. Aparece como placas vermelhas e escamosas, acompanhadas de coceira. Costuma afetar as costas, o pescoço, o couro cabeludo ou os pés. As lesões podem piorar devido a sudorese excessiva.

Tratamento

Após o diagnóstico, o dermatologista indicará a aplicação de creme antifúngico na área afetada duas ou três vezes ao dia por quatro semanas. Deve continuar sendo usado pelo menos uma semana depois que as lesões tiverem desaparecido. Além disso, recomenda-se o uso de chinelos e evitar andar descalço em lugares úmidos, como academias, banheiros públicos, chuveiros comuns ou piscinas, pois esses locais podem conter fungos.

Simultaneamente, é importante manter uma boa higiene dos pés, evitar usar sapatos úmidos e trocar meias com frequência.

Manchas Brancas na Sola do Pé - Causas e Tratamento - Fungos na sola do pé

Dermatite atópica ou eczema

A dermatite atópica ou eczema é caracterizada pela presença de erupções vermelhas que coçam. Elas podem ser elevadas e incluir manchas ou placas brancas. Essas lesões são acompanhadas de coceira e a esfregação constante pode causar a aparição de feridas.

Essas lesões também aparecem em outras partes do corpo, além das plantas dos pés.

Tratamento

O tratamento do eczema ou dermatite atópica baseia-se no controle dos sintomas. Recomenda-se algumas medidas:

  • Manter a pele hidratada;
  • Usar sabonetes suaves;
  • Evitar a aplicação de produtos com alto conteúdo abrasivo.

Em alguns casos, pode-se sugerir o uso de anti-histamínicos para diminuir a coceira e, em caso de não ter resultados, serão indicados corticoides tópicos.

Pele seca ou xerose

A pele seca ou xerose é causada pela perda de água, resultando em desidratação e acúmulo de células mortas que formam uma casca branca e dura na planta do pé. Isso pode ocorrer devido ao envelhecimento ou a doenças como o diabetes.

Tratamento

Hidratação com cremes hidratantes é o tratamento recomendado pelo dermatologista. Os cremes devem ser aplicados diariamente e várias vezes ao dia. Aumentar o consumo diário de água pode resolver o problema de pele seca.

Manchas Brancas na Sola do Pé - Causas e Tratamento - Pele seca ou xerose

Vitiligo

O vitiligo é uma doença caracterizada por grandes manchas brancas na pele, que podem ser vistas em qualquer parte do corpo, incluindo na planta dos pés. Seu origem não é clara, mas acredita-se ser devido a uma alteração genética ou a presença de doenças autoimunes, como o hipertireoidismo. Essa alteração ocorre quando as células da pele, chamadas melanócitos, deixam de produzir melanina, o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos.

Tratamento

Para o vitiligo, o tratamento é cosmético e visa devolver à pele a cor perdida. Para isso, o médico pode recomendar:

  • Esteroides;
  • Imunomoduladores;
  • Terapia de luz ultravioleta.

Medicamentos como a Melagenina Plus são usados porque estimulam os melanócitos e a melanina, além de unificar a tonalidade da pele.

Agora que você já sabe quais as principais 4 causas para manchas brancas na sola do pé, talvez possa se interessar por este outro artigo sobre manchas brancas nos braços: causas e remédios.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas Brancas na Sola do Pé - Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Referências
  1. Barco, D., & Giménez-Arnau, A. (2008). Xerosis: disfunción de la barrera epidérmica. Actas Dermo-Sifiliográficas (Edición en inglés) , 99 (9), 671-682.
  2. Lerner, AB y Nordlund, JJ (1978). Vitíligo: ¿Qué es? ¿Es importante?. Jama , 239 (12), 1183-1187.
  3. López-López, D., Rodríguez-Sanz, D., Morales-Ponce, Á., & Soriano-Medrano, A. (2015). Aproximación al manejo de la patología micótica en el pie. Revista Internacional de Ciencias Podológicas, 9(1), 24-36.
  4. Pérez-Cotapos, M. L., Zegpi, M. S., & De Santa María, M. L. S. (2011). Dermatitis atópica. Revista Médica Clínica Las Condes, 22(2), 197-203.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Manchas Brancas na Sola do Pé - Causas e Tratamento