Partilhar

Manchas nos pés: o que pode ser

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 22 maio 2020
Manchas nos pés: o que pode ser

Tanto as mãos quanto os pés dizem muito sobre o que acontece em nosso organismo. A presença de manchas nos pés pode ser devida a diversas causas, como por exemplo, uma má circulação, transtornos de pigmentação ou condições causadas por fungos. Qualquer uma delas, se detectada a tempo, pode ser tratada adequadamente.

Felizmente, a maioria das causas das manchas nos pés são relativamente simples de tratar uma vez que forem diagnosticadas. Se você quer saber detalhadamente o que podem ser manchas nos pés e quais os melhores tratamentos para eliminá-las com os tratamentos e remédios naturais adequados, continue lendo este artigo do ONsalus.

Manchas nos pés: o que pode ser

São várias as causas pelas quais podem aparecer manchas nos pés, a seguir veremos as mais frequentes:

Manchas nos pés por má circulação

Um fluxo sanguíneo fraco, também chamado de má circulação, pode causar mudanças na coloração tanto das pernas quanto dos pés. Em alguns casos, a pele pode ter uma coloração esbranquiçada, em outras, uma coloração arroxeada e, em algumas pessoas, se manifesta com manchas de cor marrom.

Além disto, existe uma doença relacionado com a má circulação chamada de fenômeno de Raynaud, este trastorno se caracteriza por ser um estreitamento dos vasos sanguíneos que vão até as mãos e pés.

O fenômeno de Raynaud costuma se desencadear por situações de estresse ou frio, gerando por sua vez falta de oxigenação nas mãos e pés e mudanças na cor da pele. O que fazer neste caso dependerá da avaliação do especialista.

Transtornos de pigmentação

Um excesso ou falta de melanina pode causar manchas na pele dos pés:

  • Manchas nos pés por hiperpigmentação: podem haver manchas nos pés devido a uma pigmentação adquirida nos mesmos como resultado de uma exposição excessiva ao sol, gerando um aumento na intensidade da cor da pele dos pés ou em alguma de suas áreas, manifestando-se com as manchas.
  • Manchas nos pés por lentigo simples: não relacionadas com a exposição excessiva ao sol. Podem aparecer manchas escuras, isoladas, pequenas em qualquer parte dos pés.
  • Síndrome de Peutz-Jeghers: esta é uma síndrome rara que além de se manifestar com manchas em algumas partes do corpo (mãos, dedos das mãos e pés), pode estar associada à presença de pólipos no sistema gastrointestinal. É uma síndrome rara, mas que precisa de um diagnóstico imediato, nem tanto pela presença de manchas na pele, mas devido a presença dos pólipos gastrointestinais.
  • Vitiligo: com certeza, a causa desta doença ainda não é bem definida, acredita-se que esteja relacionada com um fator hereditário. É uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico erroneamente ataca as células saudáveis do corpo, levando ao aparecimento de manchas brancas na pele. Estas tendem a se manifestar em lugares expostos ao sol.

Outras causas

Além das causas acima descritas, manchas escuras nos pés podem aparecer por outras causas, como a gravidez e o envelhecimento. Felizmente, são manchas superficiais e que podem ser eliminadas facilmente.

Por último, podem aparecer manchas brancas nos pés pela presença de micoses superficiais ou fungos, como o pé de atleta. Caracterizam-se por serem manchas claras bem definidas e em sua maiorias descamadas.

Manchas nos pés: o que pode ser - Manchas nos pés: o que pode ser

Tratamentos para manchas dos pés

Antes de saber como eliminar as manchas nos pés, você deve saber que é importante definir as causas das mesmas. Uma vez que tenha identificado por que existe alguma mudança na coloração dos pés, você deve ir ao seu médico de confiança para que ele te examine e determine o motivo exato pelo qual existem tais manchas e o que fazer a respeito.

Em linhas gerais, para eliminar as manchas nos pés, o tratamento pode incluir:

  • Antimicóticos: medicamentos como o clotrimazol ou miconazol podem ser úteis para eliminar as manchas nos pés causadas por fungos. O tratamento deve ser realizado durante várias semanas até que a mancha por fungo tenha desaparecido completamente.
  • No caso das manchas causadas por vitiligo, podem ser necessários diversos tratamentos médicos, como cremes tópicos com corticoides em doses baixas ou sem eles, tratamentos com luz UV e, em casos graves, cirurgia. Tudo depende da gravidade das manchas e a repercussão ou impacto emocional que a pessoa afetada tiver.
  • A má circulação e as manchas causadas por isto podem ser desencadeadas por fatores de risco, como altas temperaturas, estresse, consumo de álcool, tabaco e cafeína. Uma vez identificado e limitado o(s) factor(es) de risco, a circulação melhorará consideravelmente e, por sua vez, as manchas desaparecerão. Caso contrário, será necessário fazer uma avaliação e tratamento médico especializado.

Remédios caseiros para manchas nos pés

Alguns remédios naturais que podem ajudar a reduzir as manchas na pele que não estão relacionadas com uma condição diferente das anteriores são:

  • Leitelho: este derivado lácteo utilizado 2 vezes ao dia favorece a renovação celular e faz com que as manchas que tiverem aparecido desapareçam em sua maioria.
  • Suplemento de vitamina E: o consumo de suplementos que tenham esta vitamina agem diretamente sobre as manchas da pele. Pode incluir suplementos desta vitamina ou aplicar seu óleo diretamente sobre as manchas.
  • Laranja: a casca da laranja moída pode ser útil para tratar as manchas na pele. Com ela, é possível esfoliar a pele, eliminando as células mortas e fazendo com que as manchas desapareçam.

Conselhos para prevenir as manchas nos pés

Além do que foi dito anteriormente, para prevenir as manchas nos pés, é importante:

  • Praticar atividades físicas diariamente para evitar uma má circulação sanguínea.
  • Evitar ficar exposto excessivamente ao sol.
  • Usar protetor solar em caso de exposição solar.
  • Evitar o consumo de tabaco.
  • Evitar o consumo excessivo de álcool.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas nos pés: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Manchas nos pés: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Manchas nos pés: o que pode ser
1 de 2
Manchas nos pés: o que pode ser

Voltar ao topo da página