Manchas escuras no pescoço: o que pode ser e como tirar
A pele é o maior órgão do corpo e a primeira barreira de defesa que temos contra o meio ambiente. De forma geral, deve apresentar uma coloração homogênea por toda ela, com exceção dos lugares onde recebe mais sol (braços, rosto, etc.), que tendem a escurecer e se pigmentar mais que o resto. Contudo, em determinadas condições, a pele do pescoço pode escurecer de forma mais intensa e aparecer uma ampla mancha escura no pescoço e em outras dobras do corpo.
Além do escurecimento, essa mesma pele também poderia engrossar e/ou modificar sua textura, bem como provocar coceira na região. Neste artigo do ONsalus explicamos as causas das manchas negras no pescoço: o que pode ser e como tirar.
Manchas escuras no pescoço: o que pode ser
Manchas escuras de sol no pescoço
Os raios solares são chamados de raios ultravioletas ou UV, devido ao tipo de onda de luz que transportam. A coloração da pele é fornecida por um pigmento naturalmente produzido por suas próprias células, que se chama melanina. Diante da estimulação dada pela luz solar, aumenta-se a produção de melanina e, com isso, altera-se ou se acentua a coloração da pele.
Quando nos expomos de forma excessiva e constante aos raios solares, podemos sofrer um aumento de produção de melanina nas dobras (axilas, cotovelos, pescoço), com o qual podem aparecer as manchas escuras na pele do pescoço.
Doenças de pele
Algumas doenças específicas da pele podem fazer com que seu pescoço fique manchado ou pareça mais escuro que o resto do seu corpo. Entre estas doenças devemos considerar:
- Melanose de Riehl
- Acne
- Amiloidose macular
- Liquen plano
Manchas escuras no pescoço pode ser sinal de diabetes?
A acantose nigricans no pescoço aparece em geral em pessoas que sofrem de pré-diabetes ou diabetes, e pode ser inclusive um dos primeiros sinais a se manifestar.
Devido ao desequilíbrio hormonal na insulina, a pele do pescoço fica mais grossa, se torna aveludada e escurece, fazendo com que ela pareça suja.
O controle dos níveis de insulina reduz o aparecimento das manchas escuras na pele. Também pode surgir em pessoas que sofrem da doença de Cushing, obesidade ou câncer.
Disceratose congênita
A disceratose congênita (ou síndrome de Zinsser-Engman-Cole) é um raro transtorno hereditário no qual surgem:
- Manchas escuras no pescoço em forma de rede.
- Manchas brancas no interior da boca.
- Distrofia das unhas (crescimento irregular).
- Diminuição de todas as séries de células do sangue.
- Aplasia medular.
Envelhecimento
Conforme envelhecemos, e predominantemente depois dos 40 anos, podem aparecer algumas manchas escuras na pele do pescoço chamadas lentigos solares ou manchas hepáticas.
Não são nenhum sinal em particular, embora sejam mais frequentes em pessoas com alta ingestão de álcool.
Dermatite neglecta
Esta condição da pele aparece em pessoas que mantém uma pouca o má higiene do seu corpo.
É vista em sua maioria em crianças, que não retiram a sujeira de forma adequada durante o banho, fazendo com que esta sujeira possa se acumular no pescoço, provocando manchas escuras.
Efeito colateral de alguns medicamentos
Alguns medicamentos podem apresentar como efeito colateral o escurecimento de algumas áreas da pele, entre elas, o pescoço.
Entre os medicamentos que poderiam causar manchas pretas no pescoço, encontramos:
- Tetraciclinas.
- Fenitoína.
- Sulfonamidas.
- Estrógenos.
- Amiodarona.
- Fenotiazinas.
- Antimaláricos
- Antipsicóticos.
Doenças sistêmicas
Algumas doenças sistêmicas também podem causar o aparecimento de manchas escuras no pescoço. Entre estas podemos mencionar:
- Doenças hepáticas crônicas.
- Hemocromatose.
- Tumores de hipófise (que regula a produção de melanina).
- Doença de Addison.
Manchas pretas no pescoço: como tirar
O tratamento das manchas pretas no pescoço deve ser indicado por um dermatologista, pois de acordo com a causa será indicado a solução específica:
- As diferentes condições de pele exigirão o tratamento adequado para cada uma delas (uso de tretinoína, ácido retinoico, antimicóticos, etc.), de acordo com o caso correspondente.
- Na acantose nigricans, o controle metabólico e endocrinológico adequado do paciente será vital para o desaparecimento das manchas.
- A disceratose congênita requererá a aplicação de medidas paliativas (protetor solar, exfoliantes, etc.), pois devido a sua condição de hereditariedade não existe a possibilidade de eliminar completamente as manchas.
- No envelhecimento, a melhor medida a se tomar é o uso de cremes hidratantes e o consumo de agentes antioxidantes (vitaminas A, C e E) para evitar o surgimento das manchas.
- Na dermatite neglecta, uma higiene adequada corrige o problema.
- No caso das manchas por uso de medicamentos, será importante avaliar a possibilidade de suspender os mesmos e trocá-los por outros semelhantes que não tenham este efeito associado.
- Nas diferentes doenças sistêmicas, o controle adequado de cada uma delas levará ao desaparecimento das manchas.
Mancha escura no pescoço: remédios caseiros
Não existe apenas um remédio caseiro que pode eliminar as manchas escuras no pescoço, pois em muitos casos a solução é aliada a algum medicamento.
Contudo, algumas recomendações gerais são importantes, pois contribuirão para evitar sua formação e a diminuir sua extensão e intensidade:
- Uso de cremes exfoliantes no pescoço (na área da mancha) duas vezes por semana.
- Uso de cremes hidratantes diariamente.
- Aplicação de protetor solar de forma rotineira em pessoas propensas à formação das manchas escuras.
- Lavar o pescoço duas a três vezes ao dia com água morna e sabão. No caso de crianças isto deve ser feito com supervisão.
- Ter uma dieta totalmente saudável, rica em frutas e vegetais.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas escuras no pescoço: o que pode ser e como tirar, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.
- Nall, R., y Cobb, C. . (2018). Causes and treatment of a black neck., de Medical News Today. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/321767.php
- Rekha Singh, T. N. (21 de março de 2019). How To Remove Black Spots On Back And Neck?, de Oliva Clinic. Disponível em: https://www.olivaclinic.com/blog/black-spots-on-back-and-neck/
- Ryan Evans, J., y Falck, S. (18 de octubre de 2017). Black Neck, de Health Line. Disponível em: https://www.healthline.com/health/black-neck