Partilhar

Manchas nas mãos: causas e como tirar

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 26 julho 2019
Manchas nas mãos: causas e como tirar

A primeira coisa que toda pessoa vê é o aspecto da pele, qualquer aparecimento repentino de alguma mancha ou pinta é facilmente visível, ainda mais quando estas aparecem nas mãos.

Em linhas gerais, a melanina é o pigmento encarregado de dar a coloração à pele com a hemoglobina e os carotenoides, e a tonalidade da pele pode ser afetada pela idade, pela gravidez ou inclusive pelo sol.

É possível que, ao notar alguma mudança na aparência das suas mãos, você se preocupe de imediato. Neste artigo do ONsalus te explicaremos tudo sobre as manchas nas mãos: causas e como tirar.

Manchas nas mãos: tipos

Antes de saber quais são os tipos de manchas que se manifestam nas mãos, devemos saber que o pigmento natural que dá a tonalidade à pele é a melanina, a qual em conjunto com a hemoglobina (oxidada e reduzida) e os carotenoides dão a cor natural da pele.

Por outro lado, os melanócitos são as células encarregadas de produzir melanina e intervir diante da exposição dos raios ultravioletas.

Quando notamos manchas na pele, além de nos referirmos a tonalidades escuras, também podemos nos referir a tonalidades muito mais claras que a cor normal.

A melanina é basicamente classificada em 2 tipos:

  1. A eumelanina: que é encarregada de dar a coloração principalmente à pele, à íris dos olhos e ao cabelo. Normalmente, sua tonalidade é marrom e sua maior produção e tonalidade mais escura ocorre principalmente devido a herança genética e a exposição solar.
  2. A feomelanina: que é encarregada de dar o tom de pele claro, além de dar o tom vermelho-alaranjado ao cabelo. Normalmente, as pessoas que são influenciadas pela feomelanina têm os olhos claros e sardas em abundância.

No entanto, as mudanças de pigmentação se devem a 3 mecanismos:

  1. Aumento ou diminuição dos melanócitos.
  2. Aumento ou diminuição da melanina pelos melanócitos.
  3. Localização anormal da melanina ou dos melanócitos.

Se as manchas na pele ocorrem pela falta ou aumento da melanina, existirão:

  • Manchas hipercrômicas: estas adquirem uma tonalidade mais escura que a normal da pele e ocorrem pelo excesso de melanina.
  • Manchas hipocrômicas: ao contrário das hipercrômicas, estes tipos de manchas são mais claras que a tonalidade normal da pele e ocorrem pela falta de melanina.

Outra classificação válida quanto aos tipos de manchas nas mãos são:

  1. Sinais: acúmulo das células produtoras de melanina, os melanócitos.
  2. Sardas: podem ser hereditárias, normalmente são benignas e se diferenciam dos sinais porque são menores.
  3. Lentigo solar: são manchas brancas que podem aparecer após a exposição solar, tendem a medir de 1 a 2 mm de diâmetro.
  4. Vitiligo: esta condição é genética e é caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas onde há ausência total de pigmentação.
  5. Melasmas: surgem geralmente após as mudanças hormonais às quais a mulher está exposta durante toda a vida, podendo aparecer durante a gravidez e a menopausa.
  6. Fitofotodermatite: causada pelo contato da pele com determinadas substâncias, como o limão, e a posterior exposição ao sol.
Manchas nas mãos: causas e como tirar - Manchas nas mãos: tipos

Manchas de sol nas mãos

A pergunta mais frequente é: por que surgem as manchas nas mãos? Os motivos são variados e dependem de diversos fatores, entre as causas mais comuns da presença de manchas nas mãos encontramos as que aparecem devido ao sol. Estas ocorrem por conta de uma sobrexposição solar, seja imediata ou tardia.

As manchas nas mãos pelo sol que se manifestam de forma imediata ocorrem devido à oxidação da melanina. Este processo faz com que a pele adquira uma tonalidade mais escura nas mãos em minutos ou horas. As pessoas mais suscetíveis a apresentar este tipo de manchas nas mãos são as que têm a pele clara ou morena. Elas são frequentes, sobretudo, a partir dos 40 anos de idade, devido a incapacidade das células de se regenerarem e recuperarem com facilidade após a exposição aos raios UV. Estes tipos de manchas podem ir desde 1 cm de diâmetro e variar desde a tonalidade marrom claro até vermelha e preta.

Por outro lado, as manchas tardias começam depois da superexposição crônica das mãos ao sol, sobretudo, em trabalhos que tendem a expor esta área. Isto ocorre da mesma forma com o estímulo da produção de melanina.

A melhor forma de evitar e fazer com que estes tipos de manchas nas mãos desapareçam é através da proteção solar. Se as manchas são claras podem ser facilmente eliminadas com esfoliação durante 2 semanas. Se o número de manchas é considerável, recomenda-se, preferivelmente, fazer uma avaliação com um dermatologista. Por fim, neste caso também pode ser benéfico fazer o uso de cremes clareadores, laser e peeling.

Manchas escuras nas mãos pela idade

Indiferente do sexo, qualquer pessoa, com o passar dos anos, pode notar manchas marrons nas mãos, na zona do dorso. Em sua maioria, costumam ser maiores que as típicas pintas ou sinais.

Portanto, a idade é considerada um fator importante neste caso. Estima-se que haja maior probabilidade de se ter manchas escuras nas mãos depois dos 40 anos de idade.

Como tirar manchas senis das mãos

Não se preocupe se este é o seu caso, a solução é completamente simples e as manchas não representam um problema grave de saúde. Sempre utilize protetor solar diariamente, além disso, você pode utilizar alguns remédios caseiros para manchas nas mãos como:

  1. Soro de leite: adquirido em lojas naturais, seu ácido permite limpar e eliminar as manchas que aparecem nas mãos devido a idade. Aplique-o diariamente antes de dormir, depois de ter lavado a pele adequadamente.
  2. Aloé vera: outro remédio natural eficaz que permite reduzir as manchas que aparecem com o tempo é o aloé vera. Aplique seu gel sobre a superfície ou a face dorsal da mão e deixe-o secar. Recomenda-se aplicá-lo de noite.
  3. Óleo de rícino: por fim, você também pode utilizar óleo de rícino para melhorar as manchas nas mãos, basta aplicar algumas gotas na palma e dorso da mão e deixá-lo agir durante toda a noite.

Mancha na mão: outras causas

Outras causas pelas quais podem aparecer manchas nas mãos são:

  • Mudança hormonais: as modificações hormonais podem fazer com a produção de melanina aumente e isto favorece o aparecimento de manchas hipercrômicas.
  • Desintoxicação do fígado: um motivo do aparecimento de pintas na pele é devido ao processo de desintoxicação hepática no organismo.
  • Contato com limão: o contato direto do suco cítrico do limão e a pele e a consequente exposição solar gera um processo chamado de fitofotodermatite. Trata-se de uma queimadura na pele que ocorre especialmente nas mãos.
  • Vitiligo: é uma doença caracterizada por apresentar manchas brancas na pele, especialmente em mãos, pés, joelhos, rosto e genitais. Pode-se manifestar em qualquer fase da vida e acredita-se que tem um componente genético como causador.

Manchas nas mãos por câncer de pele

Uma causa extrema da presença de manchas nas mãos é o câncer de pele, que é um câncer mais comum do que se pensa. Felizmente, na maioria dos casos pode ser tratado de forma eficaz se é detectado precocemente.

No início, a manifestação comum são manchas que apareceram repentinamente, de textura mais ou menos rugosa e que, com o passar dos dias, aumentam gradualmente.

O carcinoma de células basais é um dos cânceres de pele mais comuns e se manifesta em lugares onde há maior exposição solar.

Por outro lado, o câncer de pele tipo melanoma é o mais grave destes casos e começa onde já há uma pinta na pele ou, em outros casos, após o aparecimento de uma espécie de pinta nova e de aspecto bastante desagradável que pode ir mudando de tamanho, forma, cor e textura.

O carcinoma basocelular é o mais comum de todos. O melanoma ocupa o terceiro lugar com 7,9% no México e é a causa de 75% das mortes por câncer de pele. A exposição solar é determinante no desenvolvimento do câncer de pele, especialmente, a exposição solar intensa e intermitente durante a infância e a adolescência, de acordo com a Mediagraphic e seu artigo publicado em relação à prevalência do câncer de pele no México[1].

As características das manchas na pele relacionadas com o câncer de pele são:

  • Cor não uniforme.
  • Mudança de tamanho.
  • Assimetria.
  • Bordas não marcadas.
  • Bordas irregulares.
Manchas nas mãos: causas e como tirar - Manchas nas mãos por câncer de pele

Como tirar manchas das mãos: tratamento

Existem muitas formas de tirar manchas das mãos, tudo depende da avaliação, diagnóstico e indicação médica.

Muitas vezes, podem ser indicados tratamentos com laser, microdermoabrasão, crioterapia ou peeling, devendo ser escolhida a melhor opção dependendo da causa a ser tratada.

Por outro lado, podem ser indicados cremes a base de vitamina C para diminuir a hiperpigmentação, cremes a base de hidroquinona, que permite clarear a pele e é bastante utilizada nas manchas nas mãos pela idade, assim como protetor solar de amplo espectro utilizado todos os dias e durante todo o ano para evitar o impacto dos raios ultravioletas sobre a pele.

Também podem ser indicados cremes a base de ácido glicólico, presente em cremes para esfoliação química ou cremes a base de retinoides ou derivados da vitamina A utilizados durante a noite para evitar agravar a causa.

As principais recomendações médicas são:

  1. Hidratar a pele constantemente através do uso de cremes hidratantes e aumentar o consumo diário de água.
  2. Evitar a sobrexposição solar.

Remédio caseiro para manchas nas mãos

Além disso, existem alguns remédios caseiros para manchas nas mãos que podem ser de ajuda sempre e quando as pintas não estiverem associadas a uma condição ou doença específica:

  • Vinagre de maçã: remédio que dá as mãos uma maior vitalidade. Uma colher de sopa de vinagre de maçã adicionada no creme hidratante diário permite melhorar as manchas. Recomenda-se massagear durante 15 minutos e deixá-lo agir durante toda a noite.
  • Suco de laranja: isto mesmo, o suco da laranja permite melhorar as manchas que apareceram nas suas mãos devido a idade. Recomenda-se aplicá-lo durante a noite para evitar que a situação se agrave.
  • Leite: este produto permite arrastar e eliminar as células mortas que estão localizadas na superfície da pele. Recomenda-se aplicá-lo nas mãos, deixar secar e agir durante toda a noite.
  • Pepino: a pasta preparada com pepino contém vitamina E, ideal para a pele. Deve ser aplicada nas mãos e deixar agir por 20 minutos durante as noites.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas nas mãos: causas e como tirar, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Referências
  1. Jurado-Santa Cruz, F., Medina-Bojórquez, A., Gutiérrez-Vidrio, R. M., & Ruiz-Rosillo, J. M. (2011). Prevalencia del cáncer de piel en tres ciudades de México. Revista Médica doInstituto Mexicano do Seguro Social, 49(3).

Escrever comentário sobre Manchas nas mãos: causas e como tirar

O que lhe pareceu o artigo?

Manchas nas mãos: causas e como tirar
1 de 3
Manchas nas mãos: causas e como tirar

Voltar ao topo da página