Manchas na pele

Manchas amarelas nas mãos: causas e tratamento

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 14 janeiro 2022
Manchas amarelas nas mãos: causas e tratamento

A cor amarelada da pele é algo mais comum do que parece e é lógico que você ficará preocupado se suas mãos estão com manchas amarelas. Algumas vezes, são questões simples de resolver, como diminuir o consumo de cenouras ou tomates, outras vezes, pode se tratar de problemas mais complicados, como uma doença no fígado.

Do ponto de vista da Ayurveda, a cor amarela da pele e das secreções corporais, assim como a palma da mão amarela, tem a ver com o excesso de calor.

Neste artigo você pode encontrar todas as possíveis causas das manchas amarelas nas mãos e seu tratamento.

Também lhe pode interessar: Manchas nas mãos: causas e como tirar

Índice

  1. Manchas amarelas na mão causadas por icterícia
  2. Consumo excessivo de betacarotenos
  3. Problemas com o metabolismo da vitamina A
  4. Envelhecimento da pele
  5. Infecção
  6. Manipulação de tintas
  7. Medicamentos

Manchas amarelas na mão causadas por icterícia

A coloração amarelada das conjuntivas dos olhos, mucosas e pele é conhecida como icterícia. Este problema pode estar relacionado com diversas doenças que mencionaremos a seguir, mas saiba que costuma estar associada, principalmente, a problemas no fígado.

Doenças do fígado

Problemas hepáticos sérios podem provocar uma coloração amarelada nas conjuntivas oculares, mucosa da boca e outras mucosas. Se o problema for mais grave, também será possível observar as palmas das mãos amarelas, assim como as solas dos pés e, mais tarde, o resto da pele.

Problemas nos dutos internos do fígado

Também conhecidos como via biliar. Se há alguma obstrução (por exemplo, devido à cálculos) ou algum tipo de inflamação, é impedida a passagem da bílis e esta fica acumulada. Quando isto acontece, ela não termina de se degradar e gera uma cor amarelada nas mucosas, conjuntivas e pele, inclusive manchas amarelas na mão. Neste outro artigo mostramos sucos para limpar o fígado.

Problemas pancreáticos

Um cálculo na drenagem do pâncreas ao sistema digestivo ou presença de um tumor podem fazer com que as mucosas ou a pele fiquem mais amareladas. A dor é um sintoma que costuma estar associado a este tipo de problema.

O que fazer?

É muito importante que você assuma o controle da sua saúde. Primeiramente, rever seus hábitos é essencial para recuperar o equilíbrio: alimentação, descanso, atividades físicas, controle do estresse e emoções. Tudo isto parece uma tarefa difícil, mas para alcançarmos um bem-estar real é preciso reavaliarmos e buscar a causa real.

Também é importante realizar uma consulta médica para identificar qual é o problema físico, mas sem deixar de considerar que desenvolver este problema de saúde e, especialmente tratá-lo, tem muito a ver com seus hábitos.

Podem ser sugeridos tratamentos com medicamentos para desinchar o fígado. Para desfazer cálculos na via biliar podem ser sugeridas cirurgias para tratar os cálculos ou também tratamentos mais intensos para tratar um tumor pancreático.

Manchas amarelas nas mãos: causas e tratamento - Manchas amarelas na mão causadas por icterícia

Consumo excessivo de betacarotenos

Os betacarotenos são substâncias que dão cor aos vegetais como a cenoura, a abóbora, o tomate, as verduras de folha verde, o mamão, entre outros.

O que fazer?

Se você está consumindo uma quantidade excessiva destes alimentos e notar as mãos amarelas, além da solas dos pés, você deve rever a proporção de alimentos que está consumindo. Tente manter uma dieta saudável, mas um pouco mais equilibrada, por exemplo, acrescentando cereais integrais e legumes.

Problemas com o metabolismo da vitamina A

Os betacarotenos se transformam em vitamina A, daí o famoso conceito de que "a cenoura ajuda a melhorar a visão", mas quando o metabolismo que transforma os betacarotenos dos alimentos em vitamina A é produzido de forma inadequada, pode surgir uma cor amarelada nas mucosas e na pele.

Esta coloração também pode ser gerada por um consumo excessivo de vitamina A. A hipervitaminose A provoca vários sintomas, como tonturas, sonolência, problemas nos ossos, dor de cabeça, náuseas, entre outros.

O que fazer?

Se não mudou sua dieta e não acrescentou suplementos vitamínicos que contenham vitamina A e notar uma mudança na coloração da sua pele, aconselhamos que você consulte um(a) médico(a). Desta forma, é possível diferenciar as possíveis causas das manchas amareladas nas mãos.

Contudo, se desde que está consumindo vitamina A apareceram os problemas, é aconselhável que suspenda seu uso e também faça uma consulta médica.

Tente manter uma alimentação leve rica em cereais integrais, frutas e verduras da estação, sem exagerar naqueles alimentos que contêm betacarotenos, que certamente poderão causar manchas amarelas nas mãos.

Envelhecimento da pele

Não acontece sempre, mas em alguns casos está associada a cor amarelada generalizada na pele ao envelhecimento da mesma. Não necessariamente tem a ver com a idade, mas como você trata ou maltrata seu corpo.

Hábitos como o tabagismo, tomar álcool, café, chá ou mate em excesso, praticar atividades físicas de forma exagerada, ter maus hábitos alimentares, dormir mal e viver estressado são algumas das causas do envelhecimento prematuro da pele.

O que fazer?

Neste e em qualquer outro caso, é essencial adotar hábitos saudáveis. Você logo verá os benefícios em suas mãos, na sua pele e no resto do seu corpo.

A digestão saudável e correta é o primeiro passo para recuperar o equilíbrio do seu organismo.

Infecção

Uma lesão que tenha pus pode parecer uma área mais amarelada e inflamada em suas mãos. Costumam se tratar de infecções bacterianas que doem e, frequentemente, há um histórico de lesão ou coceira nesta área.

O que fazer?

É importante manter as mãos bem limpas e desinfetar a pele onde está a ferida. Convém ir a uma unidade de saúde se a lesão for grande, te incomoda muito ou se tem alguma doença, como por exemplo, diabetes.

Manipulação de tintas

Algumas substâncias podem fazer com que suas mãos fiquem manchadas e adquiram um tom amarelado, como é o caso da cúrcuma, batata, cenoura e abóbora. Também pode acontecer o mesmo com outros tipos de corantes.

O que fazer?

A maioria dos corantes naturais sairão com o passar dos dias. Você pode aplicar limão para ajudar a branquear a área um pouco mais rápido. Se as manchas amarelas nas mãos persistirem, então elas não surgiram apenas pelo manuseio destes alimentos.

Manchas amarelas nas mãos: causas e tratamento - Manipulação de tintas

Medicamentos

Alguns medicamentos podem provocar manchas amarelas nas mãos como parte de um efeito colateral. Entre os medicamentos que podem causar este problema, podemos citar:

  • Antirretrovirais.
  • Antipalúdicos.
  • Alguns antiparasitários.

O que fazer?

Se o problema começou após estar tomando algum novo medicamento, convém consultar o médico(a) que te indicou o tratamento, a fim de que possa avaliar se é conveniente ou não continuá-lo. Te aconselhamos que não o interrompa por conta própria.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas amarelas nas mãos: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Priyadarshani AMB. Insights of hypercarotenaemia: A brief review. Clin Nutr ESPEN. 2018; 23:19-24
  • James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM. Nutritional diseases. In: James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM, eds. Andrews' Diseases of the Skin. 13th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2020:chap 22.
  • Institute of Medicine (US) Panel on Micronutrients. Dietary Reference Intakes for Vitamin A, Vitamin K, Arsenic, Boron, Chromium, Copper, Iodine, Iron, Manganese, Molybdenum, Nickel, Silicon, Vanadium, and Zinc. Washington, DC: National Academies Press; 2001. PMID: 25057538 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25057538/.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Manchas amarelas nas mãos: causas e tratamento