Partilhar

Manchas brancas nas costas, o que pode ser?

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 12 agosto 2020
Manchas brancas nas costas, o que pode ser?

A presença de manchas brancas na pele se deve a um problema dermatológico, sendo um motivo frequente de consulta com o dermatologista. Podem causar preocupação, pois afetam nossa estética, no entanto, não causam nenhuma sintoma que coloque o paciente em risco de vida. As manchas brancas nas costas podem aparecer em qualquer pessoa, independe do sexo ou cor da pele. Além das costas, também podem afetar diferentes partes do corpo, como rosto, pescoço, braços ou pernas.

A diminuição da melanina pode causar o aparecimento de manchas brancas nas costas. Para conhecer as causas, devemos saber que a epiderme é uma das camadas da pele que pode ser afetada pela diminuição da melanina, causada por algum défice nutricional ou por doenças na pele. Neste artigo do ONsalus, explicamos o que podem ser manchas nas costas e qual o seu tratamento.

Também lhe pode interessar: Manchas nos pés: o que pode ser

Manchas brancas nas costas: o que podem ser

As manchas brancas nas costas podem surgir por diferentes causas que vão desde a alimentação, mudanças de temperatura, até diversas doenças. A seguir, você conhecerá cada uma delas em detalhe:

Alimentação inadequada

Algumas deficiências nutricionais nas quais o suprimento de cálcio, vitamina E e D são muito baixos podem causar o aparecimento das manchas brancas nas costas. Isto pode ser um aviso de que está na hora de melhorar os hábitos alimentares, levando uma dieta saudável e equilibrada para evitar um maior surgimento desta alteração.

Mudanças no pH da epiderme

Esta mudança no pH da epiderme é causada por fatores externos através do uso de cosméticos ou substâncias tóxicas que afetam a pele. Também pode ser devida a fatores internos, os quais podem causar manchas brancas no corpo, especialmente nas costas, como os transtornos hormonais em determinadas fases:

  • Adolescência.
  • Gravidez.
  • Durante o ciclo menstrual.
  • Menopausa.

Dermatite atópica ou eczema

Esta doença de pele é conhecida como uma alergia e surge frequentemente durante a infância, embora também possa se apresentar durante a fase adulta, causando manchas brancas, que vão se descascando, junto com coceira.

Hipomelanose Gutata Idiopática

As causas do aparecimento desta doença não são claras, o que se sabe é que estas manchas aparecem em pessoas com mais de 40 anos, com exposição frequente ao sol.

Surgem em diferentes partes o corpo, especialmente nas costas, braços e pescoço.

Manchas solares

A exposição solar constante, sem tomar as devidas precauções, pode causar um grande aparecimento de manchas brancas na pele devido ao sol, que frequentemente surgem nas áreas expostas, como:

  • Rosto.
  • Peito.
  • Braços.
  • Costas.

Pitiríase Versicolor

Também conhecida como tinea versicolor, é uma doença de pele causada pela infecção de um fungo.

Surge com frequência em adolescentes e jovens adultos devido ao fato de se exporem ao sol mais comumente, por isso que as manchas na pele ficam mais visíveis em áreas como o pescoço, costas e braços. É importante saber que a pitiríase ou tinea versicolor não são causadas pela exposição ao sol.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença crônica da pele que é visível devido as grandes manchas brancas na mesma. Sua causa ainda não é totalmente conhecida, no entanto, tudo aponta para o fato de sua origem ser genética ou causada por uma alteração do sistema imunológico, onde o corpo combate os melanócitos.

Câncer

Não é comum ver o aparecimento do câncer de pele com manchas brancas, sobretudo nas costas, no entanto existe uma possibilidade disso acontecer. Quando ocorre, tem uma textura e cor diferentes das manchas brancas normais.

Não é comum ver estes tipos de lesões, mas podem aparecer. Por este motivo, se deve ir ao dermatologista uma vez que sejam notadas, a fim de que possam ser descartadas.

Tratamento de manchas brancas nas costas

O tratamento para a pele com manchas brancas será indicado por um médico especialista na área, neste caso, um dermatologista. O tratamento a ser seguido dependerá da causa exata que estiver originando o aparecimento das manchas brancas nas costas:

  • Tratamento de uma infecção por fungos: é feito aplicando antifúngicos de forma tópica por 2 a 4 semanas. Nos casos onde os surtos forem frequentes, é indicado o uso por via oral. É importante saber que as manchas brancas não desaparecerão imediatamente. Elas irão melhorando gradualmente até conseguir a eliminação do fungo.
  • Tratamento de uma dermatite atópica: se esta for a causadora das manchas brancas nas costas, o médico iniciará o tratamento com a ingestão de corticosteroides, da mesma forma, será necessário manter a pele hidratada e, em caso de coceira, ingerir anti-histamínicos.
  • Tratamento do vitiligo: quando a mancha for causada pelo vitiligo, o médico indicará um tratamento com fototerapia e a aplicação de cremes corticosteroides e imunossupressores, assim como medicamentos que estimulam a produção de melanócitos e de melanina.
  • Por último, caso se trate de um câncer, será o oncologista, junto com o dermatologista, que fará uma biopsia da pele para determinar o tratamento adequado a ser seguido.

Como evitar o aparecimento de manchas brancas nas costas

Se você quer evitar o aparecimento das manchas brancas nas costas, deve seguir estas recomendações:

  • Mude seus hábitos alimentares, levando uma dieta saudável, rica em frutas e verduras.
  • Fique longe do calor e da umidade. Você deve dar preferência a ambientes frescos.
  • Hidrate todas as áreas da pele, sobretudo aquelas onde estão as manchas brancas.
  • Ingira vitaminas, minerais e antioxidantes que estimulam a pigmentação da pele.
  • Utilize protetor solar sempre que for se expor ao sol.
Manchas brancas nas costas, o que pode ser? - Como evitar o aparecimento de manchas brancas nas costas

Remédios caseiros para manchas brancas nas costas

A natureza é capaz de prover às pessoas uma grande variedade de produtos naturais que, através da sua aplicação, conseguem atenuar e até eliminar as manchas brancas nas costas. A seguir, você verá alguns dos remédios caseiros para eliminar as manchas brancas nas costas:

Alho

As propriedades do alho na pele são antifúngicas, devido ao alto conteúdo em alicina, com a qual é possível eliminar os fungos que estão na pele. Para sua aplicação nas costas, é necessário preparar uma pasta de alho amassado com azeite:

  • Amasse 5 dentes de alho.
  • Coloque-os em um recipiente de vidro.
  • Cubra-os com azeite de oliva.
  • Em seguida, deixar em repouso por uma semana.

Você deve armazenar esta pasta em um frasco de vidro, podendo aplicar o azeite nas costas 2 vezes ao dia.

Aloe Vera

É um remédio caseiro com vários benefícios para a pele nos casos de manchas brancas nas costas. Para usá-lo, é preciso colocar o gel da planta sobre a mancha e fazer uma massagem, desta forma ele poderá penetrar na pele. Depois, é preciso deixá-lo agir por 2 horas e enxaguar bem no banho.

Óleo de gengibre

O gengibre conta com diversos benefícios quando aplicado localmente na pele. Tem um excelente efeito anti-inflamatório, permitindo uma melhor circulação e gerando calor em algumas áreas.

O óleo de gengibre pode ser passado nas costas ou onde a mancha estiver, cerca de 2 ou 3 vezes ao dia, sendo preciso deixá-lo secar ao ar livre.

Se você tem manchas nas costas, consulte um dermatologista, ele te indicará o que fazer de acordo com a causa das mesmas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas brancas nas costas, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Arias, E. H., García, L. S., & Bonifaz, A. (2014). Pitiriasis versicolor variedad atrófica: a propósito de un caso. Dermatología, Cosmética, Médica y Quirúrgica, 12(4), 295-296.
  • Beracha, A. F. (2002). VITILIGO.... ALGO MÁS QUE UNAS MANCHAS BLANCAS. Dermatología Venezolana, 40(1).

Escrever comentário sobre Manchas brancas nas costas, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Manchas brancas nas costas, o que pode ser?
1 de 2
Manchas brancas nas costas, o que pode ser?

Voltar ao topo da página