Manchas na pele

Manchas brancas na pele, qual vitamina está em falta?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 25 setembro 2023
Manchas brancas na pele, qual vitamina está em falta?

As manchas na pele podem estar associadas a vários fatores, incluindo exposição excessiva ao sol, envelhecimento ou doenças. Entretanto, as manchas brancas na pele geralmente se devem à falta de vitaminas na dieta, principalmente à ingestão deficiente de vitaminas B12, C, D e E.

Dietas desequilibradas carecem de vitaminas e nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do corpo e, quando algo dá errado, isso se reflete automaticamente na pele, alterando a síntese de colágeno, a pigmentação e a formação do tecido. Afinal, se você tem manchas brancas na pele, qual vitamina está em falta? É o que vamos falar neste artigo do ONsalus, continue lendo!

Índice
  1. Manchas brancas na pele devido à falta de vitaminas
  2. Vitamina E
  3. Vitamina B12
  4. Vitamina A
  5. Vitamina C
  6. Vitamina D
  7. Como tratar manchas brancas na pele

Manchas brancas na pele devido à falta de vitaminas

Lesões esbranquiçadas na pele às vezes aparecem quando proteínas ou células mortas ficam presas sob a superfície da pele. Isso pode ocorrer devido a muitos fatores ou doenças, incluindo a falta de vitaminas C, D, E e B.

Essa despigmentação da pele não é grave, mas é um sinal de alerta de que algo não está funcionando corretamente no corpo e deve ser tratado imediatamente.

Abaixo, explicamos as vitaminas que estão faltando quando surgem manchas na pele e sua importância no corpo humano.

Vitamina E

A vitamina E é um composto potencialmente eficaz no combate aos danos causados pelos radicais livres porque reage prontamente com os radicais livres, impedindo que eles afetem outras biomoléculas.

O corpo processa essa vitamina como gordura, armazenando-a no fígado e no tecido adiposo para ser usada quando necessário.

Ela é essencial para o funcionamento adequado do corpo, especificamente do sistema imunológico, da pele e dos cabelos, pois protege as células dos danos causados pelos radicais livres.

Nesse sentido, essa vitamina é muito favorável para a pele, pois aumenta sua firmeza e tenacidade, retardando a formação de rugas e o envelhecimento precoce. Ela também melhora a cicatrização e evita os danos causados pelos raios solares.

Por outro lado, a falta dessa vitamina tem um impacto negativo no corpo, por exemplo, formando manchas brancas na pele, tornando-a frágil e com pouca elasticidade.

Alguns alimentos são boas fontes dietéticas de vitamina E, que devem ser considerados na ingestão diária para obter esse nutriente. Entre os mais relevantes estão

  • Sementes de girassol
  • Amêndoas
  • Espinafre
  • Brócolis
  • Manteiga de amendoim.
Manchas brancas na pele, qual vitamina está em falta? - Vitamina E

Vitamina B12

A vitamina B12, que consiste em cobalamina, é um nutriente essencial para a vida humana. Ela pertence ao grupo de vitaminas do complexo B, é solúvel em água, transportada pela corrente sanguínea e armazenada no fígado.

Essa vitamina é necessária para a síntese de DNA, a produção de energia, a formação de glóbulos vermelhos, o funcionamento do sistema nervoso e a proteção da pele, dos cabelos e das unhas, entre outras funções.

A deficiência de vitamina B12 geralmente leva muito tempo para aparecer, pois o corpo a armazena para quando for necessária. Normalmente, quando há falta dessa vitamina, as pessoas sofrem de fadiga, perda de apetite, falta de ar e pele pálida, às vezes com manchas brancas no peito, no rosto e nas costas.

Vários alimentos de origem animal contêm vitamina B12, que é necessário incluir na dieta diária para garantir os valores adequados desse nutriente. Alguns deles são:

  • Peixes e mariscos.
  • Ovos.
  • Frango.
  • Peru.
  • Carne vermelha.

Os vegetarianos e veganos correm maior risco de sofrer de deficiência de vitamina B12; por isso, devem necessariamente consumir suplementos farmacológicos que garantam doses adequadas dessa vitamina.

Vitamina A

A vitamina A e seus derivados são nutrientes extremamente importantes para a manutenção de uma pele saudável, pois seu teor de ácido retinoico regula o tecido celular, estimula a síntese de colágeno e a produção de novas células nas camadas internas da pele, evitando a formação de rugas, manchas brancas, espessamento e envelhecimento precoce da pele.

É uma vitamina lipossolúvel, portanto, dissolve-se em gorduras ou óleos e não é liberada na urina, como acontece com as vitaminas hidrossolúveis. Ela é armazenada principalmente no fígado e no tecido adiposo da pele, das mãos e dos pés.

Além de manter a pele e o cabelo saudáveis, ela também está envolvida na formação de ossos e dentes, na proteção dos tecidos dos tratos respiratório, digestivo e urinário e na prevenção de doenças infecciosas. Portanto, é essencial consumi-lo e manter os níveis adequados para o bom funcionamento dos sistemas essenciais do corpo.

Com isso em mente, é necessário incorporar os seguintes alimentos à dieta:

  • Vegetais de folhas verdes.
  • Melão.
  • Manga.
  • Brócolis.
  • Cenoura.
  • Produtos lácteos.
  • Carne de fígado.
  • Salmão.
Manchas brancas na pele, qual vitamina está em falta? - Vitamina A

Vitamina C

A vitamina C é um nutriente essencial para a saúde. É um antioxidante cujo ingrediente ativo é o ácido ascórbico, que ajuda a neutralizar os radicais livres que danificam as células. Ela contribui para o reparo dos tecidos, fortalece o sistema imunológico e é essencial para muitos processos enzimáticos do corpo.

Essa vitamina é essencial para a pele, pois ajuda na produção de colágeno, permitindo que ela mantenha sua estrutura e retarde os sinais de envelhecimento precoce. A presença de vitamina C no corpo é visivelmente evidente na pele, dando a ela uma aparência de frescor, juventude e tenacidade, portanto, sua falta ou deficiência desencadeia o estresse oxidativo que afeta negativamente a pele. Ela pode parecer opaca, com manchas brancas e frágil, além de causar cansaço, fadiga e irritabilidade; e, em casos mais graves, hematomas na pele, problemas dentários e anemia.

Nesse sentido, é essencial garantir a presença de vitamina C no organismo por meio do consumo de alimentos que a contenham, pois o corpo não a sintetiza. Portanto, a dieta deve incluir:

  • Frutas cítricas, como laranjas, limões, morangos e toranja.
  • Goiaba.
  • Pimentão vermelho.
  • Kiwi.
  • Brócolis.
  • Tomates.
Manchas brancas na pele, qual vitamina está em falta? - Vitamina C

Vitamina D

A vitamina D, também conhecida como calciferol, é um nutriente essencial para a formação de ossos e dentes e para a absorção de cálcio no intestino. Ela também está envolvida nos processos do sistema imunológico, nas funções antienvelhecimento e no bem-estar da pele, justamente devido a suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras.

Nesse sentido, o corpo humano gera vitamina D quando a luz solar entra diretamente na pele e produz uma substância química chamada calciferol. A quantidade depende da hora do dia, da estação do ano, da latitude e da pigmentação da pele.

A falta dessa vitamina pode fazer com que os ossos fiquem mais finos, quebradiços ou deformados, a pele fique pálida e, às vezes, com manchas brancas, seca, escamosa e mais propensa a infecções, além de desenvolver problemas de acne, eczema e psoríase.

Portanto, é essencial manter o nível adequado de vitamina D no organismo, adquirindo-a de fontes naturais, levando em conta uma dieta equilibrada e o contato controlado com a luz solar.

Entre os alimentos que devem ser considerados na dieta para o consumo de vitamina D, estão:

  • Truta, salmão e atum.
  • Óleo de fígado de bacalhau.
  • Ovos.
  • Leite.
  • Manteiga.

No artigo a seguir, explicamos em detalhes como aumentar a vitamina D.

Como tratar manchas brancas na pele

Esse tipo de mancha é delicado e, por isso, deve ser tratado por um dermatologista para seguir um tratamento farmacológico adequado.

Normalmente, o especialista prescreve medicamentos orais tópicos especiais à base de vitaminas, corticoides e imunomoduladores, além de terapias com luz ultravioleta para eliminar progressivamente essas lesões.

Por outro lado, uma dieta rica em frutas, vegetais e peixes oleosos também costuma ser recomendada para estabelecer os níveis adequados de vitaminas C, D e E; e cuidados diários meticulosos com a pele, hidratando-a e limpando-a de manhã e à noite, usando produtos regeneradores ou reparadores da pele.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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Bibliografia
  • Clínica Universidad de Navarra. (2020). Vitamina A o retinol. Disponível em: https://www.cun.es/chequeos-salud/vida-sana/nutricion/vitamina-a
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  • Vera, C y col. (2015). Déficit de vitamina B12 y sus diversas manifestaciones dermatológicas. Disponível em: https://www.actasdermo.org/es-deficit-vitamina-b12-sus-diversas-articulo-S0001731015002161
  • Vitamina D y la piel. Una revisión para dermatólogos. Disponível em: https://www.actasdermo.org/es-vitamina-d-piel-una-revision-articulo-S0001731018305313
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