PARTILHAR

Manchas brancas no braço: causas, tratamento e remédios

Dra. Gennesis Gonzalez
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 21 janeiro 2021
Manchas brancas no braço: causas, tratamento e remédios

Você tem manchas brancas no braço e não sabe por quê? Não precisa se assustar, neste artigo, aprenderá que isto costuma ocorrer quando as células mortas da pele ficam presas sob sua superfície ou, caso não seja este o caso, pelo acúmulo de proteínas da pele sob ela mesma, levando como resultado a despigmentação ou descoloração desta parte.

Dermatologistas são especialistas encarregados/as em determinar com precisão quais são as causas das manchas brancas nos braços, contudo, se quer saber mais sobre este tema, te convidamos a continuar lendo este artigo do ONsalus sobre as manchas brancas no braço: causas, tratamento e remédios.

Também lhe pode interessar: Manchas nos seios: causas e tratamentos

Vitiligo

Um motivo comum pelo qual podem aparecer manchas brancas na pele é o vitiligo. As manchas brancas por vitiligo aparecem quando as células que produzem a cor da pele foram destruídas, provavelmente, associada a uma autodestruição celular, ou seja, o sistema imunológico, por erro, danifica as células saudáveis.

Um fator importante, são os braços ficarem bastante expostos ao sol, o que está associado ao desenvolvimento das manchas brancas por esta doença.

Além do fator autoimune, o vitiligo também pode estar associado a fatores genéticos, mas é por volta dos 10 aos 30 anos em que ocorre a descoloração na pele. Sua incidência varia de 1 a 2% da população e é muito mais frequente em mulheres.

Como tratamento, certamente seu dermatologista te indicará cremes corticoesteroides tópicos e até mesmo alguns com fórmulas não esteroides, luz UV e, em casos graves, será necessária uma cirurgia para remover a camada superior da pele afetada, eliminando assim as incômodas manchas.

Manchas brancas no braço: causas, tratamento e remédios - Vitiligo

Manchas brancas no braço pelo sol

As manchas solares são aquelas áreas brancas que aparecem resultado da perda de pigmento da pele por causa da exposição solar. Antes de aparecer nos braços, costas ou rosto tendem a se manifestar nas pernas.

Além das manchas, que medem de 1 a 3 mm, não costumam ser vistos outros sintomas sérios. Dentro dos fatores associados a presença das manchas solares estão:

  1. Falta de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele;
  2. Genética.

Você precisa saber que as manchas nos braços causadas pelo sol costumam aparecer depois dos 40 anos de idade e, mais do que tratá-las porque representam um problema sério de saúde, são tratadas porque são um problema estético para aqueles que as possuem.

Neste caso, o especialista pode indicar a dermoabrasão, um procedimento especializado através do qual, com uma anestesia tópica, esfolia-se a pele com um dispositivo que raspa ou elimina sua camada mais externa. Isto pode ser feito em conjunto com o uso de cremes tópicos, como a hidrocortisona ou o retinol.

Em caso de outros tipos de manchas, sugerimos a leitura do artigo que explica o que são manchas marrons na pele.

Tínea

A tínea é um tipo de fungo que vive na superfície da pele e que pode crescer ou se proliferar descontroladamente. Costuma se manifestar com manchas mais claras e, as vezes, mais escuras que o resto da pele e, normalmente, gera escamas que coçam com bastante intensidade.

Este tipo de fungo cresce em grupos e lentamente, tanto que as vezes a pessoa não nota a infecção até que sua pele fique bronzeada, sendo este o momento em que os sintomas ficam visíveis.

As manchas brancas no braço causadas por este fungo costumam ser tratadas com sabonetes, xampus e cremes antimicóticos. Estes últimos podem ser adquiridos com receita médica, como por exemplo, o ketoconazol. Se o tratamento tópico não for eficaz, podem ser indicadas pílulas antimicóticas.

Outras causas das manchas brancas no braço

Além das causas anteriormente descritas, existem outras associadas à presença de manchas brancas nos braços, dentre as quais podemos citar:

Pitiríase alba

É um problema de pele frequente, não cancerígeno, comum entre os 3 e 16 anos de idade, com uma longa evolução e normalmente assintomático, caracterizado pela presença de manchas hipocrômicas, ou seja, manchas brancas comumente mal definidas, que tendem a aparecer no rosto, pescoço, ombros e braços, sendo de aproximadamente 0,5 – 2 cm.

Até a data de publicação deste artigo, sua causa é desconhecida, contudo, costuma estar relacionada a um tipo de dermatite atópica.

Esta condição dermatológica costuma melhorar sozinha sem a necessidade de algum tratamento específico, em alguns casos, o médico responsável indicará tratamentos tópicos para diminuir os sintomas, como a inflamação e coceira.

Milium

Esta é outra condição comum de pele que se caracteriza por causar manchas brancas na pele, indolores, com aproximadamente 1 a 4 mm de comprimento. São de 2 tipos, a milium primária, que ocorre quando a queratina fica presa sob a pele e forma uma espécie de bolha ou elevação cheia de líquido, e a secundária, associada a traumatismos ou efeitos colaterais de medicamentos.

Dentro das opções de tratamentos que serão necessários em caso de milium, estão inclusos como primeira linha de tratamento farmacológico os cremes com retinóides.

Remédios caseiros para as manchas brancas nos braços

Alguns remédios naturais podem te ajudar a favorecer a regeneração da pele como, por exemplo:

  • Leite: aplique-o com um pedaço de algodão sobre a superfície da pele, isto te permitirá eliminar as células mortas e limpar e renovar sua pele. Para um melhor efeito, recomenda-se aplicá-lo de noite e retirar no dia seguinte.
  • Aloe vera: é benéfico para tratar algumas condições de pele. De acordo com o diagnóstico médico, aplique seu gel 2 vezes ao dia e, em pouco tempo, notará como sua pele manchada melhorará.
  • Tanchagem: faça uma infusão com 2 colheres de sopa de tanchagem em 200 ml de água fervendo, deixe em descanso e depois aplique-a fazendo massagens sobre a área das manchas. Faça isto 2 vezes ao dia.

Jamais inicie qualquer tratamento sem avaliação médica, Sempre é recomendado utilizar protetor solar e evitar a exposição ao sol entre as 10 da manhã e as 16:00 horas. Caso as feridas não desapareçam, não demore em consultar um dermatologista, ele determinará a causa e qual o melhor tratamento para você.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas brancas no braço: causas, tratamento e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Vázquez-Martínez, O. T., Velásquez-Arenas, L., Méndez-Olvera, N., & Ocampo-Candiani, J. (2006). Vitiligo. Panorama general y terapéutica actual. Dermatología Cosmética, Médica y Quirúrgica, 4(3), 187-192.
  • Rey, J. P. (2017). Alteraciones de la pigmentación cutánea. Alteraciones de la pigmentación cutánea, 8.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
DENISE FALCÃO
Manchas branca nos braços
Manchas brancas no braço: causas, tratamento e remédios
1 de 2
Manchas brancas no braço: causas, tratamento e remédios

Voltar ao topo da página ↑