Partilhar

Mancha vermelha no seio: causas e tratamento

 
Por Redação ONSalus. 19 novembro 2020
Mancha vermelha no seio: causas e tratamento

O aparecimento de qualquer tipo de lesão em um ou ambos os seios pode gerar bastante ansiedade e preocupação, mas você precisa saber que a maioria das causas são benignas e de fácil resolução.

Uma mancha vermelha no seio pode aparecer por alergia, obstrução dos canais mamários, inflamação durante a amamentação ou problemas mais complicados e pouco frequentes, como a psoríase ou o câncer.

Se está interessada em saber com detalhes quais são as possíveis causas de uma mancha vermelha no seio e seu tratamento, continue lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Manchas nos seios: causas e tratamentos

Mancha vermelha no seio por dermatite

Os eczemas ou reações da pele contra irritantes externos podem aparecer por causa de alergias (dermatite atópica) ou por expor a pele da mama a uma substância irritante ou roupa íntima sintética (dermatite de contato).

Em ambos os casos, a pele da mama pode ficar avermelhada, coçar, ficar mais seca e até mesmo descamar. Podem aparecer bolinhas e, inclusive, se complicar no caso de ocorrer uma infecção por coçá-la muito forte.

Muitas vezes, você pode ter tido lesões similares em outras áreas do corpo ou sofrer outros tipos de alergias.

Tratamento

Para melhorar a irritação da pele, é fundamental evitar o que está provocando esta reação alérgica.

Na consulta, o médico te fará algumas perguntas e te examinará para identificar se essa realmente é a causa. Provavelmente te indicará um creme com corticoides ou indicará antialérgicos via oral.

Se preferir uma opção natural, te sugerimos:

  • Deixar a região ao ar livre.
  • Aplicar uma infusão de camomila ou calêndula. Ambas são anti-inflamatórias e cicatrizantes.
  • Você pode aplicar ghee ou manteiga clarificada, já que são excelentes para tratar erupções cutâneas.
  • Tente ter uma alimentação leve e rica em frutas, verduras e cereais integrais.
  • Beba água.
  • Evite se arranhar ou espremer as lesões.

Mancha vermelha no peito durante a amamentação

Especialmente no começo, a amamentação pode ser difícil. Todas nós, mulheres, que passamos por isso sofremos rachaduras, vermelhidão ou ardência nos seios, entre outros sintomas.

Quando estes incômodos são graves, há inflamação, supuração e até febre.

Tratamento

Em alguns casos é uma adaptação mais rápida e em outros mais lenta, o importante é confiar e conhecer alguns conselhos que podem te ajudar a melhorar esta experiência tão importante para você e seu bebê:

  • Exponha os seios ao ar livre e ao sol o máximo que conseguir.
  • Usar um hidratante uma vez ao dia é útil para melhorar a irritação. Você pode optar pelo típico creme de calêndula (se for natural, melhor) ou também pode usar ghee. A vantagem deste último é que não precisa retirá-lo da mama para amamentar.
  • Você também pode fazer uma infusão de calêndula ou camomila para diminuir a inflamação. Aplicá-la com um pano limpo ou um algodão uma vez ao dia é suficiente.
  • Coma de forma saudável.

Se notar que os sintomas estão piorando, sente mal-estar, calafrios ou febre, é importante que consulte um médico, já que é possível que esteja com uma mastite. Neste caso, pode ser necessário fazer o uso de antibióticos.

Mancha vermelha no seio: causas e tratamento - Mancha vermelha no peito durante a amamentação

Obstrução dos canais mamários

Também conhecida como ectasia dos canais da mama ou galactóforos. Os canais presentes na mama ficam obstruídos e se inflamam em uma ou em ambas as mamas. Podem aparecer sintomas como:

  • Dor;
  • Aparecimento de manchas vermelhas no seio próximas ao mamilo;
  • Secreções nos mamilos;
  • Descamação por causa de secreções secas;
  • Nódulo ou pequeno caroço na mama.

Tem sido observado que mulheres que fumam sofrem com isso mais frequentemente.

Tratamento

Você pode começar aplicando compressas mornas. Também pode diminuir os incômodos usando um sutiã que seja justo e suporte bem a mama.

De acordo com o estado da mama e a gravidade da inflamação, podem ser indicados anti-inflamatórios e antibióticos. Se a infecção for muito grande, pode ser necessária uma cirurgia.

Dermatose por fricção

Aas mulheres que correm longas distâncias podem sofrer o que se conhece como dermatose por fricção e apresentar sintomas como:

  • Vermelhidão da pele.
  • Ardência na região.
  • Dor.
  • Descamação da pele.

Tratamento

Sua recuperação será mais rápida se evitar a irritação e atrito com as roupas. Você pode passar um creme hidratante, de preferência que seja natural, para te ajudar.

Neste caso, você também pode aplicar infusões de calêndula ou camomila. Passar mel sobre a área irritada também é uma boa opção, já que se trata de um anti-inflamatório e cicatrizante.

Psoríase

Outra das possíveis causas das manchas vermelhas no peito é a psoríase, uma doença inflamatória da pele que pode surgir em diferentes partes do corpo.

Normalmente aparecem manchas vermelhas que coçam e são cobertas por escamas prateadas. Ocorre em surtos, ou seja, podem ter períodos em que não há sintomas e outros em que há lesões.

Tratamento

A psoríase pode ser tratada com medicação local com anti-inflamatórias (cremes, xampu, etc.) e também com medicamentos por via oral.

É importante identificar aqueles hábitos pouco saudáveis, uma vez que corrigi-los é essencial para diminuir a quantidade e gravidade dos surtos de psoríase.

Alimentar-se de forma saudável, parar com o consumo de álcool e tabaco, evitar o café, fazer atividades físicas e tentar identificar e tratar aquilo que te estressa são alguns pontos essenciais para que você possa se sentir muito melhor.

Obstrução das glândulas sudoríparas

As glândulas que produzem o suor são chamadas de apócrinas. Estas costumam ficar obstruídas e inflamarem causando manchas vermelhas na pele e, em poucos casos, também provoca coceira ou dor. Costumam se apresentar em diferentes áreas como as axilas, a região do púbis ou próxima dos lábios, mas também podem aparecer próximas do mamilo. Também é conhecida como doença de Fox Fordyce.

Tratamento

Frequentemente, não há muitos sintomas, por isso que é possível que não seja necessário nenhum tratamento. Em alguns casos, o incômodo estético faz com que sejam feitas remoções cirúrgicas das lesões.

Se você sente coceira, evite se arranhar, já que pode acabar provocando uma infecção na área. Você pode aplicar, neste caso ou se está doendo, uma infusão de camomila ou calêndula para diminuir a inflamação.

Doenças malignas da mama

Somente em alguns poucos casos uma mancha vermelha no seio pode corresponder a uma doença mais complicada, como o câncer de mama, a doença de Paget (ou câncer inflamatório) ou um tipo raro de linfoma que tem uma predileção por certas áreas da pele.

Nestes casos, provavelmente haverá mal-estar geral, perda de peso e cansaço. Além disso, pode haver supuração, inflamação e aparecimento de algum nódulo na mama.

Tratamento

Diante do aparecimento de algum dos sintomas anteriores, é conveniente ir ao médico. Além de te examinar, te solicitará alguns exames de controle. Pode ser necessária uma biópsia e, dependendo do resultado, pode ser necessário um tratamento cirúrgico, junto de medicamentos ou radiação.

De qualquer forma, é fundamental rever seus hábitos. Viver de forma saudável te ajudará a ter uma recuperação mais fácil e rápida.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mancha vermelha no seio: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Spencer JP. Management of mastitis in breastfeeding women. Am Fam Physician. 2008 Sep 15;78(6):727-31. PMID: 18819238.
  • Waldman RA, Finch J, Grant-Kels JM, Stevenson C, Whitaker-Worth D. Skin diseases of the breast and nipple: Benign and malignant tumors. J Am Acad Dermatol. 2019;80(6):1467‐1481. doi:10.1016/j.jaad.2018.08.066
  • Niazi A, Rahimi VB, Soheili-Far S, et al. A Systematic Review on Prevention and Treatment of Nipple Pain and Fissure: Are They Curable?. J Pharmacopuncture. 2018;21(3):139‐150. doi:10.3831/KPI.2018.21.017

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Mancha vermelha no seio: causas e tratamento
1 de 2
Mancha vermelha no seio: causas e tratamento

Voltar ao topo da página