PARTILHAR

Manchas vermelhas na pele que coçam: causas e tratamento

 
Dra. Gennesis Gonzalez
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 10 dezembro 2020
Manchas vermelhas na pele que coçam: causas e tratamento

A pele é o maior órgão do corpo humano, na verdade, se trata da grande barreira protetora que é encarregada por defender as estruturas internas do nosso corpo, os órgãos. Nela podem ser notadas várias doenças, sintomas que nunca devemos ignorar porque podem significar algum problema de saúde ou uma condição causada por fatores como o sol, a umidade, o vento e a temperatura.

As manchas vermelhas na pele que coçam podem ser uma destas condições, por isso, neste artigo te trazemos todas as informações necessárias para que detecte todos os sinais pertinentes, causas e possíveis tratamentos das manchas vermelhas na pele que coçam e, desta forma poder consultar um médico ou especialista o quanto antes.

Manchas vermelhas na pele que coçam: causas

As manchas vermelhas na pele, conhecidas medicamente como rash pruriginoso, são uma das manifestações mais comuns que ocorrem na pele, na verdade, é uma condição mais comum do que imaginamos. Isto se deve ao fato de poderem ser causadas por diversas doenças e condições. A seguir te explicamos as principais causas das manchas vermelhas na pele que coçam:

Alergias

A primeira destas causas são as reações alérgicas, as quais geralmente ocorrem depois de estar em contato com algum agente alérgeno, como:

  • Plantas;
  • Animais;
  • Detergentes;
  • Picadas de insetos (abelhas, vespas);
  • Intoxicações por alimentos como ovos, frutos do mar, nozes.

Outro motivo pelo qual pode se desencadear ou iniciar um processo alérgico e se manifestar como rash pruriginoso, ou manchas vermelhas que coçam, é o uso e abuso de certos medicamentos.

Fungos na pele

Apesar de geralmente afetar apenas uma área específica, a micose ou fungos na pele também provocam manchas vermelhas que coçam ou são pruriginosas.

Infecções virais

Geralmente, nas infecções virais como o zica ou a dengue, este rash pode durar aproximadamente 3 a 5 dias e aparecem no rosto, podendo se estender para todo o corpo.

Estas doenças sempre causam dúvidas na hora do diagnóstico e tratamento, mas aqui no ONsalus te ajudamos a saná-las. As infecções virais tipo zika ou dengue podem causar manchas vermelhas na pele, as quais podem provocar coceira, sendo o ideal e recomendável consultar um médico imediatamente, uma vez que ele poderá fazer um exame físico completo para dar o diagnóstico e passar o tratamento específico.

Escabiose ou sarna

Esta doença é outra das causas das manchas vermelhas na pele que coçam. É mais frequente do que podemos imaginar, mas possui características particulares, a escabiose se manifesta de forma agravada a noite, e é normal o rash pruriginoso nas mãos, axilas, glúteos e dobras (cotovelos).

Dermatite atópica

Nada mais é que uma erupção cutânea que provoca manchas pruriginosas, sendo que esta pode permanecer ao longo do tempo, ou seja, é considerada uma doença crônica. Ela pode apresentar períodos de melhora alternados com períodos em que fica pior.

Manchas vermelhas na pele que coçam: causas e tratamento - Manchas vermelhas na pele que coçam: causas

Manchas redondas vermelhas na pele: outras causas

Além das causas mencionadas, existem doenças que podem se manifestar com manchas vermelhas que coçam. A seguir mostramos algumas das mais importantes:

  • Mononucleose: também conhecida como a doença do beijo, infecção viral transmissível pelo vírus de Epstein Barr.
  • Hepatite: processo viral inflamatório do fígado.
  • Sífilis: doença infecciosa sexualmente transmissível.
  • Doença de Lyme: infecção bacteriana transmitida pelo carrapato.
  • Doenças virais: como, por exemplo, a varicela, a rubéola e o sarampo.
  • Psoríase: doença crônica da pele caracterizada pela presença de manchas vermelhas na pele, as quais podem se tornar prateadas ou brilhantes. Aparecem principalmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e na região inferior das costas.
  • Câncer de pele: que no começo pode se manifestar através de manchas vermelhas na pele.

Tratamentos para manchas na pele que coçam

Evidentemente, são muitas as causas das manchas na pele, e cada uma delas terá um tipo de abordagem terapêutica. Como você pode observar ao longo do artigo, são várias as condições que podem te provocar estes sintomas e, dependendo de qual for o seu caso, o tratamento deverá ser um ou outro.

Além disso, para fazer um tratamento inicial, normalmente recomenda-se:

  • Manter uma boa higiene.
  • A administração de alguns medicamentos, isto pode ir desde os simples (paracetamol e acetaminofeno) até anti-histamínicos (antialérgicos) e uso de outros medicamentos, como esteroides.
  • Manter uma boa hidratação tanto interna quanto externa (pele).

Por fim, para conseguir ter um diagnóstico que diferencia todas as possíveis causas, é imprescindível consultar um médico ou especialista que fará um exame físico geral e, por sua vez, determinará o tratamento adequado e de forma individualizada para cada paciente. Você deve saber que para curar as manchas vermelhas na pele provocadas pelas diversas causas anteriormente mencionadas, primeiro é preciso erradicar a doença base, caso esta não seja tratada, os sintomas não desaparecerão.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas vermelhas na pele que coçam: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Manchas vermelhas na pele que coçam: causas e tratamento
1 de 2
Manchas vermelhas na pele que coçam: causas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑