Manchas na pele

Manchas vermelhas na pele sem coceira ou dor: causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 2 dezembro 2024
Manchas vermelhas na pele sem coceira ou dor: causas e tratamento

Manchas vermelhas na pele sem coceira ou dor podem ser causadas por alergias, rosácea, queratose, angiomas, entre outras causas. O tratamento pode incluir medicamentos tópicos, como corticoides, ou orais, como suplementos vitamínicos, bem como o uso de lasers.

No ONsalus, exploraremos as causas e o tratamento mais viável para manchas vermelhas na pele que aparecem sem dor ou coceira.

Índice
  1. Angiomas
  2. Queratose
  3. Rosácea
  4. Petequias
  5. Reação alérgica

Angiomas

Os angiomas são formações benignas que se manifestam clinicamente como manchas vermelhas na pele e ocorrem devido a anormalidades nos vasos sanguíneos. Podem aparecer devido à predisposição genética, alterações hormonais, idade avançada ou exposição prolongada ao sol.

Tratamento

Geralmente não requerem tratamento, pois são benignas. Entretanto, o médico pode considerar a eletrocoagulação, que envolve a destruição do tecido e o fechamento dos vasos sanguíneos por meio da aplicação de calor; a crioterapia, que também visa destruir o tecido do angioma, mas usando o frio. Outra opção é o uso de laser, que remove angiomas menores e não deixa cicatrizes. Finalmente, se o angioma causar desconforto ou for muito grande, o médico pode sugerir uma cirurgia para removê-lo.

Manchas vermelhas na pele sem coceira ou dor: causas e tratamento - Angiomas

Queratose

Ocorre quando há uma produção excessiva de queratina, o que causa o bloqueio dos folículos e leva à formação de caroços. Eles geralmente aparecem nas coxas, nádegas, braços e rosto. Essa condição da pele pode se apresentar como ceratose actínica, quando é causada pela exposição contínua ao sol; ceratose seborreica, também conhecida como verrugas seborreicas; e ceratose pilar, quando os caroços são ásperos ao toque.

Tratamento

Isso dependerá do tipo de ceratose, bem como de sua gravidade. No caso da ceratose actínica, o médico pode considerar a crioterapia, congelando as células anormais com nitrogênio líquido para destruí-las. A terapia fotodinâmica, que envolve a aplicação de um creme fotossensível na área afetada, também está disponível, além da cirurgia.

Se a ceratose for seborreica, as opções podem incluir crioterapia, eletrocauterização e o uso de lasers.

Na ceratose pilar, as opções mais comuns incluem a aplicação de cremes e loções hidratantes, bem como esfoliantes, ácido salicílico e retinoides tópicos.

Rosácea

A rosácea é caracterizada por vermelhidão persistente no rosto, com pequenos vasos sanguíneos visíveis, textura áspera e espinhas na pele. O álcool, o consumo de alimentos condimentados, o sol e o estresse podem ser fatores desencadeantes.

Tratamento

Pode incluir opções tópicas, como metronidazol, ácido azelaico e ivermectina, que ajudam a reduzir a inflamação. O tratamento oral pode incluir antibióticos como doxiciclina ou minociclina para lesões graves, bem como isotretinoína para diminuir a produção de óleo na pele. Dependendo do caso, o médico pode sugerir terapia a laser, terapia com luz intensa pulsada, além de cuidados com a pele com produtos específicos.

Petequias

As petéquias são pequenas manchas vermelhas que aparecem na pele e não causam coceira. Elas têm formato circular e são formadas pelo sangramento de capilares lesionados. Podem ocorrer devido a traumas, esforço intenso devido a vômitos ou tosse repetidos, deficiência de vitamina K ou doenças que afetam a coagulação do sangue, como lúpus eritematoso ou leucemia.

Tratamento

dependerá da causa subjacente, pois as petéquias podem ser um sintoma de outras doenças. O médico avaliará se elas são causadas por infecções, efeitos colaterais de medicamentos ou distúrbios de coagulação. O tratamento pode incluir repouso, hidratação, aplicação de compressas frias e ingestão de suplementos como vitamina K ou ácido ascórbico, entre outras medidas.

Manchas vermelhas na pele sem coceira ou dor: causas e tratamento - Petequias

Reação alérgica

Quando as reações alérgicas são leves, elas podem não causar coceira ou dor, mas podem se manifestar como manchas vermelhas na pele, especialmente se houve contato direto com um alérgeno.

Tratamento

Se possível, é recomendável limpar a área afetada com água fria e usar um sabonete que não seja agressivo para a pele. Compressas frias ou gelo enrolado em um pano podem ser aplicados para reduzir a inflamação, usar cremes ou loções para aliviar a irritação ou cremes corticoides de venda livre.

Em casos mais graves, use anti-histamínicos, evite tocar na área afetada e use roupas largas e respiráveis para ajudar a pele a se recuperar mais facilmente.

Manchas vermelhas na pele sem coceira ou dor: causas e tratamento - Reação alérgica

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas vermelhas na pele sem coceira ou dor: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Ferreira, A. R., Lucas, M., Rodrigues, A., Fernandes, C., Ferrão, A., & Carvalhosa, G. (2018). Petequias generalizadas.
  • Powell, F. C. (2005). Rosacea. New England Journal of Medicine, 352(8), 793-803.
  • Ureta, C. K. V., Cordero, A. W. H., Figueroa, E. E. J., & Tircio, D. C. N. (2021). Enfermedades dermatológicas, diagnóstico diferencial causas y tratamiento. Dominio de las Ciencias, 7(6), 1276-1294.
  • Vildósola, J. A., & Martín, A. H. Trastornos de la pigmentación: lentigos, nevus y melanoma. Fotoprotección.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Manchas vermelhas na pele sem coceira ou dor: causas e tratamento