Partilhar

Manchas vermelhas que aparecem e somem: causas e tratamento

 
Por Ana Ferraz. 13 junho 2019
Manchas vermelhas que aparecem e somem: causas e tratamento

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem a função de nos proteger contra diferentes agentes do meio ambiente. No entanto, ela mesma pode, sob algumas circunstâncias, apresentar alterações que se manifestarão de formas diversas. Uma delas é o aparecimento de manchas vermelhas na pele, que podem atingir apenas uma parte localizada do corpo ou de maneira mais generalizada.

Do ponto de vista médico, manchas vermelhas na pele podem decorrer de várias condições e patologias e ter tipos diferentes que variam de acordo com a origem e evolução dessas doenças. Existem manchas vermelhas que coçam e outras que não, outras que podem aparecer de forma repentina e desaparecer do mesmo modo e outras que se dão de forma mais crônica, e outras que podem ser fruto de estresse e alergias ou até doenças mais graves, como lúpus ou câncer de pele. Assim, nesse artigo do ONsalus, explicaremos tudo sobre Manchas vermelhas que aparecem e somem: causas e tratamento.

Manchas vermelhas na pele que coçam: causas

São inúmeras as possíveis causas que podem desencadear manchas vermelhas na pele que coçam, sendo uma das mais comuns as alergias e uma das mais incomuns o lúpus. Confira em seguida as principais causas de manchas vermelhas na pele que coçam.

Manchas vermelhas na pele por alergia

São manchas vermelhas na pele que coçam e que podem até se encher de líquido. Costumam ser de tamanho médio e aparecer devido a reações alérgicas com alimentos, plantas, picadas de animais e substâncias químicas, por exemplo. A seguir, confira as principais causas de manchas na pele que coçam por alergia:

  • Alimentos: diferentes alimentos, como lácteos e derivados, frutos do mar, amendoim e outros frutos secos e ovos podem desencadear uma reação alérgica que poderá se manifestar em manchas vermelhas na pele.
  • Medicamentos: alguns medicamentos, em especial alguns antibióticos, têm o potencial de desencadear reações alérgicas cujos principais sintomas são manchas vermelhas na pele que coçam.
  • Picadas: alguns insetos, como pernilongos, mosquitos, piolhos, ácaros e pulgas, e aranhas podem provocar manchas vermelhas com bolsas de líquido com suas picadas e também irritação e coceira, o que é chamado de urticária.
  • Plantas: o contato com algumas plantas também pode originar urticárias de tipo alérgico.
  • Látex: algumas pessoas são alérgicas ao látex e o contato com esse material pode causar uma forte reação alérgica com manchas vermelhas na pele que aparecem e somem após algum tempo.
  • Produtos químicos: alguns produtos químicos encontrados por exemplo em sabonetes, detergentes, produtos de limpeza em geral e cremes para pele podem ser lesivos para a derme, que responde a essas substâncias com o desenvolvimento de manchas vermelhas.

Manchas vermelhas na pele por eczema

Também chamada popularmente de dermatite, o eczema é uma inflamação que causa manchas vermelhas na pele que coçam muito e que costumam ser confundidas com manchas provocadas por reações alérgicas, já que também são geradas por agentes irritantes.

Elas podem causar inchaço e vermelhidão e piorar com o estresse, mudanças bruscas de temperatura e exposição a água ou sol, por exemplo. Ainda não existe uma cura para essa condição, mas com o tratamento correto ela pode ser controlada. Saiba mais sobre a alergia nervosa nesse artigo.

Muitas vezes, quando são encontradas manchas vermelhas na pele do bebê que aparecem e somem, estas são causadas por um dos tipos mais comuns de eczema: o eczema infantil, que costuma afetar desde os 3 meses de vida da criança até a sua adolescência. Outros tipos de eczema são o de contato, o atópico e o numular.

Manchas vermelhas na pele por lúpus

O lúpus é uma patologia autoimune que pode afetar vários órgãos no nosso corpo, sendo a pele um dos mais atingidos. Quando a pele é acometida pela doença, é comum o surgimento de manchas vermelhas na pele que aparecem e somem mas não doem, e que geralmente surgem no rosto, nas orelhas e nas costas. Essas manchas também tendem a piorar com exposição ao sol e podem sofrer mudanças com o tempo.

Manchas vermelhas na pele que não coçam

Em outros casos temos manchas vermelhas na pele que não coçam mas que aparecem e somem. Essas podem ser causadas por diversos fatores, condições e patologias:

Manchas vermelhas na pele por psoríase

A psoríase é uma doença crônica, autoimune e não contagiosa que se caracteriza pelo surgimento de lesões e manchas avermelhadas e descamativas por todo o corpo. Elas tendem a ser mais comuns nos joelhos e cotovelos, no couro cabeludo, nas mãos, nos pés e nas genitais. Essa patologia também pode variar muito conforme seu tipo e intensidade. Quando se apresenta no organismo com uma gravidade mais leve, a psoríase é responsável por manchas vermelhas na pele que não coçam. Já em casos mais sérios, essas lesões podem, além de coçar e doer, até rachar e sangrar.

Manchas vermelhas na pele por púrpura trombocitopênica idiopática

Outra doença autoimune que pode causar manchas vermelhas na pele que não coçam e nem doem é a púrpura trombocitopênica idiopática. Nela, as plaquetas (células do sangue responsáveis pela coagulação) são as atingidas. As manchas, que também podem ser mais arroxeadas, aparecem por todo o corpo e podem ser acompanhadas por sangramentos no nariz, gengiva e sistema urinário.

Manchas vermelhas na pele por câncer

Manchas vermelhas na pele que não coçam também podem ser um indicativo de câncer de pele. Nessa doença, essas manchas aparecem principalmente nas regiões do corpo que têm contato direto à exposição solar. Em grande parte dos casos, essas manchas não coçam, mas tendem a sangrar e a aumentar de tamanho. No entanto, quando se tem um melanoma, estágio super agressivo do câncer de pele, essas manchas podem sim causar muita coceira e dor. Em todos os casos, essas manchas não costumam desaparecer rapidamente.

Manchas vermelhas que aparecem e somem: causas

Outras causas das manchas vermelhas que aparecem e somem rapidamente incluem fatores físicos e químicos que podem estar relacionados com alergias. Entre esses podemos destacar:

Manchas vermelhas na pele por dermatovirose

As infecções por vírus podem se manifestar como urticárias e, assim, causar manchas vermelhas na pele de diferentes extensões e grossuras que costumam desaparecer espontaneamente. As doenças decorrentes do vírus Coxsachie e outras, como zika, dengue e rubéola, podem gerar essas manchas vermelhas que aparecem e somem.

Manchas vermelhas na pele por temperaturas extremas

Calor e frio extremos podem provocar, em algumas pessoas, o aparecimento de manchas vermelhas na pele que não coçam e desaparecem depois de um tempo nas regiões no corpo que costumam ficar mais expostas.

Manchas vermelhas na pele por exercício físico

Fazer exercício físico excessivo pode resultar, em pessoas mais sensíveis, o surgimento de manchas vermelhas na pele principalmente do pescoço, rosto e peito e com mais raridade nas extremidades.

Manchas vermelhas na pele por pressão

O uso de roupas muito justas ou a pressão exercida por determinados movimentos sobre regiões específicas no corpo podem provocar o aparecimento de manchas vermelhas na pele que aparecem e desaparecem de forma espontânea.

Manchas vermelhas que aparecem e somem: causas e tratamento - Manchas vermelhas que aparecem e somem: causas

Manchas vermelhas na pele: diagnóstico

Como manchas vermelhas na pele podem ter várias causas e até ser sintomas de outras doenças mais graves, receber um diagnóstico correto é indispensável. Em muitos casos, como no de manchas vermelhas na pele que aparecem e somem ou que são causadas por reações alérgicas, o diagnóstico é simples e consiste apenas no profissional de saúde, geralmente um dermatologista, fazer algumas perguntas ao paciente.

Já em outros casos, será necessário realizar alguns exames de diversos graus de complexidade para estabelecer as causas dessas manchas, como nos casos das infecções virais, do lúpus e do câncer. Mesmo assim, sempre é importante ir a um especialista para que este examine as manchas em questão, consiga diagnosticá-las e receitar um tratamento adequado.

Manchas vermelhas na pele que aparecem e somem: tratamentos

O tratamento para manchas vermelhas na pele irá depender de qual foi a causa que as originou em primeiro lugar. No caso de manchas vermelhas na pele por reações alérgicas, por exemplo, é necessário o uso de anti-histamínicos e antialérgicos. Em alguns casos mais sérios, também podem ser associados esteroides orais ou injetáveis ao tratamento.

Para infecções virais e dermatovirose serão receitados alguns medicamentos de apoio, como anti-histamínicos e antipiréticos, até que a infecção passe. Já para as patologias mais graves não há um tratamento apenas para as manchas vermelhas na pele que aparecem como sintoma. Estas acabam desaparecendo assim que o tratamento específico para cada patologia começa a fazer efeito.

Porém, nos casos de manchas vermelhas na pele que não coçam e desaparecem de repente os tratamentos são bem mais simples. Quando essas manchas se dão por pressão, o melhor tratamento é o cuidado de não usar roupas muito justas ou de não fazer muita pressão em determinadas partes do corpo. Quando elas aparecem por exercício, o importante é a pessoa conhecer seus limites e saber identificar quando o excesso de atividades físicas está sendo mais prejudicial. E quando as manchas surgem por estresse ou desgastamento emocional, algumas ideias que podem ajudar a evitar essas manchas são começar a meditar, a fazer ioga ou fazer terapia.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas vermelhas que aparecem e somem: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Bandoim, L., y Taylor, S. Health Line. Everything you should know about papular urticaria. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/papular-urticaria>. Acessado em: 21 de abril de 2019.
  • Kandola, A., y Legg, T. J. Medical News Today. How does stress affect the skin? Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/317631.php>. Acessado em: 21 de abril de 2019.
  • Nationwide Children's Hospital. Hives. Disponível em: <https://www.nationwidechildrens.org/conditions/hives>. Acessado em: 21 de abril de 2019.

Escrever comentário sobre Manchas vermelhas que aparecem e somem: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Manchas vermelhas que aparecem e somem: causas e tratamento
1 de 2
Manchas vermelhas que aparecem e somem: causas e tratamento

Voltar ao topo da página