Paralisia

Por que Tenho Formigamento nos Braços ao Dormir?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 10 fevereiro 2023
Por que Tenho Formigamento nos Braços ao Dormir?

É muito provável que você tenha percebido alguma vez os braços dormentes enquanto você dorme ou uma sensação de peso nas extremidades superiores ao acordar. Bem, isso geralmente acontece devido a uma má postura do braço, que exerce pressão sobre os nervos e não permite um fluxo sanguíneo adequado. Nesses casos, é possível que você comece a sentir uma sensação incômoda de formigamento, picadas e perda de sensibilidade no braço inteiro.

Embora geralmente esses eventos não sejam graves e, na verdade, sejam algo muito comum, se se tornar repetitivo e crônico, é importante consultar um médico para descartar problemas graves relacionados à pressão na coluna vertebral, como hérnias de disco, aterosclerose, alterações coronárias ou falta de vitamina B12, entre outras razões. Nesse artigo da ONsalus, daremos a resposta para a pergunta "por que tenho formigamento nos braços ao dormir?".

Também lhe pode interessar: Por que sinto calor nos pés ao dormir?

Índice

  1. Por que tenho formigamento nos braços ao dormir?
  2. Paralisia do corpo pelo cérebro
  3. Pressão no nervo do braço devido a uma posição incorreta
  4. Má circulação
  5. Problemas mais graves que causam dormência nos braços
  6. O que fazer em caso de dormência no braço

Por que tenho formigamento nos braços ao dormir?

É normal sentir os braços dormentes ao dormir e acordar assustado pela falta de sensibilidade nos braços, além de sentir formigamento em toda a extremidade. No entanto, geralmente, essa sensação costuma desaparecer em pouco tempo após fazer alguns movimentos com o braço.

A seguir, explicaremos as causas mais comuns do entorpecimento e formigamento dos braços, sintomas tão incômodos.

Paralisia do corpo pelo cérebro

Após dormir por cerca de mais de 70 minutos, o cérebro entra no que é conhecido como sono REM, sendo exatamente quando o cérebro e o organismo se energizam pela aceleração dos batimentos cardíacos e a pessoa começa a sonhar. Nessa fase, o cérebro envia uma sinal para causar uma paralisia temporária em todo o corpo, uma perda de tono muscular corporal que impede que a pessoa possa realizar movimentos percebidos durante o sono ou agir como no sono, evitando cair, tropeçar ou algum outro dano maior.

Por esta razão, ao tentarmos nos acordar, os braços estão geralmente dormentes e entorpecidos. Mas e se isso acontecer com as mãos? Saiba o que fazer após ler o artigo mãos dormentes ao acordar: causas.

Pressão no nervo do braço devido a uma posição incorreta

Com frequência, uma má postura ao dormir, especialmente se houver pressão sobre os nervos do braço por um longo período, pode comprimi-los e, por isso, a circulação sanguínea não ser suficiente, causando uma sensação de formigamento nos braços ao dormir.

Como resultado, ao acordarmos e tentarmos mover o membro superior, sentiremos uma sensação de formigamento e pontadas, devido à recuperação das estruturas nervosas. Nesse artigo, explicamos como dormir bem a noite toda.

Por que Tenho Formigamento nos Braços ao Dormir? - Pressão no nervo do braço devido a uma posição incorreta

Má circulação

Por fim, uma má circulação também pode fazer com que os braços fiquem dormentes ao dormir. Nesses casos, vasos sanguíneos obstruídos ou comprimidos dificultam o fluxo de sangue para/a partir do coração.

Por isso, se esse desconforto ocorrer com frequência é importante procurar um especialista para fazer um diagnóstico, pois esse entorpecimento e formigamento podem estar relacionados a doenças de artérias periféricas, arteriosclerose ou à formação de coágulos de sangue.

Problemas mais graves que causam dormência nos braços

Às vezes, o entumecimento ou dormência durante um cochilo ou após uma longa noite de descanso de forma recorrente pode representar um problema mais delicado e sério, já que existe a possibilidade de que os nervos fiquem comprimidos, tendendo a afetar o adequado funcionamento das extremidades.

Entre as principais doenças com essa sintomatologia estão as hérnias de disco. Nesses casos, a vértebra pressiona o nervo e causa dormência ou peso no braço ao dormir, além de causar dor intensa que pode se tornar crônica.

Além disso, outras patologias, como arteriosclerose, doenças coronárias, deficiência de vitamina B12, esclerose ou acidente vascular cerebral (AVC), também podem afetar as extremidades superiores devido à má circulação causada pelo estreitamento das artérias como resultado da acumulação de placas ou coágulos de sangue.

Por isso, é fundamental procurar um especialista em caso de dormência, formigamento e peso no braço se isso ocorrer repetidamente, especialmente se for acompanhado de outros sintomas, como dor, perda parcial de sensibilidade e fraqueza muscular.

Agora que você sabe as principais causas para o formigamento nos braços ao dormir, não perca este outro artigo sobre as causas para o formigamento no braço direito.

Por que Tenho Formigamento nos Braços ao Dormir? - Problemas mais graves que causam dormência nos braços

O que fazer em caso de dormência no braço

Diante do incômodo de sentir o braço adormecido e formigamento repentino em toda essa área, o mais apropriado é mudar de postura imediatamente e fazer movimentos de descompressão, movendo com cuidado o braço de forma circular, para promover o fluxo de oxigênio e estimular a circulação sanguínea.

A seguir, deixamos alguns conselhos extras para tratar o formigamento do braço por adormecimento:

  • Fazer alongamentos e automassagens: ajuda significativamente a reduzir o peso e os pinicamentos no braço. Por sua vez, alongar e flexionar o braço, abrangendo ombros e punho, favorece uma correta reativação sanguínea.
  • Consumir alimentos com alto teor de ferro: por exemplo, lentilhas, verduras de folhas verdes, ovos ou beterraba. Esses alimentos irão permitir a ativação da fonte de oxigênio no fluxo sanguíneo.
  • Usar uma almofada para elevar o braço e evitar posturas ruins ajuda a ter uma boa circulação.

Se após realizar exercícios ou movimentos com o braço ainda persistir a sensação de adormecimento e formigamento de forma reiterada, é necessário procurar um médico especialista o mais rápido possível, já que isso pode ser uma consequência de alguma doença subjacente.

Por que Tenho Formigamento nos Braços ao Dormir? - O que fazer em caso de dormência no braço

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que Tenho Formigamento nos Braços ao Dormir?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Bibliografia
  • MedlinePlus. (2021). Entumecimiento y hormigueo. (2021). Disponível em: <https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/003206.htm>. Acesso em 6 de fevereiro de 2023.
  • Manual MSD. (2020). Entumecimiento. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/es-ve/hogar/enfermedades-cerebrales,-medulares-y-nerviosas/s%C3%ADntomas-de-los-trastornos-cerebrales-medulares-y-nerviosos/entumecimiento>. Acesso em 6 de fevereiro de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que Tenho Formigamento nos Braços ao Dormir?