menu
Partilhar

Como dormir bem a noite toda

 
Por Redação ONSalus. 18 abril 2022
Como dormir bem a noite toda

Dormir bem é muito importante não apenas para sua saúde física, como também para sua saúde emocional. Enquanto você dorme, seu corpo repara todos os seus tecidos, como pele e unhas, melhora a beleza, é ideal para o sistema circulatório, é excelente para combater a obesidade, entre muitos outros benefícios para seu corpo e sua saúde se você conseguir a quantidade certa de sono de que precisa.

Para tirar proveito de todos os benefícios de um bom descanso é indispensável que você durma entre 6 e 8 horas por dia. Se você dorme menos de 6 horas, seu corpo pode estar em risco e cedo ou tarde desenvolverá algum transtorno devido a isso. Por sua vez, se dorme mais de 8 horas, não costuma haver nenhum aspecto negativo; contudo, é provável que isso possa estar ocorrendo devido a alguma alteração no seu organismo, como a carência de alguma vitamina indispensável para seu corpo.

Devido a tudo isso, é muito importante que você descanse de forma correta. Se você faz parte dessas pessoas que sofrem de insônia ou acordam várias vezes durante a noite, significa que não está descansando como se deve. Mas, como o sono é tão indispensável para seu organismo, no ONsalus queremos te mostrar em detalhes como dormir bem a noite toda.

Também lhe pode interessar: Acordar cansado e desanimado é normal?

Jante alimentos leves

Para dormir bem a noite toda, é fundamental não fazer jantas abundantes horas antes de ir para a cama. Além disso, te aconselhamos não consumir doces, bebidas açucaradas ou pratos com alimentos fritos que podem ser muito pesados para seu estômago digerir.

Por sua vez, recomendamos que se alimente, no mínimo, 2 horas antes de ir dormir, para ajudar seu corpo a ter uma boa digestão. Além disso, você precisa comer com tranquilidade, nunca de forma apressada e sempre ingerindo pedaços pequenos de comida, desta forma também beneficiará sua digestão. Acima de tudo, é importante que sua alimentação diária seja saudável, para que possa dormir toda a noite e manter seu corpo em um bom estado.

Como dormir bem a noite toda - Jante alimentos leves

Beba chás relaxantes

Existem diversos chás que podem te ajudar a relaxar antes de ir dormir. Muitas vezes é possível que você não consiga descansar bem pelo estresse que talvez viva no seu dia a dia e, quando se deite, continue com as preocupações do dia, pensando em tudo que já te espera no próximo.

Se suas dificuldades para dormir têm como causa o estresse, é uma boa opção tomar chás como o de camomila, ideal para tratar este tipo de condição. Isto se deve ao fato de que a camomila é um tranquilizante e relaxante, e te ajuda consideravelmente a reduzir a ansiedade. Embora existam muitos outros chás que funcionem de forma similar, por exemplo, o de flor de laranjeira, flor de cal, bálsamo de limão, entre outros. Se tomar uma xícara deste tipo um pouco antes de ir dormir, ficará mais relaxado, dormirá mais rápido e mais profundamente durante toda a noite.

No seguinte artigo do ONsalus, te contamos as causas e tratamentos para a insônia.

Como dormir bem a noite toda - Beba chás relaxantes

Faça exercícios

Muitas vezes, se você não consegue dormir a noite, significa que durante o dia não teve uma atividade física correta e não gastou energia o suficiente, por isso seu corpo considera que não precisa continuar descansando.

Quando faz exercícios, tanto o corpo quanto a mente geram um desgaste, que pode ser um fator muito importante na hora de ir dormir. Além disso, reduz consideravelmente o estresse, outro motivo que poderia te causar insônia, e te fornece muitos benefícios ao corpo e à saúde. Por este motivo, é importante que faça pelo menos exercícios leves diariamente.

Como dormir bem a noite toda - Faça exercícios

Tire pequenos cochilos

É possível que você ache, como a maioria das pessoas, que dormir durante a tarde pode afetar seu sono durante a noite, mas isto está completamente errado, na verdade, o que acontece de fato é o contrário. Se você tira sonecas durante o dia, principalmente logo depois do almoço, pode vir a dormir melhor de noite.

No entanto, é importante que estas sonecas não ultrapassem os 30 minutos, já que depois deste tempo o sono se torna mais profundo e, quando tentar acordar, pode ficar tonto, sem vontade de levantar e querendo apenas continuar dormindo.

Além ser uma das formas de te ajudar a como dormir bem a noite toda, a soneca tem incríveis benefícios para a memória.

Como dormir bem a noite toda - Tire pequenos cochilos

Estabeleça rotinas e horários para dormir

É importante que você estabeleça horários para descansar. Ir dormir todas as noites em um horário parecido, te ajuda a potencializar a qualidade do sono e faz com que seu corpo se acostume a ter uma rotina.

Também é importante que você acorde sempre no mesmo horário. Como em toda rotina, seu organismo vai se adaptando com o tempo e chegará um momento no qual seu corpo precisará descansar sempre no mesmo horário, a fim de que durma as horas necessárias e que acorde excelente pela manhã.

Como dormir bem a noite toda - Estabeleça rotinas e horários para dormir

Outros conselhos para dormir bem a noite toda

Se ainda está se perguntando como dormir bem a noite toda, existem outros conselhos que podem te ajudar, por exemplo:

  • Evite consumir cafeína antes de ir dormir.
  • Não fique trabalhando até tarde.
  • Deixe a cama para dormir e não para assistir televisão ou fazer outras atividades que você pode fazer em outros lugares.
  • Deixe seu quarto da forma que acha confortável para que seja um ambiente totalmente relaxante.
  • Dormir em um ambiente mais fresco sempre será melhor para você do que dormir em um espaço muito quente.
  • Evite tentar dormir quando está com fome.

Seguir estes conselhos é mais importante do que parece. Dormir é uma parte essencial de nossa vida, por isso que, qualquer defeito nesta atividade vai ser refletido no funcionamento do nosso organismo.

Agora que você já sabe as melhores dicas de como dormir bem a noite toda, não perca este outro artigo em que te contamos quais são os alimentos para dormir bem à noite.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dormir bem a noite toda, recomendamos que entre na nossa categoria de Transtornos mentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como dormir bem a noite toda
1 de 6
Como dormir bem a noite toda

Voltar ao topo da página