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Acordar cansado e desanimado é normal?

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 7 abril 2020
Acordar cansado e desanimado é normal?

Falta de energia, peso no corpo, pouca vontade de sair da cama... Se você geralmente se encontra assim quando acorda, mesmo que tenha dormido bem a noite toda, você está sofrendo de fadiga matinal, um tipo de fadiga que te impede de começar o dia 100% descansado e ativo. Porém, acordar cansado e desanimado é normal? Ter problemas de sono ou levar um estilo de vida pouco saudável podem ser algumas das principais razões. Descubra as principais razões para o seu cansaço matinal e os métodos perfeitos para o reduzir neste artigo do ONsalus.

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Acordar cansado e desanimado: o que pode ser

Muitas pessoas acordam dia após dia com uma sensação de exaustão ou cansaço que as impede de começar o dia com energia e de uma forma activa. As razões para acordar cansado são muitas e variadas, embora entre elas estejam os maus hábitos, o estresse ou certas doenças. Essas são algumas das possíveis causas de acordar cansado e desanimado:

Distúrbios do sono

Dormir bem é uma ação vital, mas nem todos descansam bem durante o sono. As perturbações do sono impedem o corpo de se reparar a 100%, dificultando a obtenção do bem-estar e energia que necessitamos para enfrentar o dia. Entre os transtornos que causam a sensação de cansaço ao acordar, encontramos apneia do sono, narcolepsia, insônia ou sonambulismo, entre outros.

Estresse diurno e ansiedade noturna

Para muitas pessoas, se desligar, deixar a mente em branco ou relaxar para adormecer é um desafio e, portanto, uma sensação de cansaço ocorre quando acordam. É necessário relaxar a mente para que descansemos o máximo possível e longe de pensamentos negativos.

Maus hábitos

Para ter uma boa noite de sono e descanso, você precisa viver um estilo de vida saudável. O exercício e a manutenção de uma dieta saudável e equilibrada permitem que você se sinta ativo/a durante o dia e descanse melhor durante a noite. Caso contrário, pode causar uma sensação de exaustão a partir do momento em que você acorda.

Além disso, você deve praticar o que é conhecido como higiene do sono, já que a falta de higiene do sono fará com que você acorde cansada/o e desanimada/o porque não dormiu bem. A má higiene é causada por passar muito tempo em frente às telas antes de ir para a cama, dormir com barulho ou luzes, não ter uma almofada ou colchão confortável ou até mesmo por falta de rotinas. Se você conseguir manter uma boa higiene de sono, conseguirá um sono descansado.

Além disso, o consumo de álcool, outras drogas e bebidas com cafeína (café, chá ou refrigerantes), pode evitar que você adormeça ou faça com que o sono se rompa e, consequentemente, fazer você acordar cansado e com dores no corpo, inclusive.

Astenia

É uma condição que faz com que a pessoa acometida se sinta cansada ou exausta física e mentalmente. É comumente conhecida como astenia primaveril, uma vez que há muitos casos durante esta estação do ano, no entanto, é também considerada um sintoma de outros distúrbios e é mesmo uma patologia em si mesma que pode se tornar crônica. As pessoas que sofrem de astenia podem sofrer de fadiga quando acordam, mesmo que tenham dormido horas suficientes.

Depressão

É uma das doenças que mais causam a sensação de fadiga e cansaço, mesmo depois de dormir. Este transtorno de humor convida aqueles que sofrem dele a querer dormir o dia todo, embora tenham dificuldade em acordar, assim como o esgotamento total durante o resto do dia.

Medicamentos

O uso de fármacod também pode fazer com que você acorde cansado e desanimado. Apesar de alguns serem destinados a ajudar a dormir, podem ter efeitos secundários como a exaustão e cansaço ao acordar. Além disso, os anti-histamínicos H1 são um dos tipos de medicamentos mais cansativos e prejudiciais ao sono, mesmo que você possa dormir bem durante toda a noite durante a administração dos mesmos.

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Como vencer o cansaço

Agora que você sabe tudo o que pode causar fadiga matinal, é importante saber como você pode eliminar rapidamente a exaustão e o estresse mental. Tome nota das seguintes dicas para evitar acordar cansado e desanimado:

Alimentação balanceada

Manter uma dieta saudável e equilibrada é uma das chaves para acabar rapidamente com a fadiga. A má nutrição é uma das principais causas do início da fadiga e do cansaço. Elimine os alimentos processados e os açúcares refinados. As orientações da dieta mediterrânea são as mais adequadas para manter um bom nível de energia, vitalidade e saúde.

Desporto diário moderado

Outro hábito saudável que o ajudará a combater o cansaço é a prática de esportes moderados todos os dias. Embora possa ser difícil no início, marcar o desporto como uma das suas rotinas diárias vai ajudar a gerar endorfinas e a fazer você se sentir melhor consigo mesmo, o que ajuda a mitigar problemas psicológicos e, por sua vez, mitigar tanto a fadiga física como a mental. Graças ao esporte, você vai dormir bem e descansar melhor.

Combater o estresse com relaxamento

A redução do estresse diurno nos permitirá combater a ansiedade noturna, o que se traduz em um sentimento de exaustão. Para isso, recomendamos que você se organize e estabeleça rotinas diárias que ajudem a mitigar esse estresse. Aprenda a delegar, não leve tudo para si e aprenda a relaxar e desconectar. Para isso, propomos que você realize técnicas de relaxamento e respiração, meditação ou yoga.

Horas de sono

Dormir o suficiente vai te ajudar a não se sentir tão cansado/a pela manhã. É necessário estabelecer um horário que deve ser respeitado todos os dias, em maior ou menor grau. Desta forma, você poderá dormir entre 6 e 8 horas, o que é essencial para começar a manhã com energia suficiente para enfrentar o dia. Além disso, se você é um daqueles que gosta de desfrutar de um cochilo, tente não exceder 30 minutos, para que você possa garantir uma boa noite de sono.

Suplementos alimentares

Recomendamos que você tome melatonina, uma hormona que regula o nosso relógio biológico, que inclui o nosso sono. Este suplemento alimentar melhora a qualidade do sono e a sua quantidade total, mas também tem outros benefícios, como o seu poder antioxidante, o controlo da fome e a protecção do coração. Além disso, esta hormona é boa para a diabetes e enxaqueca, reduz o stress e a ansiedade, dando-nos mais energia, combate a insónia, melhora a capacidade de concentração, melhora o nosso sistema imunitário e até estimula o apetite sexual.

Confira também esse vídeo com alguns truques legais para tirar o sono:

Quando ir ao médico por cansaço

Qualquer pessoa, em um momento ou outro, pode ter sintomas de fadiga ou um momento em que problemas diários, estresse ou altas expectativas de vida levam à exaustão e fadiga. Para combater isto, é importante abrandar, aprender a se organizar, reduzir as tarefas diárias e manter bons hábitos saudáveis.

No entanto, às vezes você pode notar que a fadiga é extrema e você até sente fraqueza muscular. Nesses casos, não hesite em consultar o seu médico. Existem doenças e patologias crónicas, como a astenia, que podem causar fadiga, tais como diferentes alterações hormonais, falta de vitaminas (como a B12) ou certos problemas psicológicos. Se você achar que o seu cansaço não diminui com hábitos e rotinas saudáveis, não hesite em consultar o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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