Saúde do pé

Formigamento na sola do pé - Causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 27 junho 2023
Formigamento na sola do pé - Causas e tratamento

Você provavelmente já sentiu formigamento na sola do pé em algum momento, principalmente quando se levanta depois de ficar sentado por muito tempo, quando as pernas ficam cruzadas por horas ou quando pratica esportes. Bem, essa sensação nessa parte do corpo é muito perceptível porque nela temos muitas terminações nervosas responsáveis por realizar movimentos de forma coordenada, portanto, qualquer alteração gerada nessas ramificações, seja por compressão de um nervo ou por redução do fluxo sanguíneo, pode causar sensação de formigamento, dormência e cãibras na perna e na sola do pé.

Entretanto, quando ocorre com frequência e está associada a outros sintomas, pode ser um sinal de uma condição médica. Nesse sentido, é importante consultar um especialista para fazer um diagnóstico correto com base em avaliações e exames específicos e, assim, iniciar o tratamento adequado. Se você sente formigamento na sola do pé com frequência, continue lendo este artigo do ONsalus e descubra as causas mais relevantes desse sintoma e seus possíveis tratamentos.

Também lhe pode interessar: Sola do pé vermelha: causas e tratamento

Índice

  1. Má postura
  2. Síndrome do túnel do tarso
  3. Fascite plantar
  4. Hérnia de disco
  5. Inflamação do nervo ciático
  6. Neuropatia diabética
  7. Polineuropatia periférica
  8. Esclerose múltipla
  9. Ansiedade e estresse

Má postura

Ficar sentado, deitado ou em pé na mesma posição por muito tempo causa má circulação e compressão de um nervo na área da perna e do pé, causando formigamento e cãibras. Isso geralmente ocorre quando a pessoa se senta em uma perna só, durante viagens longas ou em trabalhos que exigem ficar sentado por horas a fio.

Tratamento

Se você sentir formigamento na sola do pé por este motivo, é adequado mudar de posição com frequência e realizar exercícios de alongamento e movimentos circulares com o pé para estimular a circulação. Além disso, fazer pequenas caminhadas durante o dia ajuda a reduzir esses desconfortos.

Formigamento na sola do pé - Causas e tratamento - Má postura

Síndrome do túnel do tarso

A síndrome do túnel do tarso é uma neuropatia do pé e do tornozelo decorrente da compressão do nervo tibial ao passar pelo túnel do tarso. Essa condição ocorre devido a alterações morfológicas no pé e no tornozelo, cistos de tendão, veias varicosas, entorses de tornozelo, fraturas, artrite reumatoide, entre outros motivos.

Os sintomas típicos dessa síndrome são dores na parte interna do tornozelo e na sola do pé, sensação de queimação, formigamento em toda a área plantar e cãibras, que às vezes podem até irradiar para o joelho.

Tratamento

O tratamento dependerá da condição do paciente. Em geral, o especialista costuma aplicar bandagens funcionais, recomendar terapias manuais, alongamento e neuromodulação. Além disso, é recomendado o uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e circulatórios orais para aliviar a dor e as cãibras.

Em situações específicas, a cirurgia pode ser uma alternativa para descomprimir o nervo tibial quando o tratamento conservador não funciona.

Fascite plantar

A fascite plantar é uma inflamação do tecido fibroso na parte inferior do pé, que conecta o osso do calcanhar aos dedos. Essa condição costuma ser muito dolorosa, principalmente ao se levantar e dar os primeiros passos. Ela pode persistir e se intensificar durante o dia, dificultando a realização de atividades normais. Esse desconforto também é acompanhado de formigamento na sola do pé, vermelhidão e grande sensibilidade na área do calcanhar.

Pessoas com sobrepeso, que praticam muita atividade física, usam calçados inadequados ou apresentam condições anatômicas especiais do pé são mais propensas a sofrer dessa condição.

Tratamento

A coisa mais importante a fazer é repousar. O médico poderá prescrever medicamentos anti-inflamatórios não esteroides para reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Também é aconselhável fazer fisioterapia em conjunto com o tratamento medicamentoso, pelo menos três dias por semana, para aliviar o desconforto e melhorar a caminhada.

Além disso, dependendo do caso, o médico assistente pode aplicar bandagens funcionais, alongamentos e o uso de palmilhas podológicas.

Formigamento na sola do pé - Causas e tratamento - Fascite plantar

Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma patologia que afeta muitas pessoas e está relacionada à saída do conteúdo do interior do disco vertebral para o exterior, comprimindo uma série de raízes nervosas. Essa situação provoca a contratura dos músculos da área, causando dor nas costas e dormência na coluna vertebral, que quase sempre se irradia para a perna e para os pés.

Dependendo do grau da lesão, a pessoa também pode sentir formigamento na sola do pé e na perna, cãibras, perda de sensibilidade e mudança na postura corporal.

Tratamento

Nessa situação, o especialista geralmente recomenda inicialmente analgésicos, relaxantes musculares ou anti-inflamatórios para aliviar a dor e a inflamação.

Além disso, dependendo do caso específico, fisioterapias específicas podem ser indicadas para ajudar a reduzir a hipertonia da musculatura lombo-pélvica e melhorar a postura. Em algumas circunstâncias, dependendo da consideração do médico responsável pelo tratamento, a cirurgia pode ser a alternativa para aliviar a condição.

Inflamação do nervo ciático

A inflamação do nervo ciático ocorre quando o nervo ciático fica inflamado ou comprimido, causando dor intensa nas costas, nádegas e pernas, geralmente até o tornozelo. Essa situação dificulta manter a coluna reta, caminhar normalmente e também produz uma sensação constante de formigamento e queimação na perna e na sola do pé.

Tratamento

O tratamento nesses casos envolve medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios orais e tópicos para aliviar a dor e a inflamação do nervo.

Da mesma forma, o médico assistente geralmente indica a aplicação de bolsas de calor na área afetada das costas e fisioterapias, levando em conta exercícios específicos para tratar essa situação clínica.

Formigamento na sola do pé - Causas e tratamento - Inflamação do nervo ciático

Neuropatia diabética

A neuropatia diabética é uma complicação delicada muito comum em pacientes diabéticos, que envolve danos aos nervos de todo o corpo devido à diminuição do fluxo sanguíneo e ao aumento prolongado da glicose no sangue.

Ela geralmente afeta os nervos das pernas e dos pés, causando formigamento em toda a área, dor e dormência. No entanto, novos sintomas podem aparecer dependendo de quais nervos foram afetados, como cãibras, fraqueza muscular e sensibilidade extrema nas solas dos pés.

Tratamento

Não há cura para a doença, mas alguns tratamentos podem retardar a progressão e aliviar o desconforto.

Nesse sentido, o mais importante é controlar os níveis de açúcar no sangue em uma faixa adequada com medicamentos específicos geralmente prescritos pelo médico responsável pelo tratamento. Além disso, o especialista pode recomendar medicamentos para a dor e terapias alternativas, como a acupuntura, uma opção que ajuda a aliviar o desconforto.

Neste artigo falamos sobre a diabetes do tipo 1.

Polineuropatia periférica

A polineuropatia periférica está relacionada a distúrbios nos nervos fora do cérebro e da medula espinhal, resultantes de lesões traumáticas, infecções, problemas metabólicos, diabete, entre outros motivos.

As pessoas com essa condição geralmente apresentam fraqueza, dormência, formigamento, sensibilidade extrema e dor nas mãos e nos pés. No entanto, ela também pode afetar outras áreas ou funções do corpo, como a micção ou a circulação.

Tratamento

Em caso de formigamento na sola do pé por este motivo, entre outros sintomas, e após um diagnóstico correto, o tratamento é determinado pela condição do paciente. Em princípio, o médico assistente pode prescrever analgésicos de venda livre e medicamentos tópicos, como cremes e adesivos de lidocaína, para aliviar a dor.

Além disso, terapias relacionadas à estimulação elétrica do nervo, imunoglobulina intravenosa e fisioterapias fazem parte do tratamento para reduzir a inflamação, fortalecer os músculos e melhorar os movimentos dos pés.

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença crônica que envolve a inflamação da cobertura protetora dos neurônios no cérebro, no nervo óptico e na medula espinhal, o que pode levar a uma incapacidade grave, pois as fibras nervosas ficam irreversivelmente danificadas com o tempo.

Essa condição prejudica a transmissão de mensagens que controlam os movimentos do corpo, como caminhar, causando sensações de formigamento na sola do pé, nos membros inferiores e movimentos involuntários nos músculos dos pés.

Tratamento

Essa doença não tem cura e requer tratamento por toda a vida, levando em conta a particularidade clínica do paciente. Nesse sentido, o médico geralmente prescreve corticosteroides orais ou intravenosos para reduzir a inflamação dos nervos. A troca de plasma também pode ser indicada se a doença estiver muito avançada e não responder aos esteroides.

Além disso, existem terapias para modificar a progressão da doença com base em medicamentos orais e intravenosos específicos que ajudam a reduzir as recaídas, retardar o aparecimento de novas lesões e reduzir o risco de atrofia cerebral.

Ansiedade e estresse

Crises descontroladas de estresse e ansiedade podem afetar o sistema nervoso central, causando parestesias, como formigamento nas solas dos pés, nas mãos, nos braços e na cabeça.

Esses distúrbios geralmente envolvem danos emocionais, psicológicos e físicos, como sensação de pânico, insônia, tensão muscular, má oxigenação e deficiência de vitamina B, e devem ser tratados rapidamente para evitar danos irreversíveis ao organismo.

Tratamento

É apropriado consultar um especialista em saúde mental para obter um diagnóstico preciso. Nesses casos, é sempre uma boa ideia fazer exercícios ao ar livre uma vez por dia e manter uma dieta saudável sem cafeína.

Também é aconselhável participar de atividades relaxantes que permitam a distração e ajudem a liberar os sentimentos opressivos.

Neste outro artigo falamos sobre as causas para o formigamento nos braços.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Formigamento na sola do pé - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Durval, C. y Rioko, K. (2011). Neuropatías periféricas dolorosas. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rba/a/SnQgHmxmvPS8XdF3G7BKc3P/?format=pdf&lang=es
  • Manual MSD. (2020). Entumecimiento. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/es-ve/professional/trastornos-neurol%C3%B3gicos/s%C3%ADntomas-de-los-problemas-neurol%C3%B3gicos/entumecimiento
  • Pericot, X. (2001). Esclerosis múltiple. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-medicina-integral-63-articulo-esclerosis-multiple-13015299
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Formigamento na sola do pé - Causas e tratamento