Fezes líquidas de longa duração: causas e tratamento


As fezes aquosas por muito tempo são conhecidas como diarreia crônica e podem ser causadas por várias condições, incluindo a síndrome do intestino irritável, doenças endócrinas e doença inflamatória intestinal. Também pode ser causada por algo que você esteja comendo ou até mesmo por um medicamento que tenha tomado.
Se deseja saber mais sobre esse tema, continue lendo este artigo do ONsalus para entender por que as fezes líquidas podem durar tanto tempo e como tratá-las.
Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio funcional que pode causar diarreia, constipação ou ambos, e está associada à dor abdominal na ausência de qualquer patologia orgânica. Surpreendentemente, os sintomas da SII costumam piorar com o estresse e são geralmente aliviados após a defecação.
Tratamento
A síndrome do intestino irritável não tem tratamento específico. A maioria das pessoas com SII deve seguir as recomendações médicas para controlar a condição, como modificar os hábitos alimentares, aumentar a quantidade de fibras na dieta, limitar os laticínios e evitar o glúten.
Seu médico pode recomendar o uso de medicamentos antidiarreicos, medicamentos para controlar os espasmos intestinais e probióticos para ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Doença inflamatória intestinal
A doença de Crohn e a colite ulcerativa são duas doenças autoimunes que se desenvolvem quando o sistema imunológico ataca partes do intestino grosso ou delgado. A característica mais marcante dessa doença é a presença de sangue nas fezes.
Tratamento
O tratamento da doença inflamatória intestinal varia conforme o tipo de doença. Seu médico pode prescrever:
- Antibióticos.
- Medicamentos antidiarreicos.
- Medicamentos biológicos para acalmar o sistema imunológico e evitar que ele libere anticorpos que podem desencadear a doença inflamatória intestinal.
- Corticosteroides para tratar a inflamação.
Infecções gastrointestinais
As infecções gastrointestinais são uma causa comum de fezes líquidas prolongadas e podem ser causadas por vírus, bactérias ou parasitas.
Vírus como o norovírus e o rotavírus causam diarreia aquosa, enquanto bactérias como a Salmonella e a E. coli podem causar sintomas mais graves, inclusive febre e sangue nas fezes. Parasitas, como a Giardia lamblia, geralmente causam diarreia crônica com inchaço e perda de peso. O diagnóstico é feito por meio de análise das fezes e exames de sangue.
Tratamento
Para tratar essas infecções, recomenda-se beber bastante água, bem como bebidas de reidratação oral e antibióticos para combater o micro-organismo causador da infecção.
Trastornos endócrinos
Existem alguns distúrbios endócrinos, como tireoide hiperativa e diabete, que podem causar diarreia crônica e perda de peso. O diabete pode causar danos aos nervos que suprem o trato digestivo, levando à diarreia.
Tratamento
O médico prescreverá medicamentos antitireoidianos em casos de hipertireoidismo para diminuir a atividade dos músculos intestinais e, ao mesmo tempo, ajudar a reduzir a produção excessiva de T4 e T3 pela glândula tireoide. Dessa forma, os sintomas do hipertireoidismo podem ser controlados.
No caso de diarreia causada por diabete, o controle adequado dos níveis de glicose no sangue, juntamente com a administração da dose correta de medicamentos hipoglicemiantes, como a metformina, pode ajudar a controlar esse sintoma.

Intolerâncias alimentares
A intolerância alimentar ocorre quando você tem dificuldade para digerir determinados alimentos, o que pode acontecer quando falta uma enzima para quebrar certos alimentos no sistema digestivo.
A intolerância ao glúten, a intolerância à histamina e certas intolerâncias ao açúcar (carboidratos) são algumas das intolerâncias que podem ocorrer.
Tratamento
O tratamento da intolerância alimentar começará com mudanças na dieta, como a limitação ou eliminação dos alimentos desencadeadores, acompanhadas de medicamentos como antiácidos ou antidiarreicos, se necessário.
No caso de intolerância à lactose, o médico recomendará o consumo de leite e produtos lácteos sem lactose. Os comprimidos de lactase também podem ser tomados antes do consumo de produtos lácteos.
Alergias alimentarias
As alergias, assim como as sensibilidades alimentares, podem causar diarreia crônica e resultar em fezes soltas e aquosas.
Tratamento
Para tratar a diarreia causada por alergias, o médico recomendará evitar os alimentos que desencadeiam a reação alérgica e, portanto, a diarreia. Além disso, o médico aconselhará tomar anti-histamínicos, beber bastante líquido, tomar probióticos e manter uma dieta leve enquanto as fezes aquosas persistirem.
Medicamentos
Muitos medicamentos podem causar diarreia por um período prolongado. Isso dependerá da dose, da dieta e da condição do paciente. Os medicamentos associados a fezes aquosas de longa duração são:
- AINEs (anti-inflamatórios não esteroides), como aspirina e ibuprofeno.
- Inibidores da bomba de prótons (PPIs).
- Antibióticos, como amoxicilina e cefalexina.
- Antiácidos contendo magnésio
- antidepressivos.
- Beta-bloqueadores.
- Metformina.
- Quimioterapia.
- Laxantes (em caso de uso excessivo).
- Ervas e suplementos dietéticos.
Tratamento
Na maioria dos casos, quando a diarreia é causada pelo uso de determinados medicamentos, ela pode melhorar por conta própria; no entanto, uma maneira de tratar a diarreia é parar de tomar o medicamento que a está causando. Nesse caso, seu médico poderá ajustar a dose ou parar de tomá-lo.
Consumo de álcool
O consumo de álcool aumenta a motilidade intestinal e o tempo de trânsito do cólon, especialmente quando o estômago está vazio.
O excesso de álcool pode retardar a digestão, levando à desidratação e, em seguida, à constipação. Esteja ciente de que a ingestão regular ou excessiva de álcool pode levar à diarreia.
Tratamento
Depois que o diagnóstico for feito, o médico o aconselhará:
- Beba bastante líquido.
- Evite beber álcool enquanto estiver com diarreia.
- Coma antes de beber.
- Tomar probióticos.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Fezes líquidas de longa duração: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.
- Camina, M., Alvarez, A. E. M., & Franco, J. V. A. (2020). Probióticos en el síndrome de intestino irritable con predominio de diarrea. Evidencia, actualizacion en la práctica ambulatoria, 23(1), e002045-e002045.
- Carnero, A. P. (2013). Diarrea crónica en el adulto: un reto diagnóstico. Galicia Clínica, 74(4), 152-155.
- Fernández-Bañares, F., Accarino, A., Balboa, A., Domènech, E., Esteve, M., Garcia-Planella, E., ... & Vaquero, E. (2016). Diarrea crónica: definición, clasificación y diagnóstico. Gastroenterologia y hepatologia, 39(8), 535-559.
- Gútierrez, R., & Alberto, H. (2003). Enfermedad inflamatoria intestinal. Revista colombiana de Gastroenterología, 18(1), 24-41.