Partilhar

Barriga inchada e dura: causas e soluções

Barriga inchada e dura: causas e soluções

Ter o intestino inchado é algo mais comum do que parece. O termo clínico é distensão abdominal e, na maioria dos casos, é provocada por um acúmulo de gases na região do abdômen. Justamente por isso o intestino fica inchado e, ao se tensionar e expandir, fica duro. A maioria dos casos de distensão abdominal não acontecem por fatores graves, contudo deve-se levar em consideração os demais sintomas para determinar se trata-se de alguma outra doença.

De qualquer forma, é necessário ir ao médico, sobretudo se há a presença de dores fortes e incessantes. Também é muito provável que acometa mulheres durante a TPM. Isto se deve às alterações hormonais e ao fato de que os órgãos do aparelho reprodutor feminino trabalham durante a ovulação, sendo normal que gerem inchaço e inclusive dores e cãibras no abdômen. Neste artigo do ONsalus explicamos por que tenho a barriga dura e inchada - causas e soluções.

Também lhe pode interessar: Pontadas na barriga, o que pode ser?

O que é a distensão abdominal

Distensão abdominal é o nome clínico da barriga inchada e dura. Pode acontecer em todos os tipos de pessoas, sejam elas mais ou menos magras, homens ou mulheres e em qualquer idade. Contudo, é mais comum entre as mulheres, por conta do período menstrual. Também é muito mais perceptível em pessoas com um organismo dentro de medidas saudáveis.

O fato de ter o intestino inchado e duro não é apenas desconfortável esteticamente mas também é um incômodo para a pessoa que sofre com a situação, podendo mudar seu estado de espírito e fazendo com que ela se sinta irritada. Normalmente isto ocorre devido a um acúmulo de gases ou por algum problema de intolerância alimentar, contudo podem ser muitas as causas e inclusive algumas mais graves. Poderia ser o sintoma de uma doença ou transtorno digestivo.

Quando se trata de problemas alimentares ou digestivos, a maioria das vezes a solução é apostar numa dieta saudável e equilibrada. Contudo, vamos ver as possíveis causas que podem causar uma distensão abdominal e como são tratadas.

Barriga inchada e dura: causas e soluções - O que é a distensão abdominal

Barriga inchada e dura, o que pode ser?

Se você se perguntava "barriga dura e inchada, o que pode ser?", confira essa lista das causas mais comuns da sensação de barriga inchada:

  • Gases.
  • Intolerâncias alimentares.
  • Problemas e doenças digestivas.
  • Ascite.
  • Menstruação.
  • Problemas em órgãos localizados no abdômen.

Em seguida, detalharemos cada uma das razões mais frequentes deste problema de saúde.

Barriga inchada e dura: causas e soluções - Barriga inchada e dura, o que pode ser?

Barriga inchada e dolorida por gases

A dispepsia é o acúmulo de gases no abdômen. Normalmente é produzida quando a digestão é lenta e o esvaziamento gástrico leva mais tempo. Por isso existem mais fermentações e são geradas bolhas de ar ou gases no intestino.

Isto costuma ocorrer depois de determinados alimentos. Há substâncias, como os oligossacarídeos, que são mais difíceis de digerir.

Alguns alimentos que podem provocar o aumento de gases são:

  • Os feijões
  • Os ovos
  • O leite
  • O brócolis
  • Os espargos
  • O alho
  • A couve-flor
  • Os cereais
  • O farelo de trigo
  • As lentilhas
  • O repolho
  • Bebidas gaseificadas

O tratamento para a barriga inchada, quando acontece devido a má digestão, consiste em não fazer refeições muito elaboradas já que geram digestões lentas. Por isso é melhor fazer várias refeições leves durante o dia. Alimentos gordurosos atrasam o esvaziamento do estômago por isso que uma boa forma de melhorar é evitar preparar comidas muito gordurosas.

Barriga inchada depois de comer por intolerâncias alimentares

As intolerâncias alimentares ocorrem quando o intestino não consegue digerir bem algum componente. As mais comuns são a lactose e o glúten, masexistem muitas outras.

No caso da doença celíaca, se trata de uma doença imunológica que causa mal-estar quando se come glúten, uma proteína encontrada em muitos cereais que consumimos regularmente. Ela causa dor de estômago e distensão abdominal, além de cólicas e sensação de barriga inchada.

A intolerância à lactose também é uma causa muito comum da distensão abdominal e barriga inchada e dura. A lactose é um açúcar encontrado nos produtos lácteos e pode causar diarreia, cólicas e flatulências ao se ingerir estes alimentos.

Outra intolerância é com a frutose, que é encontrada em frutas secas, mel, cebola ou sorbitol, um substituto do açúcar que pode ser encontrado em muitos doces e chicletes.

Nestes casos, o tratamento consiste em evitar os alimentos que estão causando a intolerância.

Barriga inchada e dura: causas e soluções - Barriga inchada depois de comer por intolerâncias alimentares

Intestino inchado devido a doenças digestivas

Algumas doenças intestinais como a doença de Crohn ou a síndrome do intestino irritável podem causar alterações no ritmo intestinal, o que causa paradas das fezes, fazendo com que estas não se movam e provocando digestões incompletas com fermentações no cólon. Além disso, a flora intestinal também provoca gases, o que aumentaria a barriga inchada e dolorida.

A síndrome do intestino irritável também causa inchaço e dor abdominal. Neste caso há um problema em seu funcionamento, mas não na estrutura por algum dano ou lesão. Causa problemas gastrointestinais como diarreias, sensação de barriga inchada e dura, dor, cólicas, mal-estar, náuseas e até mesmo cansaço. Pode causar sensação de inchaço na barriga, mas também distensão real provocada pelo aumento do cólon por excesso de gases.

É importante identificar se está presente alguma destas doenças para poder estabelecer um tratamento.

Barriga inchada e dura devido à ascite

A ascite, também conhecida como barriga d'água, é um acúmulo de líquido na região abdominal. Não é uma doença propriamente dita, mas sim um sintoma de doenças mais graves como a cirrose. Por isso, deve-se saber determinar logo se trata-se de uma ascite, para poder tratá-la o quanto antes.

A ascite causa inchaço abdominal que, se é muito forte, poderia pressionar o estômago e causar falta de apetite ou pressionar os pulmões, causando problemas respiratórios. Quando é leve pode não apresentar sintomas, mas quando chega a superar os litros pode causar um inchaço exagerado e barriga muito dura. Se você tem problemas hepáticos ou de retenção de líquidos, pode ser devido a doença. Consulte o seu médico o quanto antes para que ele faça um diagnóstico mais adequado.

Barriga inchada e dura: causas e soluções - Barriga inchada e dura devido à ascite

Problemas em órgãos próximos ao abdômen

Quando algum órgão da região sofre algum problema, se incha ou aumenta devido a alguma patologia é normal que o intestino apareça inchado ou inclusive endurecido. Existem muitos órgãos nesta região que podem causar aumento da barriga quando incham. Se você não sente dor de barriga, mas percebe um inchaço considerável ou tem outros tipos de dores que não têm nada a ver com o abdômen, pode se tratar de alguma outra causa. Algumas doenças que podem causar o intestino inchado são:

  • O fígado gorduroso típico de pacientes com esquistossomose.
  • Miomas grandes, como os uterinos.
  • Rins policísticos.
  • Tumores policísticos.
  • Tumores em algum outro órgão situado na cavidade abdominal.
  • Obstrução da bexiga, por exemplo, pelo aumento da próstata.

Barriga inchada e menstruação

Durante a menstruação e, sobretudo, antes desta com a tensão pré-menstrual, as mulheres podem notar sintomas de distensão abdominal ou barriga inchada. Além disso, é provável que seja aumentada a quantidade de gases, sensação de peso ou que inclusive se tenham cólicas.

Barriga inchada e dura: causas e soluções - Barriga inchada e menstruação

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Barriga inchada e dura: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Barriga inchada e dura: causas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Flávio Amaral
Excelente conteúdos, me ajudou demais!

Barriga inchada e dura: causas e soluções
1 de 6
Barriga inchada e dura: causas e soluções

Voltar ao topo da página